Extremos
 
COLUNISTA JUS PRADO
 
Viaje mais e gaste menos
 
texto e fotos: Jus Prado
22 de julho de 2014 - 16:20
 
Helpx em Belfast.
 
  Jus Prado  

Retomei este rascunho depois de começar a ecrever sobre o destino dessa semana, estava escrevendo sobre Genebra quando me deparei com o tópico financeiro e pensei que fosse mais útil descrever melhor as dicas que uso para economizar nas viagens e assim ir mais longe do que descrever uma cidade famosa e cara.

Não que não valha a pena visitar Genebra para quem não conhece, longe de mim desprezar qualquer destino de viagem, aliás, moro aqui do lado e sempre dou um pulo por lá de bike, mas, o que me ocorreu foi deixar esta dica de Genebra para uma próxima e retomar um rascunho recente que estava de lado.

Então aí vão 6 dicas (a maioria já utilizei) para viajar mais e gastar menos!

1 - Pegue carona ou utilize o Carshare

Pode parecer simples mas na prática não é bem assim para a maioria das pessoas, infelizmente, ainda mais para nós brasileiros com a nossa 'cultura' de violência. Porém, este é um assunto bem polêmico e vai de encontro com muitas outras culturas e valores. Não é só no Brasil que pensa-se ser um absurdo pegar carona, aqui na Europa muita gente pensa assim também e não vão te aconselhar a esticar o dedo na estrada, mas isso é o senso comum resultado do sistema o qual vivemos. Na real prática não é esse filme de terror todo pegar um carona, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar, esta é uma forma muito rica de viajar, conhecer pessoas e principalmente se conhecer e quebrar paradigmas. Outra alternativa para os que ainda tem um pé atrás e não iria de jeito nenhum para a estrada pegar uma carona é o Car share, que nada mais é do que uma carona organizada online onde quem oferece e quem precisa faz um perfil e buscam se programar para a viagem salvando você de ir para a estrada confiar na vulnarabilidade do desconhecido. Existem diversas comunidades online para isso no mundo todo (abaixo alguns links) e geralmente dividem-se os gastos com o percurso buscando sair mais em conta e mais rápido do que outros meios de transportes como os ônibus e trens. E o melhor de tudo é que além de economizar você vai estar contribuindo com o meio ambiente diminuindo a emissão de CO2.

- Pelo mundo: www.carpoolworld.com
- Pelo Brasil: www.caronabrasil.com.br
- Pela Europa: www.blablacar.com


2 - Repense o seu consumismo

Você já parou para pensar se tudo o que você tem hoje é realmente indispensável? Mas falando em viagens, o que você leva na mala é mesmo o que você realmente precisa? Indo mais além, toda bugiganga e cia que você adquire no caminho é realmente importante? Repensar estes valores é uma iniciativa que mudará a sua vida e o seu ser para sempre. Não estou dizendo para você nunca mais comprar nenhum imã de geladeira ou uma recordação para decorar a sua casa, mas é possível diminuir e ir mais leve, se libertando aos poucos deste sistema que te enche de desejos em possuir coisas e mais coisas que você não precisa e começar a dar mais valor ao que realmente é importante para você ao visitar um novo lugar seja sozinho ou acompanhado.

3 - Vá ao supermercado

Se você estiver hospedado em um hostel ou couchsurfing (próximo tópico) você pode usar a cozinha para armazenar suas compras de supermercado e preparar a sua comida garantindo algumas refeições e snacks durante a sua estadia naquele local. Fazer piquenique no parque nos dias de tempo bom também é super agradável e econômico. O que muitos chamariam de perrengue eu chamaria de estilo de viagem, vai depender muito do que você está aberto para vivenciar no momento, às vezes, não queremos preparar a nossa comida, queremos mais conforto e não há nada de errado com isso, porém, tudo tem um preço. Você também não precisa preparar todas as suas refeições, pode economizar em algumas e aproveitar para experimentar alguns restaurantes locais em outras.

