Extremos
 
COLUNISTA CLEO WEIDLICH
 
As 5 montanhas mais perigosas do mundo para escalar
 
texto: Cleo Weidlich
8 de abril de 2013 - 13:25
 
Essa é a montanha Ama Dablam, no Nepal, considerada uma das mais bonitas do mundo. Veja abaixo as cinco montanhas mais perigosas para escalar.
 
  Cleo Weidlich  

Sim, há vistas impressionantes mas, nada nesse mundo chega perto dessa descarga de adrenalina. Aqui os escaladores de montanha podem encontrar avalanches, deslizamento de pedras e tempestades severas, com risco de vida, lesões e talvez até mesmo a morte!

Para os montanhistas extremos aqui estão as cinco montanhas que são consideradas as mais perigosas do mundo.

1º - Annapurna

Annapurna I, Nepal - "Deusa da Colheita". A primeira ascensão foi feita em 1950 e apenas 191 pessoas já subiram o Annapurna, com 8.091m. Infelizmente, 60 pessoas morreram no Annapurna I tentando escalá-lo, uma taxa de morte chocante de 40%.

 
1º - Annapurna (8.091m) Nepal. Foto: Lau King
 

2º - K2

K2, Paquistão e China - "A Montanha Selvagem", é a segunda montanha mais alta do mundo com 8611m. E graças a superfícies rochosas íngremes, pilares frágeis de gelo e geleiras traiçoeiras, um em cada cinco alpinistas que tentaram chegar ao cume morreram.

 
2º - K2 (8.611m) Paquistão e China. Foto: Xec Oliver
 

3º - Kanchenjunga

Kanchenjunga, Nepal e Índia - "Os Cinco Tesouros das Neves", tem uma taxa de mortalidade de 22%. Muitos tentaram abordar os 8.586m da montanha, que é o 3º pico mais alto do mundo, mas tiveram que lutar contra avalanches e sistemas climáticos traiçoeiros.

 

3º - Kanchenjunga (8.586m), Nepal e Índia. Foto: Srijan Roy Choudhury

 

4º - Eiger

O Eiger, na Suíça - Com 3.970m nos Alpes de Berna, tem sido um "calo" para escaladores desde 1938. A Face Norte, "Nordwand", é a via de escolha e é particularmente difícil e perigosa de escalar e também é apelidada de "Mordwand" - a parede da morte"!

 
4º - Eiger (3.970m), Suíça. Foto: Chris Hopkins
 

5º - Nanga Parbat

Nanga Parbat, Paquistão - A 9ª montanha mais alta do mundo é com 8.126m. É tecnicamente difícil e o caminho de subida é um cume muito estreito. O lado sul, face Rupal, é, na verdade, a maior face de montanha do planeta e também é conhecida como "comedora de homens"!

 
5º - Nanga Parbat (8.126m), Paquistão. Foto: Mushfiq Hussain
 

Boas escaladas,
Cleo Weidlich

comentários - comments