Extremos
 
NOTÍCiAS
 
Acidente fatal no Cerro Fitz Roy
 
da Redação: Elias Luiz - Fonte: El Chalten
15 de dezembro de 2014 - 17:30
 
O trabalho dos socorristas no acidente com o alpinista alemão no glaciar do Cerro Fitz Roy. (Foto: Franco Zarate)
 

16.12.2014 - 16:30

Resgatado

O alpinista alemão, Kastining Diltman, já foi resgatado e levado para El Calafate. Ele fraturou a perna quando caiu em uma greta no Glaciar Fitz Roy. Ele e o seu companheiro de escalada, Ralf Gantzhurn, tinham acabado de descer a Supercanaleta (uma das vias do Fitz Roy) e neste ponto não estavam encordados, quando aconteceu a queda na greta.

15.12.2014 - 17:30

Queda do Helicóptero

O acidente ocorreu neste domingo, na parte norte do Fitz Roy, no sopé do glaciar homônimo.

O helicóptero estava transportando o primeiro socorrista para a área, para ajudar um alpinista ferido que havia caido em uma greta. Como é habitual nestes casos, foi acionado o protocolo de resgate que inclui a Comissão de Socorro de El Chalten, Parques Nacionais e da Guarda Nacional.

Quarenta e duas pessoas saíram para o local do acidente e estava previsto que o primeiro grupo chagaria ao local à meia-noite.

Por outros meios, a colaboração de um helicóptero proveniente de El Calafate, que chegou a El Chalten passou a voar para a área com Martin Heredia, um membro da Comissão do Socorro e presidente do Centro Andino El Chalten, que faria o atendimento inicial ao alpinista ferido.

Por circunstâncias ainda desconhecidas, o heicóptero caiu assim que iniciava a descida, o piloto Pablo Javier Argis Vales morreu no local. Martin Heredia saiu ileso, notificou o ocorrido ao grupo de resgate que já estava em andamento. Depois Martin foi ao encontro do alpinista ferido que já estava recebendo cuidados de dois alpinistas que estavam no local, aguardando resgate.

O helicóptero pertencia a Ricardo Barreiro, ex-jardineiro da família Kirchner.

 

A organização dos Parques Nacionais emitiu um breve comunicado lamentando a morte do piloto e informando que o socorrista não sofreu lesões.

"Nossos sentimentos aos amigos e familiares."

 


comentários