Extremos
 
NOTÍCIA
 
Dois homens morreram em rapel após ataque de abelhas
 
da Redação: Elias Luiz - Fonte: G1 e ZH
publicado: 25 de janeiro de 2015 - 19:15
atualizado: 26.01.15 - 13:45
 

Grupo caiu de altura de cerca de 10 metros. Foto: Brigada Militar
 

Foram identificados os dois homens que morreram depois de serem atacados por um enxame de abelhas e despencaram de cerca de 10 metros de altura enquanto praticavam rapel em uma cascata de Maquin�, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As v�timas s�o Ronei Marcelino Pinto, de 47 anos, e Jean Carlos Machado Lopes, de 40. O acidente no s�bado (24) deixou outros tr�s feridos. A identidade de Ronei foi confirmada pela Brigada Militar. J� o nome de Jean foi fornecido por sobreviventes do acidente, mas ainda n�o confirmado oficialmente. Os corpos das v�timas ainda n�o foram removidos do local, considerado de dif�cil acesso. A Brigada Militar diz que por conta do mau tempo a opera��o de resgate deve ser conclu�da apenas na segunda-feira (26). Uma familiar de Ronei disse que ele tinha o costume de praticar o esporte v�rias vezes ao ano. Ele trabalhava em uma empresa de telefonia em Porto Alegre. J� Jean era natural de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, e atuava como zelador, tamb�m na capital.

O ACIDENTE
1 — Sete pessoas do grupo Schuster Adventures — dedicado à prática de canionismo — se deslocaram no sábado pela manhã até a localidade de Barra do Ouro, em Maquiné, para fazerem rapel em um cânion.

2 — O grupo, que já teria desbravado o local pelo menos outras três vezes, descia uma cascata de 130 metros de altura quando, por volta das 15h de sábado, foi atacado por um enxame de abelhas. Os insetos eram "pequenos e pretos", relataram sobreviventes. Ainda não se sabe qual era a espécie das abelhas.

3 — Eles começaram a descer o paredão para fugir dos enxame. Um deles, conforme relato de sobreviventes a familiares, teria cortado a corda do equipamento de rapel, e outro fez uma descida brusca e não acionou os freios. Os dois homens, identificados como Ronei Marcelino Pinto, 48 anos, e Jean Carlos Machado Lopes, 41, morreram no local.

4 — Outras cinco pessoas ficaram feridas. Dois dos sobreviventes — Maicon Silva da Silva, 31 anos, e Luciano de Souza, — caminharam por 15 horas em meio ao mato na busca por resgate. Os outros três sobreviventes são Flavio Rodrigo da Rosa Lopes, 37, João Batista Moreira Dias, 42, e Roberto Schuster, 73.

5 — Maicon e Luciano foram localizados às 6h deste domingo, horário em que o resgate foi acionado. Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montaram uma base de gerenciamento de crise. Somente por volta do meio-dia, o socorro chegou ao local do acidente.

6 — Os feridos foram encaminhados para hospitais de Capão da Canoa e Tramandaí. Pelo menos três deles já foram liberados do atendimento médico.

7 — O Batalhão de Aviação da Brigada Militar fez o reconhecimento da área neste domingo para resgatar os corpos dos dois mortos. Porém, devido ao difícil acesso ao cânion onde aconteceu o acidente, as duas vítimas serão retiradas apenas na manhã de segunda-feira.

OUTRO ACIDENTE
Em novembro de 2014 o montanhista e escalador Davi Marski Filho
também faleceu após um ataque de abelhas enquanto escalava, em Andradas, no interior de São Paulo.

 


recados