Largada suada no primeiro dia de expedição
da redação, Texto: Rafael Duarte - Fonte: Blog Miramundos - O Globo
25 de abril de 2012 - 9:25
 
comentários    
 
NA ESTRADA - Depois de um começo em meio aos carros e trânsito, finalmente chegamos as tranquilas estradas de terra. Foto: Daniel Ramalho / Miramundos
 

O primeiro dia da expedição teve todos os ingredientes dignos de uma estreia: nervosismo, surpresas, encontros e muita ralação. Levamos um certo tempo para ajustar toda a nossa saída de Ouro Preto, organizar o carro de apoio e todos os equipamentos e preparar as bicicletas. Partimos da Praça Tiradentes em direção à Mariana para seguirmos então ao nosso destino final do dia, a cidade de Catas Atas.

O primeiro trecho foi bem caótico, com carros e caminhões por todos os lados. Mas uma vez que conectamos à estrada de terra, tivemos a sensação de que a jornada estava de fato começando. Uma subida bem íngreme no trecho entre Mariana e Camargo nos assustou. Logo de início tivemos que botar na marcha leve e pedalar forte na terra molhada pela chuva do dia anterior, o que exigia um esforço ainda maior nesta primeira parte em que não cruzamos com nenhuma alma viva durante um percurso de aproximadamente 20km, no ponto mais inóspito do trecho. Quando a primeira grande subida foi vencida e os músculos da perna já estavam aquecidos, uma outra viagem se revelou. O terreno mais amigável, com subidas mais tranqüilas e downhills bem divertidos. O tempo mudou e um sol forte se abriu, realçando as cores das paisagens verdes e trazendo um calor bem forte.

Os fotógrafos da equipe Flavio Forner e Daniel Ramalho nos ultrapassavam com o carro de apoio na estrada para buscar ângulos interessantes no caminho. “Hoje ainda estávamos nos adaptando ao timing das bicicletas para conseguir aproveitar ao máximos as paisagens e as situações vividas pela equipe, mas foi um dia bem proveitoso e rendeu muitas imagens bacanas”, explicou Forner, que se encantou com a beleza da região do Caraça quando passamos pelo Morro da Água Quente e quando chegamos à Catas Altas.

Jaime e eu, apesar do cansaço do primeiro dia de pedal, de cerca de 58km, estamos nos sentindo bem. E ficamos bem satisfeitos por ter feito tempo bom, pelas descidas e pelo visual incrível desta região. “Sentimos dificuldade em duas subidas, uma bem dura e curta, e outra longa, porém mais leve. Adorei peladar por cima das montanhas e conseguir pegar uma boa velocidade nas descidas”, comemorou Jaime.

No fim da tarde chegamos à Catas Altas, localizada ao pé da Serra do Caraça, ao leste da Serra do Espinhaço, cidade que foi um dos nascedouros do ouro das Minas Gerais. Além do legado deixado pela era do ouro Catas Altas ostenta uma paisagem única, em que suas construções de baixo patamar contrastam com a grandiosidade das montanhas que ficam ao seu redor.


Após nossa primeira palestra do circuito de quatro que faremos nesta semana, fomos buscar um outro lugar para pernoitar, uma vez que o Santuário do Caraça, onde planejávamos dormir nesta noite, já estava de portas fechadas, pois fecha religiosamente às 20h. Mas tudo bem, amanhã tentaremos de novo.