Extremos
 
COLUNISTA LUCAS SATO
 
Proteções móveis
 
texto: Lucas Sato
6 de janeiro de 2017 - 17:20
 

Lucas Sato escalando o Diedro da via Mugido da Vaca Louca - Pedra do Pântano - Andradas/MG | Creditos: Vinicius Popoh
 
  Roberta Abdanur  

Pensando em deixar o Portal um pouco mais técnico, resolvi lançar uma série que mostra e explica alguns conceitos da escalada em rocha.

Vamos começar com as Proteções , mas o que são?

A proteção é o que une a corda do escalador á montanha. Sem proteções a corda fica sem utilidade nenhuma, o intervalo entre as proteções é o que define o tamanho da queda do escalador guia.

Existem 3 tipos de proteções:

- Naturais
- Fixas
- Móveis

Nesse primeiro post falaremos das proteções que mais fascinam e que revolucionaram a escalada como conhecemos, as Proteções Móveis!

Para se escalar com esse tipo de proteção é necessário que haja fendas na rocha, no Brasil temos poucas fendas se compararmos com Estados Unidos, Argentina e França por exemplo. Hoje em dia, escalar com proteção móvel é a maneira mais ética e limpa pois não ‘’impactamos’’ a rocha com furos por exemplo. A peça é instalada pelo guia e depois retirada pelo participante, existe hoje uma infinidade de marcas e modelos, a ideia do texto é mostrar explicar as diferenças de nomenclaturas e mostrar algumas novidades que foram lançadas em 2016.

Antes de tudo, as proteções móveis são divididas em duas categorias:

Ativas

Quando se pensa em proteção móvel um nome vem a cabeça, o friend. Inventados pela renomada marca inglesa Wild Country durante a década de 70, essas peças revolucionaram a forma de se escalar e fazem parte da vida de um bom escalador nos dias de hoje.

Os friends entram na categoria de SLCD´s (Spring Load Camming Device), que traduzindo para o português seria dispositivo de castanhas retráteis.

Muitos fazem confusão com nomes e modelos, o objetivo desse post é sanar essas dúvidas.

SLCD´s:

• Um eixo

Mundialmente conhecidos, os primeiros tinham haste rigída, com o passar dos anos e a evolução do material hoje a grande maioria é de haste flexível. Exemplos: Master Cam (Metolius) e Helium Cam (Wild Country)

Helium - Wild Country   Master Cam - Metolius
   

• Dois eixos

O Camalot, patente da marca Black Diamond por muitos anos, tornou o bom ainda melhor, com 2 eixos seu alcance e variedade de colocações é ainda maior do que os friends comuns. Há alguns anos a patente venceu e outras marcas estão desenvolvendo SLCD´s de eixo duplo. Exemplos: Camalot C4 (Black Diamond) e Dragon Cam (DMM).

Camalot C4 - Black Diamond   Dragon Cam - DMM
   

• TCU

Abreveatura de (Three Cam Unit) três unidades de castanhas, os friends e camalots normalmente usam 4 castanhas, o TCU usa 3, reduzindo o espaço e garantindo colocações em lugares mais rasos. Exemplos: TCU (Metolius) e Camalot C3 (Black Diamond).

TCU - Metolius   Camalot C3 - Black Diamond
   

• Micro Friend

Quando as fendas são muito pequenas ou estreitas usamos os chamados Micro Friends, tem as mesmas funções dos SLCD´s porém em proporções menores, alguns não suportam a carga de uma queda, são apenas para progredir em artificial. Exemplos: Alien Cam (Fixe) e Camalot C3 (Black Diamond).

Camalot C3 - Black Diamond   Alien Cam - Fixe
   

Outros:

• Ball Nut

Em fendas extremamente finas, onde não entram nem os pequenos micros, ainda existe a opção de se proteger com um Ball Nut, com uma ''bolinha'' de cobre que desliza em uma superfície metálica quando acionada, essa peça tem como objetivo aumentar seu tamanho e segurar o peso do escalador. Exemplos: Ball Nut (Trago e Camp).

