Playa Encanto
da redação, Thiago Bahia
17 de dezembro de 2012 - 0:01
 
comentários    
 
 
 
 

Playa Encanto fica localizada no México, no extremo norte do Mar de Cortéz (ou Golfo da California). A cidadezinha mais próxima se chama Puerto Peñasco, no estado de Sonora.

Uma região extremamente fascinante. Jacques Cousteau na sua primeira visita por lá apilidou o lugar de “O Aquário do Mundo” ou “As Galápagos da América do Norte”. Ele fazia referência à rica biodiversidade marinha da região.

O autor de “Tubarão”, Peter Benchley, já escreveu sobre o lugar em um de seus best-sellers “A garota do Mar de Cortéz”. O livro conta a história de uma garota solitária que costumava mergulhar sozinha no mar de Cortéz. Num desses mergulhos ela descobre um segredo que muda sua vida e se envolve em aventuras cheias de delícias e perigos. Esse livro marcou minha infância pois o meu querido tio Jayme tinha uma copia em sua estante e eu sempre que o visitava ficava maravilhado com o livro que na capa mostrava uma linda mulher mergulhando e pegando carona nas costas de uma arraia manta gigante. Eu crescí com aquela idéia de que um dia iria visitar o tal do Mar de Cortéz. A minha primeira visita foi no ano 2000 quando fui fazer meu curso de mergulho por lá. Foram 3 dias abordo de um barco aprendendo tudo sobre mergulho e encantado com a vida marinha do lugar que nos presenteava com experiências únicas de mergulhar com tubarões-martelos, leões -marinhos, golfinhos e os raríssimos tubarões-baleias. O carinho pelo lugar só cresceu nos ultimos 12 anos e vira e mexe me encontro retornando por lá. Cada viagem é única. Nos anos mais recentes minhas idas ao velho Cortéz têm menos a ver com mergulhos e mais a ver com meu esporte favorito, o kitesurfe. Dessa vez o intúito da visita foi de somente relaxar. Nada de aventuras radicais e mergulhos com tubarões. Tive o prazer de compartir o passeio com a Natalia. Companhia tal que fez desta visita a mais memorável dentre todas as últimas somadas. Para os amigos e familiares que estão surpresos de ver uma outra companhia feminina nos meus vídeos, por favor não fiquem. Infelizmente, há casamentos que terminam, por uma razão ou por outra. Porém felizmente, a vida continua. É importante seguir adiante em busca daquilo que nos faz feliz e ter a sorte de poder compartilhar tal busca com alguém especial é algo simplesmente maravilhoso.

 

Como chegar: A cidadezinha de Puerto Peñasco fica à 90km da fronteira com os EUA. O aeroporto internacional mais próximo fica na cidade de Tucson, no estado americano do Arizona. De Tucson à Puerto Peñasco são 4 horas de estrada. Nós iniciamos nossa jornada no estado do Texas e foram 10 horas de estrada até chegar na tranquila vila de Puerto Peñasco. Pra chegar até lá, é preciso cruzar o imenso deserto de Sonora com seus famosos cactos Saguaros e incríveis vistas de cartão postal. Recomendo veículo de tração nas 4 rodas pois uma vez em território Mexicano, você vai encontrar vários caminhos de chão batido e areia fofa também. A região é bastante isolada. É impresionante notar o contraste entre o deserto com suas dunas e cactos com as àguas claras e frías do Cortéz.

A vila de Puerto Peñasco: O lugar parece que parou no tempo. Das inúmeras visitas que fiz nos últimos 12 anos, não tenho notado muita diferença exceto um hotel novo aquí outro alí. O boteco da Señora Laura que serve ‘Pollo Asado’ continua alí, e ela sempre com um sorriso caloroso a nos saudar. O restaurante do antigo porto com seus alegres mariaches continua servindo um peixe frito delicioso com direito a uma incrível vista do pôr do sol. Lá você não vai encontrar o luxo e a badalação que há em outras praias Mexicanas como Cancún, Cabo ou Mazatlan. Em Peñasco ainda é possível presenciar a vida pacata de uma vila pesqueira Mexicana. Onde a criançada corre descalça e curiosa à saudar os barcos de pesca que chegam ao porto. Onde as pessoas se sentam na porta de casa à bater papo no fim da tarde e ainda é possível participar de festas de folclóre na praça municipal e provar das comidas típicas do local.

Vou ficando por aquí e deixo vocês a assistir o vídeo resumo da viagem.

Para quem tem interesse, aí segue um outro vídeo que fiz por lá - clique aqui.

Um grande abraço e até a próxima aventura.

Thiago Bahia