Cobertura da temporada no Himalaia
da redação, Cleo Weidlich e Elias Luiz
início da cobertura: 24 de março de 2012 - 10:40
 
comentários    
 

Dia 31 de maio de 2012 - 12h30 - Cleo Weidlich já está de volta a Katmandu, depois de escalar o Dhaulagiri.

Dia 26 de maio de 2012 - 8h37 - EXCLUSIVO - A brasileira Cleo Weidlich acaba de chegar ao cume do Dhaulagiri, completando assim a dobradinha (double-header) Annapurna 8091m e Dhaulagiri de 8167m.

Cleo Weidlich é a primeira mulher no mundo a escalar o Annapurna e o Dhaulagiri na mesma temporada. Feito antes conquistado apenas por 10 homens.

Agora a Cleo Weidlich se iguala ao Waldemar Niclevicz, ambos conquistaram 7 montanhas acima de 8.000m.

Cleo confidenciou ao Extremos que caso a saúde dela estivesse boa após essa temporada de Annapurna e Dhaulagiri, a previsão é que ela tentaria escalar o K2 em julho.
O interessante também que o Extremos descobriu que Waldemar Niclevicz está inscrito para escalar o Gasherbrum I, provavelmente em julho também. Enviamos um email para o Waldemar para que ele confirmasse essa informação, mas até o momento ele não retornou o contato.

Clique nos infográficos ao lado e saiba mais de cada conquista da Cleo Weidlich em uma montanha dos 14x8000. E também todas as primeiras conquistas brasileiras a um 14x8000.

Novamente o Extremos é o primeiro site no mundo a dar a notícia de mais uma conquista brasileira. Obrigado a todos por nos apoiar e nos acompanhar. Deixe o seu recado para a Cleo em nosso mural ao lado.

 

Dia 23 de maio de 2012 - 9h00 - A brasileira Cleo Weidlich que está escalando o Dhaulagiri (8167m) iniciou um novo ataque ao cume ontem, dia 22 de maio, o plano é chegar ao cume no dia 25 de maio.

Dia 17 de maio de 2012 - 14h40 - Boas notícias da Cleo Weidlich, ela não estava com este primeiro grupo que tentou o ataque ao cume do Dhaulagiri. O grupo dela estava um dia atrás deste grupo onde alguns alpinistas chegaram ao cume. Cleo deve tentar o cume nesta próxima madrugada.

Há uma informação muito importante que diz que Cleo está usando ou irá usar oxigênio suplementar. Se a informação for verdadeira, essa pode ser uma boa notícia, pois muitos alpinistas abandoram o ataque ao cume exatamente porque estava muito frio. Lembrando que a Cleo há poucos dias atrás escalou o Annapurna e teve congelamento nos dedos das mãos e pés. Normalmente a utilização de oxigênio suplementar ajuda a manter o corpo aquecido, o que ajudaria a Cleo em todos os sentidos.

Dia 17 de maio de 2012 - 11h40 - O italiano Marco Confortola teve que desistir do ataque ao cume quando estava a 7.500m, devido ao congelamento dos seus pés. Alguns outros alpinistas também desistiram e desceram para o acampamento base.

Mario Panzeri e Gianpaolo Corona juntamente com mais três alpinistas chegaram ao cume do Dhaulagiri (Dawa Sherpa e dois Tchecos). O italiano Mario Panzeri completa assim os 14x8000 sem utilizar oxigênio suplementar. Ele é o terceiro italiano a conseguir esse feito, atrás de Mondinelli e Messner.

Não houve citações sobre a Cleo. Estamos acompanhando as notícias e logo divulgaremos mais detalhes.

Dia 16 de maio de 2012 - 10h45 - O italiano Marco Confortola via telefone satelital informou que ele e os outros alpinistas que partiram para o ataque ao cume do Dhaulagiri, chegaram faz pouco tempo no C3 (Acampamento 3 - 7.200m). É provável que a Cleo esteja neste grupo. A previsão é que nesta próxima madrugada o grupo faça o ataque final ao cume.

"Vamos começar o ataque final a noite - explicou Panzeri - porque a subida até o cume, 8,167 metros, vai ser muito longa. São quase mil metros de altitude. Escalada sem oxigênio, é preciso tempo. Também queremos atingir o cume cedo para ter tempo de descer para o acampamento em caso de mudança de clima."

Dia 14 de maio de 2012 - 17h58 - Cleo Weidlich e diversos alpinistas que estavam no acampamento base do Dhaulagiri, iniciam um novo ataque ao cume. Eles ainda devem estar no C1 ou C2.

Dia 11 de maio de 2012 - 16h55 - No dia 9 de maio os alpinistas tentaram o ataque ao cume, o grupo era formado por Mario Panzeri, Corona Giampaolo, Confortola Marco e seu Sherpa, Dawa Sherpa Sanghe e Cleo Weidlich.