4 - Use o Couchsurfing

Acredito que esta foi uma das melhores ideias! Desde que descobri esta ferramenta comecei a não apenas viajar muito mais, mas a conhecer muito mais gente de diversas culturas. Você cria um perfil no site e a comunidade tem um sistema de segurança que analisa cada perfil para evitar perfis falsos e acompanham online o seu processo de hospedagem para que ocorra da forma mais segura. Você pode hospedar alguém na sua casa ou ficar na casa de alguém, dormir num sofá é relativo, vai depender do que cada um pode oferecer. Particularmente nestes 2 anos que utilizo o couchsurfing nunca tive problema, minhas experiências foram únicas e todas positivas conquistando alguns amigos para a vida. Com certeza transformei a minha visão sobre viajar e ser acolhida na casa de um local ou receber um viajante na sua casa são gestos de pura confiança e amor ao próximo. Portanto, esta opção vai muito mais do que economizar na acomoção, vale a pena tentar! https://www.couchsurfing.org Para aqueles que buscam mais privacidade e não querem socializar muito tem opções como Bed and Breakfast (cama e café-da-manhã) e Airbnb, onde você aluga uma quarto ou imóvel de alguém. Outra opção são os hostels e campings.

- www.couchsurfing.org


5 - Helpx/ Wwoof

Trabalhos voluntários pelo mundo em troca de acomodação e alimentação. O Helpx http://www.helpx.net/ oferece diversas possibilidades de voluntariado em hostels, Bed and Breakfast, casas de família, barcos, fazendas orgânicas e não-orgânicas enquanto o WWOF foca nos serviços oferecidos em fazendas orgânicas. Além destas duas fontes existem muito mais programas como estes pelo mundo afora. Embora ainda não tenha experimentado, acredito ser mais uma rica experiência de vida, de viagem, pode abrir muitas portas e indico por conhecer pessoas muito próximas que já vivenciaram, inclusive visitei várias vezes uma amiga que através do Helpx trabalhou 3 meses num hostel em Belfast. Tenho vontande de conhecer, tenho o meu cadastro no site e sempre dou uma olhada nas opções de acomodação e trabalho. Só não sei muito bem como funciona o visto dependendo do país que escolha trabalhar, essa é uma questão importante já que estas coisas tendem a ser burocráticas e complicadas.

- www.helpx.net
- www.wwoof.net

 

6 - Aupair

Existem muitas definições para este trabalho de babá e cada uma delas com suas diferenças. Como nos sites anteriores, a familia e a canditata ao trabalho de aupair fazem um perfil e colocam suas exigências procurando a que melhor responde as expectativas dos dois lados, então trocam-se emails e fazem-se entrevistas por skype para conhecerem-se melhor e combinar detalhes posteriores. É uma das opções mais fáceis para as meninas para arrumar um emprego e ingressar num país estrangeiro, porém é preciso o mínimo de maturidade para levar esta experiência a sério pois não é fácil ficar longe da família e ainda morando com desconhecidos que com o tempo vão mostrar se aquela experiência valeu a pena ou não. A aupair pode ou não morar com a família e aí as regras dependem de família para família mas no geral a família deveria proporcionar casa, comida, um dinheiro semanal e um curso da língua estrangeira local em troca dos serviços da aupair que é exclusivamente ajudar a cuidar e educar os seus filhos, uma baita tarefa, só quem já foi aupair ou mãe sabe. Hoje em dia muitas famílias aceitam homens também para este trabalho e até casais. É uma experiência válida de ser viver pelo menos por um período o qual vai lhe proporcionar mais tempo para aprender uma língua estrangeira e ainda um dinheirinho para viajar.

Existem ofertas de trabalho no mundo todo:

- www.greataupair.com
- www.aupairworld.net


Tirando o tópico 5 e o Carshare todas as outras dicas eu mesma já experimentei e por isso indico aqui e comprovo que falta de dinheiro não é mais desculpa para não viajar mais, aliás, quem disse que para viajar precisa ser rico? Os tempos mudaram, pegue sua mochila e boa viagem!

Até a próxima!
Jus Prado
Lotus Viajante

comentários - comments