Extremos
 
COLUNISTA EDEMILSON PADILHA
 
Pedra Baiana
ESCALADORES: EDEMILSON PADILHA, VALDESIR MACHADO, WILLIAN LACERDA, HORACIO GRATTON e WAGNER BORGES • FILMMAKERS: EDSON VANDEIRA e GABRIEL TARSO • BIG WALL: PEDRA BAIANA
 
 
SANGUE LATINO é o nome da nova via da Pedra Baiana que foi conquistada no dia 09.08.2016 as 18h. Foto: Gabriel Tarso | arte: Elias Luiz
 
equipe
 
ESCALADORES FILMMAKERS
 
notícias
 

22.08.2016 - 09:00

O amanhecer

Edemilson Padilha e Valdesir Machado contemplando o amanhecer na Pedra Baiana. Foto: Edson Vandeira
 

19.08.2016 - 10:30

Cara... acho que dá pra dormir três!

Vídeo: Gabriel Tarso
 
comentários - comments
 
 
 

15.08.2016 - 15:00

Resultado do sorteio

Edson Vandeira e Gabriel Tarso estão preparando mais fotos e vídeos da escalada da Pedra Baiana e em breve iremos divulgar aqui na página.

Resultado do sorteio

Quem ganhou o anoraque Conquista Alpine Extreme foi:

 
“Vá confiantemente na direção de seus sonhos. Viva a vida que você imaginou.” Henry Thoreau. Gabriel Tarso durante a conquista da Pedra Baiana, MG - Brasil. Foto: Edson Vandeira
 

11.08.2016 - 12:50

Sangue Latino

  Cacá Strina  

É importante informarmos que os graus (publicados na imagem principal da cobertura online), são uma estimativa, pois como a via nos tomou muito mais tempo que imaginávamos, não conseguimos testar os movimentos para termos uma graduação mais correta.

“A equipe definiu o nome da nova via de 'Sangue Latino'. Provavelmente é a via de escalada de grandes paredes mais difícil do Brasil em se falando de graduação de escalada livre. São pelo menos 10 esticões entre 8° e 10° grau.”

Edemilson Padilha

Recado do internauta

     
Hora de nos despedirmos da Pedra Baiana. Ficaremos com saudades desta parede imponente, certamente a mais difícil que já enfrentamos aqui no Brasil. Foto: Edemilson Padilha   A equipe completa no cume da Pedra Baiana: Edemilson Padilha, Edson Vandeira, Horacio Gratton, Valdesir Machado, Willian Lacerda, Wagner Borges e Gabriel Tarso
     

09.08.2016 - 07:22 - atualizado 23:22

9º dia de escalada - ÉÉÉ CUUUMMMEEEE!!!

  Elias Luiz  

Recebemos a informação que todos chegaram ao cume por volta das 18 horas, agora farão um bivaque no cume onde passarão essa noite. A nova via com 800 metros e 17 enfiadas, foi concluída com sucesso!!! Mais informações e fotos amanhã.

Parabéns a Edemilson Padilha, Valdesir Machado, Willian Lacerda, Horacio Gratton, Wagner Borges, Edson Vandeira e Gabriel Tarso pela conquista da nova via na Pedra Baiana!

“Todos muitos felizes e vibrando muito! Ao chegar no cume fomos presenteandos com um lindo crepúsculo!”

Edson Vandeira

Sorteio

Deixe seu recado no mural abaixo para os escaladores e concorra a um ANORAQUE ALPINO EXTREME da CONQUISTA, que será sorteado no dia 15 de agosto às 15h.

Tema da Conquista

Pela primeira vez estamos tocando o Tema da Conquista a uma escalada abaixo dos 8.000 metros. Parabéns a todos, pois foi merecido!

     
Café da manhã no cume da Pedra Baiana com vista para a Pedra Riscada.
Foto: Gabriel Tarso
  09.08.2016 - 18h30 | Escaladores no cume da Pedra Baiana após a Conquista da nova via de 800 metros com 17 cordadas. Foto: Edson Vandeira
     

08.08.2016 - 16:53

8º dia de escalada

Todos os escaladores estão na parede, onde devem dormir hoje na 6ª cordada, onde foi montado um acampamento suspenso a 235 metros do chão. Edemilson Padilha e Wagner Borges estão abrindo a 12ª cordada.

