Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Cinco motivos para viajar sozinho
texto: Elias Luiz
21 de outubro de 2011 - 10:38
 

Quando você viaja sozinho todas as decisões são suas. Wanaka, Nova Zelândia. Foto: Chris Burkard
 
  Elias Luiz  

Se você tem medo de viajar sozinho, aqui vai as minhas 5 dicas que talvez lhe ajude a decidir.

1. Viajar sozinho é seguro?

Lembre-se, você apenas parte sozinho, na primeira pousada que você chegar fará novos amigos. Lógico, nada é 100% seguro nessa vida, por isso imaginamos que se você está na faixa dos 20 à 30 anos, já deve ter um pouco de experiência para avaliar situações e tomar decisões rápidas como necessita um viajante solitário. Mas o fato é que mesmo você viajando sozinho, você não precisa ficar sozinho. É importante salientar que toda a atividade feita na natureza, principalmente nas montanhas ou em trilhas, elas devem ser realizadas em companhia de pelo menos mais uma pessoa. Por isso faça amigos, procure pessoas na pousada que farão o mesmo trekking que você no próximo dia.

2. Você acha que jantar sozinho é estranho?

Sim, comer sozinho é o maior receio da maioria dos viajantes solitários, principalmente as mulheres. Não se trata de solidão, mas sim sobre o olhar solitário. A maioria das pousadas tem as cozinhas comunitárias (algumas têm até restaurantes) onde o próprio viajante pode cozinhar a sua refeição, sempre rende uma boa roda de amigos e juntos preparam a refeição. É uma ótima experiência de convivência e claro, também um bom momento para experimentar novos pratos.

3. É mais caro viajar sozinho?

Viajando por conta própria e ficando em pousadas você pode economizar dinheiro. Pessoas que viajam por conta própria em excursões ou cruzeiros são muitas vezes atingidas com um 'suplemento single'. Essa é uma taxa cobrada porque as empresas de viagens definem as suas taxas de vendas sempre para duas pessoas. No entanto na maioria das vezes viajar sozinho sempre sai mais em conta, pelo mesmo valor que as vezes você pagaria em um pacote para viajar durante 7 dias, com o mesmo valor e você tomando conta de tudo, poderá viajar até o dobro de dias.

     
 

4. Decisões

Uma das coisas mais chatas de viajar acompanhado é que sempre alguém quer fazer algo que o outro não quer, e isso cria um clima ruim, pois alguém terá que ceder. Muitas vezes uma viagem de aventura em casal é o começo do fim de um relacionamento. Você viajando sozinho será o senhor do seu tempo e de suas escolhas, o que fizer de bom ou ruim, serão resultados de escolhas suas e não haverá ninguém para criticar qualquer decisão, a não ser você mesmo.

5. Experiências

Viajar sozinho é a melhor forma de crescer como pessoa, pois você ficará encarregado de tudo, como planejar o roteiro de viagem, terá que fazer com que o seu dinheiro dê para toda a viagem, e de preferência sem voltar com mais dívidas. Como estará sozinho será você que terá que negociar cada passeio, cada pousada, além de exercitar uma outra língua, caso viaje para outro país. Sempre que fazemos uma viagem em casal ou em grupo, a pessoa mais desinibida fica responsável por essa parte e as vezes você volta sem ao menos ter praticado o idioma local.

Então não há nada de ruim em viajar sozinho?

Infelizmente tem um ponto que acho crucial, mas lógico, isso nunca me impediu de viajar sozinho. Não terá alguém para compartilhar suas experiências quando voltar para casa. Esse eu acredito que seja o único ponto negativo de viajar sozinho. Lógico que quando você voltar, irá contar resumidamente para seus amigos algumas de suas experiências. Mas eles não aguentarão escutar suas histórias mais de uma vez. Quando você viaja em casal ou em um grupo de amigos, sempre que se reunirem novamente, mesmo se for uma vez por semana, sempre terá uma história para relembrar da viagem, uma experiência que tiveram ou um fato engraçado para darem risadas e assim rememorar aqueles momentos marcantes.

Independentemente de qualquer ponto acima, coloque a mochila nas costas e vá viver suas próprias experiências e suas próprias aventuras.

Boa viagem,
Elias Luiz

comentários