Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Sonhos e perdas
texto e fotos: Elias Luiz
publicado: 29 de dezembro de 2011 - 10:52
atualizado: 2 de novembro de 2016
 

Elias Luiz no Acampamento Base do Everest, em outubro de 2010. Foto: Jus Prado
 
  Elias Luiz  

Quando lançamos o Extremos, o foco principal era incentivar as pessoas a realizarem os seus sonhos de viagem de aventura.

Lógico, pelo tamanho que virou o Extremos, não temos uma noção correta o quanto temos sucesso nisso. As vezes recebemos emails de pessoas que realizaram alguma viagem de aventura depois de ler uma matéria no Extremos, ou depois de ler nossos livros ou ouvirem os nossos podcasts, e foram viver a sua própria experiência.

Para nós, cada vez que recebemos um email assim é certeza que estamos realizando o nosso trabalho corretamente. Mas as vezes esses contatos vão além e se estreitam com dicas, conversas por telefone e uma amizade vai sendo criada. E foi assim com o José Carlos quando entrou em contato conosco dizendo que queria fazer o Trekking ao Campo Base do Everest, encaminhamos ele para a Grade6, a agência que definitivamente o levou a realizar seu sonho. Durante muitos meses trocamos emails com dicas e conversas. Em um momento achei que faríamos este trekking juntos, mas tive que adiar por mais 6 meses, o José Carlos foi em abril e eu fui em outubro de 2010.

Ele retornou do Everest maravilhado, havia realizado o seu sonho de viagem de aventura. Chegou a dar palestra em sua cidade sobre suas experiências e mais tarde foi ele quem me deu as últimas dicas para em outubro eu realizar o meu sonho também.

Dias atrás a sua filha deixou o seguinte recado:

“Olá, Sou Juliana, filha do José Carlos (47 anos), que foi até o base camp do Everest no ano passado, do blog 'topo de um sonho', aqui de Recife. Meu pai sempre falou de você, do site, das histórias. Mas infelizmente não o ouvirei mais. Ele faleceu. Um tipo de infarto raro e fulminante. Logo ele que era tão atleta, tão saudável, tão feliz. O seu próximo sonho era o Aconcágua. Mas Deus o levou para escalar as nuvens. Obrigada pelo incentivo e pelo exemplo que você deu a ele.”

Juliana

Lógico, esse email me derrubou. Mas, José Carlos era uma pessoa realizada, bom trabalho, família, religioso e o que também conforta é que nos últimos 18 meses de vida, ele realizou seu maior sonho de aventura, e durante esses meses pode desfrutar cada dia com as boas lembranças que trouxe dessa experiência.

Como Steve Jobs disse: “Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida”.

Como não sabemos o dia que isso irá acontecer, pare de adiar seus sonhos, e vá viver suas próprias experiências de viagens e aventuras.

Boas aventuras,
Elias Luiz

comentários