Recado do internauta

 
O filmmaker Gabriel Tarso acordando na 6ª cordada, a 235 metros do chão.
Amanhecendo no portaledge, a 235 metros de altura. Foto: Edson Vandeira   Escaladores Wagner e Ed subindo para mais um dia de conquistas. Foto: Edson Vandeira
   

07.08.2016 - 20:35

7º dia de escalada

  Elias Luiz  

Hoje os escaladores Valdesir e Wagner concluíram a 10ª cordada. Edemilson Padilha ficou responsável em montar o portaledge na 6ª cordada, a 235 metros do chão. Os três irão dormir nessa noite neste ponto e amanhã eles descem e a outra equipe sobe para continuar abrindo a nova via.

Hoje completou uma semana que os escaladores iniciaram a abertura da nova via na Pedra Baiana, que deve ser concluida até o final desta semana.

Recado do internauta



06.08.2016 - 15:15

6º dia de escalada

  Elias Luiz  

Mais um ótimo dia para a escalada. Horacio Gratton está na ponta hoje concluindo a 9ª enfiada e possivelmente já dará início a 10ª. Lembrando que as indicações no croqui são de graus sugeridos. Ao final da escalada será feita a revisão e também divulgaremos o nome da via.

As fotos da cobertura estão sendo feitas pelos porfissionais Edson Vandeira e Gabriel Tarso. As filmagens são de responsabilidade de Gabriel Tarso, da Morfina Filmes.

A pedra é meio vertical. Foto: Gabriel Tarso Willian conquistando a 10ª enfiada. Foto: Edson Vandeira Gratton acima das nuvens! Foto: Edson Vandeira
Movimentos na Pedra Baiana. Foto Edson Vandeira Lua crescente na Pedra Baiana. Foto: Edson Vandeira Fight for your dreams!!! Foto: Edson Vandeira
 

05.08.2016 - 23:59

5º dia de escalada

  Elias Luiz  

Finalmente o dia amanheceu com tempo bom e os escaladores tiveram um bom progresso na parede, finalizando a 7ª e 8ª enfiada. Metade já via já foi conquistada.

Sempre que tem uma equipe na parede, a outra tira o dia de descanso e também para ajudar no porteio de equipamentos para a base da pedra. Muitas vezes os escaladores fazem contato com o EXTREMOS do mirante da Pedra Baiana ou mesmo durante a escalada, em algum ponto da pedra, onde o sinal é um pouco melhor.

     
Subi um morrinho aqui pra pegar 3G e acompanhar no www.extremos.com.br o que tá rolando na expedição da Pedra Baiana em tempo real. Coidiloco essas tecnologia num é?
Foto: Gabriel Tarso.
Trampo forte hoje. Pensamos que ficaria mais fácil, mas cada vez fica mais dura. Acho que chegamos na metade. Valdesir Machado na imagem.
Foto: Edemilson Padilha
   

04.08.2016 - 23:59

4º dia de escalada, chuva

  Elias Luiz  

O dia amanheceu com chuva e frio, mesmo assim a equipe resolveu ir para a pedra, subir até o esticão 6, onde tem uma pequena base, e aguardaram o tempo melhorar e a pedra secar.

A equipe continuou a progressão no 7º esticão, mas como o tempo já estava avançado nao concluiram e todos voltaram e dormiram no Acampamento Base.

     
Horácio e William. Foto: Edson Vandeira William 'jumariando' num dos tetos da parede saindo da 6ª enfiada. Foto: Edson Vandeira
   

03.08.2016 - 21:50

2º dia de escalada

  Cacá Strina  

Hoje abrimos mais 120 metros de parede, e o nível de verticalidade da parede segue o mesmo.

