Extremos
 
COLUNISTA RAFAEL DUARTE
 
Nas estradas do Jalapão
 
texto: Rafael Duarte
30 de outubro de 2017 - 14:35
 
Jalapão.
 
  Roberta Abdanur  

Onde já se viu alguém gostar de estrada esburacada, atoleiro de areia, sol nos olhos, calor de rachar e poeira na cara? Na verdade, somos muitos. Ficou claro isso com todos aqueles que estavam comigo numa viagem épica ao Jalapão para aqueles que tem o espírito jipeiro. Um lugar onde só dá para chegar se for de 4x4 (tivemos que desatolar alguns que acreditaram que um 4x2 poderia dar conta do recado).

A prova disso foi a alegria e disposição de todo mundo que participou daquele que seria o maior test drive off-road da história da Jeep do Brasil. Vocês me conhecem por usar o esporte (montanhismo, mountain bike, mergulho...) para alcançar os lugares mais incríveis do planeta. Mas também é com o auxílio de máquinas especiais - como foi no caso do navio que nos levou à Ilha da Trindade e agora os 4x4 - que levamos nossos sonhos aos destinos mais incríveis do planeta, inclusive aos rincões do Tocantins. Do rádio, vinham dicas fundamentais do carro madrinha, orientando os pilotos a operar os comandos dos carros de acordo com o tipo de terreno que seria vencido (areia fofa, pedra, lama, etc...).

No trecho mais difícil da expedição, uma subida em terreno arenoso que rodeia as Dunas Douradas, veio a dica fundamental: “com a devida distância do carro da frente, mantenha a aceleração em velocidade constante, siga o trilho dos pneus, não vá muito rápido, mas também não muito devagar. E caso sinta que vai atolar, não insista. Dê uma ré, pegue embalo e tente de novo.” Segui a orientação e superei essa com a adrenalina a mil, preocupado em conseguir avançar e não fazer o resto do comboio parar naquele terreno fofo por minha causa.

 
   

Chamada de #JeepExperience, esta foi a minha viagem mais intensa como piloto de um tracionado. Foram 830 km percorridos em dois dias. O desafio era alcançar em um curto período de tempo os principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão superando com o devido controle, conforto e sabedoria todos os desafios que a estrada pode proporcionar em um destino como este. Meu companheiro de viatura foi o Content Creator Átila Ximenes, que documentou a expedição para produzir um guia bem legal. O comboio de 14 jipes numa equipe total de cerca de 35 pessoas cruzou aquelas estradas vermelhas em tocadas diárias de cerca de 10 horas. Cansaço? Que nada. Cada visual incrível e momentos memoráveis marcaram a viagem que mostra que lugar de relaxar o corpo é em casa. E para expandir a mente, é pé na estrada.

Neste ensaio fotográfico que produzi nestes dois dias de estrada, entre um volante e outro, algumas imagens que mostram a energia do Jalapão e seus encantos, como o Fervedouro, as Dunas Douradas, montanhas, estradas e cerrado...

 
   

Obrigado!
Rafael Duarte

comentários - comments