Ele vai saltar de wingsuit do Everest
da redação: Elias Luiz
27 de fevereiro de 2014 - 18:30
 
 
 
Joby Ogwyn se preparando para saltar de winsuit. Foto: Divulgação
 

Joby Ogwyn, 39, pretende escalar o Everest e saltar de winsuit dos seus 8.848m, ele quer entrar para o mundo dos recordes com um salto que deve durar 10 minutos, atingindo a velocidade de 150 km/h, antes que chegue ao seu destino final, o Acampamento Base do Everest, isso caso uma rajada de vento não o jogue contra as rochas ou o leve para a China, mas por precaução estará levando o seu passaporte. O salto deve acontecer nesta primavera.

Ogwyn não é novato no Everest, em 1999 ele se tornou o mais jovem estadosunidense a escalar o Everest, com 24 anos - hoje o recorde pertence a Jordan Romero que escalou o Everest com apenas 13 anos - também realizou em 2008 uma escalada em velocidade no Everest em 9 horas e 30 minutos.

“Há muito mais do que simplesmente uma pessoa louca querendo realizar um salto de wingsuit do Everest. Será muito bem executado. Voar é algo que sonhei desde criança e não há lugar melhor para fazer isso do que o Everest.”
O evento será transmitido ao vivo pelo canal de TV a cabo, Discovery Channel, o mesmo canal que transmitiu o salto de Felix Baumgartner do espaço. O programa ao vivoque terá duas horas, deve mostrar os últimos momentos cada escalada até o cume e finalmente o salto.

Ogwyn será acompanhado de quatro cinegrafistas ao cume do Everest, e durante o salto estará equipado com câmeras para mostrar os detalhes do salto. Em preparação ao salto, ele voou de wingsuit ao redor do Matterhorn e do Eiger na Suíça. Ogwyn estranhamente não irá usar um pára-quedas para o pouso, ele optou por um mecanismo de pouso secreto que até o momento não foi divulgado. “Eu vou visualizar o salto em minha mente mil vezes antes de fazer isso”, disse ao jornal The Telegraph.

Nepal
Hoje o Ministério do Turismo do Nepal divulgou uma nota dizendo que a partir de 2014, será instalado um escritório no Acampamento Base do Everest. Com agentes do Turismo e também 9 policiais, em decorrência a briga que aconteceu em 2013 no C2.

Fontes do governo afirmam que a presença da polícia terá efeitos positivos no Acampamento Base que a cada ano está mais lotado, ajudando a fiscalizar a limpeza da área e o comprimento de regras.
Em 2013 o governo já tinha começado a endurecer as regras negando permissões de escalada que tinham o objetivo em realizar recordes excêntricos no Everest. O brasileiro Rodrigo Raineri teve negada a sua permissão de saltar de parapente do cume do Everest, só foi liberada a sua licença de escalada.

Se Joby Ogwyn terá liberada a sua permissão de salto de wingsuit, isso só saberemos em abril ou maio, na temporada de primavera da escalada no Everest, e você poderá acompanhar aqui na Cobertura Online do Extremos.