São seis esticões

1 - placa com agarras minúsculas e muito técnico. 50 metros, 9° grau
2 - fissura com equipamento móvel no início e placa dura no final com chapeletas, 40 metros, 10° grau
3 - fissura perfeita, 35 metros, 9° grau
4 - fissura passando por teto, 30 metros, 7° grau
5 - placa com chapeletas e peças de equipamento móvel, 35 metros, 6° grau
6 - canaleta com fissura que fica difícil no final, 45 metros, 8° grau
7 - foi iniciado o sétimo esticão. Amanhã continua e não parece fácil

Iniciamos o dia com o clima horrível, com chuva, vento forte e muito frio. Fomos até a base e quase desistimos, pois a parede estava molhada. Mesmo assim subimos porque o trabalho precisaria ser feito em algum momento. Subimos pelas cordas fixas e decidimos escalar, mesmo com tempo ruim. Aos poucos a nuvem que sempre fica sobre a montanha foi se dissipando e cumprimos com o objetivo do dia. Descemos muito cansados depois de enfrentar trechos tão duros. Mas nossos parceiros nos esperavam com a janta pronta. Foi perfeito!

Recado do internauta

     
Um lindo amanhecer. As nuvens não abandonam o cume.
   

02.08.2016 - 23:45

1º dia de escalada

  Cacá Strina  

Hoje a expedição terminou o dia com três esticões de corda finalizados. Cada trecho com cerca de 40 metros que nos tomaram várias horas de trabalho árduo. A dificuldade técnica da parede é impressionante, muito vertical e com agarras (pontos de apoio) minúsculas.

Enquanto uns escalaram, os outros trabalharam no apoio, transportando equipamentos, mantimentos e água. Muito trabalho, mas também muita energia positiva para completarmos este grande desafio. O clima está muito bom, seco e frio e a equipe funcionando perfeitamente.

Amanhecer no maciço da Pedra Baiana - imagem área. Foto: Gabriel Tarso
Valdesir escalando a primeira enfiada conquistada. Foto: Edson Vandeira   Noite estrelada aos pés da majestosa Pedra Baiana. Foto: Edson Vandeira
   

01.08.2016 - 18:20

Na base da pedra

  Cacá Strina  

Depois de mais de 1.500 quilômetros de estradas, a equipe emfim chegou à base da Pedra Baiana, no leste mineiro. O acampamento base já foi montado e agora a próxima etapa é encontrar a linha que será o nosso caminho nos próximos dias. Metade da equipe está com gripe, mas a vibe está perfeita.

Chegar embaixo desta pedra é algo mágico e ao mesmo tempo assustador. Pela sua verticalidade, faz que nos sintamos muito pequenos e insignificantes diante da sua grandiosidade.

Chegando na pedra. Vídeo: Gabriel Tarso
 
Equipe já está na base da Pedra Baiana. Foto: Edson Vandeira   Equipe a caminho!
   

29.07.2016 - 11:00

Partindo

  Cacá Strina  

Hoje começa a nossa peregrinação para o leste mineiro. Somos seis pessoas de seis cidades diferentes – Edemilson Padilha, Valdesir Machado, Willian Lacerda, Horacio Gratton, Edson Vandeira e Gabriel Tarso – e esta montanha, a Pedra Baiana é o nosso destino. Estamos todos ansiosos por retornar a este lugar mágico em Nova Belém, Minas Gerais.

Acompanhe aqui a cobertura online de nossa expedição.

22:00 - Logística

Ed, Val e Willian tentando acomodar toda a carga no caminhão. Cordas, equipamentos, mantimentos, material de acampamento... Logística complexa.
 

22:30 - Há 13 anos

Lembranças do nosso primeiro contato com a Pedra Baiana, em 2003.

Em 2003 estivemos na Pedra Baiana abrindo uma via que não chegou ao cume. Ao fim de uma linha de fissuras perfeitas de 300 metros, encontramos um muro liso, sem nada para nos agarrarmos. Poderíamos continuar "forçando" nossa passagem, mas decidimos desistir. Mesmo assim, para nós, esta expedição foi de grande aprendizado. às vezes aprendemos mais com os insucessos do que com as vitórias. Quem nos mostrou a Pedra Baiana pela primeira vez foi nosso amigo e grande explorador das rochas mineiras, o Eduardo Azevedo Viana, mais conhecido como Ralf. No meio da conquista ele teve de descer, pois sua mão tivera um problema de saúde. O nome da via ficou Da Doida, uma alusão à sua maneira de se dirigir às pedras que encontrávamos pelo caminho. No meio da escalada nosso porta ledge, esta maca na qual dormimos, começou a entortar e foi ficando cada vez mais apertado para passar a noite. Foi um erro de dimensionamento dos tubos de alumínio, já que nós mesmos que os confeccionamos.


 

 
comentários - comments