Ball Nut
 

• Big Bro

Pouco utilizados, são as peças que possuem o maior tamanho, ultrapassando o grande Camalot #6. São dejaseitados de instalar, mas para fendas de meio corpo e até chaminés se tornam as vezes a única opção de proteção.

Big Bro - Trango
 

• Tricam

Conhecidos por muitos como os corgingas, isso porque se encaixam onde os outros não entram. Os Tricam´s são peças ótimas para artificial e até para escalada em livre, tem apenas um problema, normalmente para inserir uma peça dessa precisa-se das duas mãos, dificultando a instalção em algumas rotas em livre. Eles conseguem unir a proteção passiva com ativa.

Tricam - Camp
 

Novidades:

Seguindo a tendencia do eixo duplo e peças cada vez mais leves as marcas inovam e trazem alguns lançamentos:

• Black Diamond

Depois do lançamento dos Camalots X4 e X4 Offset a marca traz a evolução do Camalot, o Ultralight C4. Seguindo o mesmo padrão de tamanho, mas 25% mais leve, essas peças não tem o tradicional cabo de aço, substituídos agora por fibra de Dyneema.

Ultralight C4
 

• DMM

A nova versão dos Dragons vem com sistema de castanhas que garante mais ''grip''. Com fitas de Dyneema que podem ser alongadas, essas peças podem te fazer economizar costuras expressas em seu rack.

Dragon Cam
 

• Wild Country

Depois de insistir por anos em seus friends de um eixo, a marca inglesa sucumbiu aos dois eixos e lança em 2016 seu novo Friend.

New Friend
 

• Totem Cam

Essa marca na verdade não é novidade, já está no mercado internacional há alguns anos e vem se profissionalizando cada vez mais, o produto principal, o Totem tem um diferencial fortíssimo para os escaladores de Big Wall. É possível escolher entre colocar seu peso nas quatro castanhas ou apenas em duas! Quem já se pendurou nos estribos sabe do que estou falando, muitas vezes a fenda não é tão funda e você coloca a peça mas ela fica com apenas duas castanhas boas... Com esse SLCD é possível direcionar seu peso apenas nas duas castanhas que ficaram bem instaladas... Genial!

A marca desenvolve ainda uma ótima opção para micro friends, os Basics, que lembram muito os antigos Aliens.

Totem Cam
 

• Fixe

A marca que herdou a patente dos famosos Aliens lança sua nova versão, os Alien Lite. Mais leve que a versão antiga e agora com slings que pode ser alongados.

Alien Lite
 

Passivas

Os móveis passivos são até mais antigos que os ativos, antigamente muitos usavam porcas e outras peças para proteger, com a evolução do equipamento hoje temos uma variedade de peças. Diferente dos ativos, essas peças devem ser escolhidas precisamente, pois não se molda ao tamanho da fenda.

• Nuts ou Stoppers

Os nut´s ou stoppers são os móveis passivos mais usados, uma peça bem encaixada fica a prova de bomba, e muitas vezes melhor que um Slcd. A principal recomendação é manter a peça em contato 100% com a rocha, a fenda não pode ser 100% paralela, afunilando um pouco em sua extensão.

Nuts ou Stoppers   Nuts ou Stoppers
   

• Hexentric

Diferente dos nuts, o hexentric possui uma forma hexagonal, atuando muito bem em fendas horizontais também. A dinâmica da proteção é a mesma dos nuts, porém o hexentric tem tamanhos maiores.

Hexentric   Hexentric
   

• Piton

Nada mais é do que um pedaço de metal que afunila e deve ser instalada com o auxílio de um martelo. São largamente utilizados na escalada artificial, as peças maiores são pouco usadas devido a diversidade de proteções ativas e passivas. Existem alguns extremamente finos, utilizados apenas progredir e não reter quedas.

Piton   Piton
   

Esse post não substitui um curso, ministrado por um profissional da escalada.

Lucas Sato
www.extremos.com.br/Blog/Lucas_Sato/

 
comentários - comments