Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Trekking Everest, a volta!
texto e vídeo: Elias Luiz
8 de novembro de 2016 - 14:30
 

Trekking ao Everest, a volta! Filmado por Elias Luiz
 
  Elias Luiz  

Depois de 6 anos da minha viagem de 40 dias ao Himalaia, essa é a primeira vez que parei para editar os vídeos. O Trekking ao Campo Base do Everest é muito famoso e por isso neste vídeo foquei no caminho de volta do Campo Base, onde você tem a opção de voltar pelo mesmo caminho, que é mais fácil e rápido, ou então voltar pelo Vale Gokyo.

Optar pelo Vale Gokyo irá acrescentar a permanência de mais dias acima dos 4.700 metros, chegando até 5.420 metros. Também possibilidade de dormir em vilarejos remotos como Dzongla e Dragnag, além da temida, mas bela travessia do Chola Pass, um trekking com 10 horas de duração e apenas alguns minutos de descanso… e se você tiver sorte, o drama deste dia de travessia pode aumentar com a precipitação de neve, onde meus dedos começaram a congelar a 5.420 metros de altitude, no Chola Pass.

A travessia do Glaciar Ngozumba o maior do Nepal com 37 km e um dos maiores do mundo, mostra o quanto somos pequenos e insignificantes perante a natureza selvagem do Himalaia.

A chegada a Gokyo com a vista magnífica do Gokyo Lake é algo de tirar o fôlego… e o mais estarrecedor ainda é você imaginar que está a 5.000 metros de altitude e avistar ao fundo o Cho Oyu, a sexta maior montanha do mundo com seus 8.201 metros de altitude.

Depois de mais alguns dias descendo chegamos novamente a Lukla, onde nos despedimos dos Sherpas e Porteadores e pegamos um voo em um pequeno avião no aeroporto mais perigoso do mundo.

Não podemos esquecer que essas são apenas algumas imagens do últimos 6 dias da viagem, que teve um total 17 dias.

Um grande abraço a todos amigos que fizeram parte desta grande jornada: Carlos Santalena (o guia), Jus Prado, Agnaldo Gomes, Edi, Dani, Ram (Sherpa), Ramesh (assistente de Sherpa), Chatur Rai (porteador) e Kul Bahadhur (porteador).

Elias Luiz
editor-chefe do Extremos

 
comentários