Annapurna, um grande desafio!
da redação, Waldemar Niclevicz
29 de fevereiro de 2012 - 20:20
 
comentários    
 
NICLEVICZ E SORIA - Apareço com o meu querido amigo Carlos Soria, logo após a escalada do Makalu (8.463m), a 5ª maior montanha do mundo, chegamos ao cume no mesmo dia, 11 de maio de 2008. - Foto: www.niclevicz.com.br
 

Estimados Amigos,

Enfrentar grandes desafios causa certa ansiedade, exatamente o que eu estou sentindo nesses últimos dias. Mas deixar de aceitar desafios, somente para se sentir tranquilo, é o mesmo que continuar perdido, sem rumo.

 
SLACKLINE - Carnaval no Marumbi, treinando forte para o Annapurna, quatro subidas em sete dias até o ponto mais alto (mil metros de desnível). Slackline e banho de rio para relaxar.
   
 
14OITOMIL - Confira as 7 montanhas acima de 8.000 metros que Niclevicz já escalou.
Arte: Elias Luiz
 
   

Dia 18 de março estou embarcando para o Nepal, para enfrentar o Annapurna, a décima maior montanha do mundo, com 8.091 metros de altitude.

Embora o Annapurna tenha sido o primeiro Oito Mil a ser conquistado (em 1950, por uma expedição francesa), é o menos escalado e considerado o mais perigoso, devido ao grande risco de avalanches. Apenas 191 alpinistas completaram a sua escalada com sucesso, e 64 morreram nas tentativas, seu índice de fatalidade é altíssimo, 33,51%, ou seja, para cada três alpinistas que chegam ao cume há uma morte.

Annapurna, em sânscrito, quer dizer “deusa das colheitas”, seu maciço tem 55 km de comprimento e se ergue ao lado do vale do rio Kali Gandaki, o mais profundo da Terra, em razão de, no outro lado deste vale, a 34 km de distância, ficar outra montanha com mais de oito mil metros, o Dhaulagiri (8.167m), a sétima maior montanha do mundo.

Existem apenas catorze montanhas na Terra com mais de oito mil metros de altitude, conhecidas como os “14 Oito Mil”. Até hoje apenas 28 pessoas completaram este feito extraordinário, considerado o maior desafio mundial para os alpinistas.

Eu já escalei sete dos 14 Oito Mil, entre eles duas vezes o Everest (8.848m) e o temível K2 (8.611m) (o mais difícil de todos e atualmente o segundo mais perigoso). Caso tenha sucesso no Annapurna, pretendo me dedicar a completar esse imenso desafio, mas para isso vou depender de patrocínio.
A expedição ao Annapurna está recebendo um importante apoio da XP Investimentos www.xpi.com.br, mas quem está pagando a maioria das despesas sou eu mesmo, com o dinheiro que arrecado nas palestras que faço para as empresas.

Estou indo para o Annapurna junto com a expedição do meu querido amigo Carlos Soria, espanhol que já escalou 11 dos 14 Oito Mil, e conta hoje com 73 anos!!! Um belo exemplo de que não existe limite de idade para enfrentar grandes desafios, seja lá quanta ansiedade isso pode significar. O que é preciso é coragem para continuar acreditando nos próprios sonhos e disciplina para se preparar da maneira adequada.

Em breve mandarei novidades diretamente do Himalaia, toda a expedição poderá ser acompanhada aqui no meu site, em atualizações que serão enviadas via satélite das montanhas.


Um forte abraço,
Waldemar Niclevicz
A expedição ao Annapurna tem o apoio da XP Investimentos, www.xpi.com.br.
www.niclevicz.com.br