Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Curso de Trekking
da Redação: Elias Luiz
13 de outubro de 2017 - 14:15
 

Guilherme Cavallari e equipe retornando do pico da Pedra Bonita, Gonçalves / MG.
 
  Elias Luiz  

A educação é a base de tudo, nos ajuda a entender que há mundos diferentes que o nosso e que devemos respeitá-los. A educação como forma de ensino no segmento outdoor é primordial para que possamos enfrentar situações diversas em meio a natureza.

Em 2002 já havia feito o Curso Básico de Sobrevivência, ministrado pela Equipe S.O.N.A.R. Depois disso me aventurei pela Patagônia, Machu Picchu, Himalaia, Alpes, Islândia, Tour du Mont Blanc, Ilha de Páscoa e recentemente na primeira travessia brasileira dos 450 km da Kungsleden.

Fui convidado para participar do Curso Básico de Trekking da Kalapalo, ministrado pelo aventureiro e escritor, Guilherme Cavallari.

Talvez você esteja se perguntando: porque o Elias participaria de um curso de trekking?

Em primeiro lugar porque foi o convite do Pedro, um parceiro e amigo que fiz através do Extremos. Mas o principal é que desde 2010 venho me dedicando a fazer grandes travessias de trekking, e conhecimento nunca é demais. Sei que tenho uma boas experiências, mas também tenho vários pontos fracos. Por isso reciclar conhecimentos e adiquirir novos, é fundamental, ainda mais em nosso segmento que está em constante evolução.

Vale lembrar que esse é um curso voltado para iniciantes. Mas foi ótimo passar um fim de semana em imersão nos fundamentos do trekking. Foi ótimo ver e testar formas diferentes de campings, diversos tipos de equipamentos desde mochilas, isolantes térmicos, bivaques e muito mais. Também tivemos uma iniciação a navegação com bússola e carta topográfica, além de orientação em técnicas de Primeiros Socorros. Foi ótimo conhecer novos amigos, entre eles alguns que eram virtuais.

Guilherme Cavallari falando das diferenças de sacos de dormir.   Noções de orientação por bússola e carta topográfica.
Início da trilha da Pedra Bonita. Equipe montando a barraca Mykra 1/2, para o pernoite na trilha.
Flores na trilha. Primavera.
Diversas formas de acampamento: Bivaque, barraca, rede e modular. Orientação em técnicas de Primeiros Socorros.
Morango silvestre as margens da trilha. As cores da Primavera em na trilha da Pedra Bonita.
   

Acho fundamental para quem gosta de fazer trilhas um curso de trekking como o do Guilherme Cavallari. Com certeza teríamos pessoas mais conscientes indo se aventurar pelas trilhas. Seria fundamental que todos Estados da nossa Nação tivessem um curso de trekking. É provável que no clube alpino do seu estado tenha. Pesquise!

Este é o link para o curso ministrado pelo Guilherme Cavallari. Obrigado a Azteq, Deuter, Sea to Summit e SPOT Brasil.

Dica

Se você quiser saber mais sobre os equipamentos outdoor, acompanhe o canal Gears Tips no youtube.

Boas trilhas!
Elias Luiz

 
comentários - comments