Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
De geração em geração
texto: Elias Luiz
5 de outubro de 2012 - 22:36
 

Crianças fazendo uma travessia na Suíça. Foto: Elias Luiz
 
  Elias Luiz  

Em minhas viagens pelas Cordilheiras dos Andes e do Himalaia sempre encontrei muitos europeus idosos fazendo trekking, carregando suas pesadas mochilas e dormindo em lodges, albergues ou barracas, as vezes sozinhos outras vezes acompanhados de amigos ou guias. Esses senhores e senhoras na faixa dos 60 a 70 anos sempre me chamaram a atenção, não é comum encontrarmos brasileiros nessa idade pelas trilhas.

Essa cultura européia de vivência em trilhas sempre me encantou e durante o meu trekking no Tour du Mont Blanc, tive a oportunidade de presenciar essa cultura sendo passada de geração em geração, encontrei crianças de 7 a 9 anos fazendo uma longa travessia na Suíça, adolescentes na faixa de 12 a 15 anos percorrendo as trilhas dos Alpes franceses. Presenciei três gerações de uma mesma família fazendo um trekking pelos Alpes italianos.

Eu que imaginava que os idosos que encontrava pelas trilhas eram pessoas de um cultura ultrapassada, vi que estava enganado e que sim, meus netos daqui a 50 anos irão encontrar novos idosos europeus nas trilhas, a cultura continua viva e sendo passada de geração em geração.

Precisamos cuidar de nossa geração também.

 

Dois senhores, de 69 e 72 anos, fazendo parte do Tour du Mont Blanc. Foto: Elias Luiz
 

Confira os artigos da cobertura da Expedição Tour du Mont Blanc.

 

Elias Luiz
editor-chefe do Extremos

comentários