Extremos
 
COLUNISTA JUS PRADO
 
Refúgio du Goûter reabre as portas depois de 15 dias fechado
 
texto: Jus Prado
5 de agosto de 2015 - 10:36
 
O refúgio de l’Aiguille du Goûter (3835m). Foto: Jus Prado
 
  Jus Prado  

Trazendo notícias dos Alpes, no dia 18 de julho, o refúgio de l’Aiguille du Goûter (3835m) situado na rota principal de ascensão ao Mont Blanc (4810m) foi fechado por causa dos altos riscos de desmoronamentos e quedas de pedras, consequência das fortes ondas de calor presentes do fim de junho até meados de julho.

A rota do Goûter é considerada uma das menos técnicas, portanto, mais acessível, o que atrai milhares de alpinistas experientes e também amadores que desejam sentir o gosto de escalar uma alta montanha. A via é menos técnica, porém, não menos perigosa. O Grand Couloir (3300m), ou o couloir da morte como chamam a passagem mais delicada dessa escalada, recebeu sinais de alerta pelas autoridades francesas, sendo fortemente desaconselhável a ascensão. Porém, alguns alpinistas ainda tentaram se aventurar necessitando da ajuda do resgate para evacuar a área e houve uma morte. Para dissuadir os alpinistas, o refúgio foi fechado.

Nessa última sexta-feira, dia 31 de julho ao meio-dia, o refúgio ultramoderno que oferece 120 lugares reabriu as portas aos alpinistas em razão de um melhoramento das condições de acesso, segundo a prefeitura de Saint-Gervais-les-Bains e a prefeitura da Haute-Savoie.

“O longo período de ondas de calor que o nosso país tem encontrado recentemente parece ter terminado, permitindo assim, a reabertura com as condições climáticas de acordo com essa estação do ano” disse o prefeito à imprensa. E acrescentou: “Se a prudência vem ao caso quando se trata de um percurso de alta montanha, não é mais necessário manter a recomendação de adiar a subida ao Mont Blanc pela rota normal.”.

Porém a decisão de reabrir o refúgio não é definitiva. “Depois de alguns dias, nós não constatamos mais desmoronamentos importantes no couloir du Goûter” declarou Jean-Marc Peillex, prefeito de Saint-Gervais-les-Bains sobre a reabertura do refúgio. No entanto, o prefeito disse: “Se as condições se deteriorarem mais uma vez, vamos voltar atrás e fechar o refúgio novamente.”.

     
     

Jus Prado
Lotus Viajante

comentários - comments