Extremos
 
COLUNISTA ROBERTA ABDANUR
 
O outro lado do Terremoto
 
da Redação: Roberta Abdanur
9 de maio de 2015 - 12:26
 
Crescemos através das experiências, enfrentando a vida com coragem, honestidade e consciência. Aprendi muito com essa família Bhil, que hoje vive em um campo de refugiados em Katmandu.
 
  Roberta Abdanur  

Duas semanas depois do terremoto de magnitude 7,9 e tremores secundários que provocaram grandes devastações pelo Nepal, ainda é difícil acreditar. Vendo toda a destruição por lugares sagrados, antigos templos, cidades e vilarejos, milhares de pessoas desabrigadas, perderam não apenas as suas casa mas muitos perderam a própria vida, ou as famílias, amigos e “sonhos” de ter um lar e todo o seu esforço. Terremotos e avalanches provocam devastações externas e internas por muito tempo e embora hoje não reconheço os olhares de tantas pessoas por esses vilarejos que estive, pois sempre estavam com um brilho nos olhos de satisfação e felicidade, mas ainda sim é possível ver a esperança, é como dizia o poeta sufi:

"Onde há ruínas, existe esperança pelo tesouro."_ Rumi

O País vai se reerguer, mas para isso precisa da nossa ajuda por muito tempo.

Tenho uma eterna gratidão e admiração pelo seu povo, há algum tempo que minha vida está totalmente conectada com o Nepal, em nenhum outro lugar encontrei pessoas com tanta dedicação, devoção, força e espiritualidade. O quanto aprendi com eles das altas montanhas aos vales, das escolas aos monastérios. A espiritualidade e coragem deles é contagiante, e são estes exemplos e com a compaixão que nos motivam mais a ajudá-los no que for preciso.

Desde há muitos anos o Nepal tem estado no centro das atividades da Help in Action, ONG fundada pelo T.Y.S. Lama Gangchen Rinpoche que é Lama e um médico tibetano que por muitos anos trabalha para criar um positivo intercâmbio de conhecimentos e de ajuda humanitária entre Oriente e Ocidente. "Kiurok Tsochun", o nome tibetano que ele deu para a associação, significa "para ajudar aos mais necessitados".

A associação existe e funciona desde 1992, exclusivamente com base voluntária, e foi registrada na Itália em 1997. Trata-se de patrocínios, doações e projetos humanitários em favor dos países com mais necessidades, atuando também no Tibet e na Índia.

     
A bondade é sinônimo de amor. Calor, generosidade e compaixão - todos esses ingredientes, juntamente com vários outros, acredito ser as qualidades para transformar as nossas vidas, trazendo bem-estar, esperança, felicidade e satisfação para os outros.
Compaixão - Doação - Consciência.
 
A beleza do aprendizado é que ninguém pode tirá-lo de você.
Sed Guyed Monastery - Help in action


     

Embora o nosso coração ainda esteja partido pelo que ocorreu, queremos oferecer o máximo de ajuda possível para a nossa 'família' do Nepal. Tem muitos vilarejos afetados que ainda não receberam ajuda, e estamos fazendo de tudo para ajudá-los, contando com as doações, com nosso staff, a comunidade, toda a família do Lama Gangchen que mora em Kathmandu que considero minha segunda família, de todos os monges e meus queridos alunos do Sed Guyed Monastery, que nos últimos dias estão organizando os projetos pela comunidade e vilarejos e toda a distribuição de medicamentos, alimentos e roupas. Mesmo com toda a dificuldade que estão enfrentando a generosidade e a determinação vem superando esses obstáculos. Mais informações sobre a Help In Action, e também para as doações pelo cartão de crédito e pela conta se encontram em www.helpinaction.net.

Nos vilarejos do Tibet que foram atingidos, Shelkar, Kyirong, Old Tingri e Nyalam na fronteira com o Nepal, a Help in Action além de trabalhar na região de Shigatse também tem projetos nessas regiões!

Como sabemos as ajudas não podem parar, seja por meio de doações, voluntariado, e quando possível, o turismo, que é a principal fonte de renda das pessoas.

Gostaria de agradecer a todos que já estão se esforçando e contribuindo para ajudar.

Juntos, vamos reerguer o Nepal!
_ Roberta Abdanur

comentários - comments
 
 
 

H� MAIS DE UM ANO fizemos o convite para a Roberta Abdanur se tornar colunista do Extremos. O tempo passou, muitas...

Posted by Portal Extremos on S�bado, 9 de maio de 2015