Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Aron Ralston, do livro e filme '127 horas' no Planeta Extremo
 
da Redação: Elias Luiz
24 de fevereiro de 2015 - 21:45
 

Clayton e Aron no local do acidente. Foto: Planeta Extremo
 

O escalador americano Aron Ralston sempre foi conhecido por seu sangue frio. Nunca, porém, poderia imaginar que teria de amputar o próprio braço para salvar a vida, depois de uma pedra tê-lo prendido durante uma escalada. "Nunca vi tanta vontade de viver", frisou Steve Swanke, um guarda florestal do Colorado que acompanhou o alpinista ao hospital. "Ele teria morrido se tivesse ficado com o braço preso à rocha", disse o sargento Mitch Vetere, bombeiro do condado de Emery.

.

AÇÃO E AVENTURA
A aventura de Ralston começou no dia 26 de abril de 2009. Ele foi até o parque Parque Nacional dos Cânions, no Colorado, com sua picape, parou o veículo no estacionamento, pegou sua bicicleta e pedalou cerca de 24 km até a abertura de uma garganta profunda. A idéia era descer o cânion, que terminava próximo do local onde a picape estava parada, pegar o veículo e ir buscar a bicicleta. O drama começou quando um grande rocha, de quase meia tonelada, escorregou e prendeu a mão de Ralston contra a parede de pedra.

NÃO HOUVE OUTRA SAÍDA
O montanhista tentou várias alternativas para soltar a sua mão, desde tirar lascas da pedra com seu canivete até usar as polias e cordas que estava carregando para mover a rocha. Nada funcionou. Após três dias, a água e a comida acabaram. Nesse ponto, diz, ele começou a pensar que teria que se salvar sozinho. Ralston contou que tentou decepar sua mão com o canivete, mas que a lâmina estava quase cega. No quinto dia, ele diz ter percebido que a faca não seria suficiente para cortar os ossos, e decidiu que precisaria quebrá-los.

Mesmo depois da cirurgia improvisada, Ralston teve que rastejar por um cânion tortuoso, descer um precipício de 18 metros e andar 10 km. Quando encontrou outros aventureiros e foi socorrido, estava a apenas cerca de 2 km de seu carro. Apesar de ter sangrado bastante e ter ficado desidratado, o escalador chegou andando ao hospital onde foi tratado.

PLANETA EXTREMO
Neste domingo o programa Planeta Extremo, apresentado por Clayton Conservani, vai contar a história deste bravo aventureiro. Fique ligado, o programa começa depois do BBB15.

“Nossa equipe acompanhou Aron Ralston até o local aonde ele teve que cortar o braço para sobreviver. Andamos por trilhas desconhecidas até o Blue John Canyon. Dormimos no deserto americano 2 noites para chegar até o buraco aonde ele ficou preso por 6 dias entre a vida e a morte. Aos aventureiros fica a lição! Sempre avisar aonde estará quando for sair para qualquer lugar desse planeta! Aron é um americano simples. Ele é um excelente alpinista apesar de não ter parte do braço direito, mas nos mostrou e nos levou ao lugar aonde tudo aconteceu. Foi o momento mais dramático da vida dele. Para nossa equipe mais uma experiência fascinante de estar e vivenciar tudo que aconteceu nesse lapso do tempo. Aqui um albúm pra ficar para a posteridade!!! Nesse domingo após o BBB15 você vai se emocionar com a experiência vivida por Aron.”_ Clayton Conservani, apresentador do programa Planeta Extremo da TV Globo.


 


comentários - comments