"Houve um vendaval - diz Panzeri - para mim algo próximo dos 110 km/h, e muita neve. Era muito perigoso. Estávamos lutando com a neve que nos atingiu até os joelhos. Era duas e meia quando desistimos. Faltando apenas 2 horas até o acampamento 3, mas com aquele vento era impossível. Fazia sol quando saímos para o ataque, em seguida, começou o vento forte, depois veio o granizo, um nevoeiro caiu, e ficou tudo preto. Tínhamos uma barraca a 7000m, em um local bastante ingrime, havia rochas e o vento continuou a derrubar a neve, e também corríamos o risco do vento levar a barraca junto. Descemos e, paciência, tentaremos novamente. Mas precisamos de 2 dias de tempo bom."

Dia 30 de abril de 2012 - 9h34 - Oi a todos, na semana passada eu estava no topo do Annapurna e do C3 notei um pico muito bonito alguns quilômetros de distância. Senti a chamada e agora estou no meu caminho para este majestoso pico chamado Dhaulagiri (8167m). Eu vou mantê-lo informado quanto aos acontecimentos. Pelo que sei, os escaladores só chegaram até o C2 e o vento é feroz com velocidades de até 130 km/h na cimeira ontem!

 
 

Dia 28 de abril de 2012 - 4h11 - Leia o meu relato do ataque ao cume do Annapurna neste artigo:
www.extremos.com.br/Blog/Cleo-Weidlich/120428_ataque_ao_cume_do_annapurna/

 
 

Dia 26 de abril de 2012 - 13h20 - Confirmado, Cleo Weidlich escalou o Annapurna sem o uso de oxigênio suplementar. Waldemar Niclevicz havia relatado no dia 20 de abril que todos da expedição do Dawa (o sherpa da expedição da Cleo), que todos eles haviam atingido o cume dos 8091m do Annapurna usando garrafas de oxigênio.
Aguarde que em breve a Cleo Weidlich enviará o seu depoimento desta grande escalada.

 

Dia 24 de abril de 2012 - 10h00 - Leia abaixo o recado enviado por Cleo Weidlich.
Há informações que a escalada da Cleo ao Annapurna foi feita sem o uso de oxigênio suplentar. Logo confirmaremos essa notícia.

"Olá pessoal!
Sai hoje do acampamento base do Annapurna I. Logo que chegar em Kathmandu para tratar o congelamento dos meus dedos dos pés e mãos farei um relato desta grande jornada pessoal.
Abraços a todos! Muito obrigada pelo apoio de todos."
_Cleo Weidlich

Dia 20 de abril de 2012 - 11h05 - Cleo Weidlich chegou ao cume do Annapurna juntamente com sua equipe. Abaixo publicamos o depoimento de Waldemar Niclevicz que neste momento está no Acampamento Base.

"Hoje a manhã foi daquelas inacreditáveis, abasolutamente nenhuma nuvem, nada de vento. O Annapurna despontava num céu absolutamente azul, e lá nas alturas mais elevadas, o Dawa e sua equipe progrediam rumo ao seu cume. Haviam deixado o acampamento 4 por volta das 20 horas e chegaram no alto dos 8.091m do Annapurna por volta das 10 da manhã, Dawa, seus quatro sherpas, a brasileira Cléo, dois chineses, dois indianos e seus dois sherpas, um total de doze pessoas, todos usando garrafas de oxigênio. Parabéns a todos! Espero que a descida deles seja tranquila e sem contratempos. Detalhes apenas eles poderão nos dizer quando retornarem ao acampamento-base." Namastê! _Waldemar Niclevicz

 

Dia 12 de abril de 2012 - 0h01 - Olá a todos. A história do helicóptero que comentei ontem era apenas uma brincadeira. Aqui está uma atualização sobre a nossa expedição:
No dia 8 de Abril deixei C2 com os Sherpas Sanghe Dawa e Kami para o C3 com a intenção de atingir o cume no dia 10 de Abril. Nosso líder de escalada, Pemba Sherpa, foi o responsável pela fixação das cordas. Chegamos por volta das 15:30 no C3. Do C2 ao C3 é a parte mais perigosa da escalada, pois passamos por um local propenso a avalanches e quedas de rochas. Quando chegamos ao C3 nós construímos uma plataforma com espaço para duas barracas. À noite, Pemba e Sanghe fixaram uma corda sobre o serac, porque planejavamos subir logo pela manhã ao C4. No entanto, no dia seguinte, encontramos um sério problema entre C3 e C4. Uma fenda medindo cerca de 12 metros de largura por 200 metros de comprimento. Nossa opção era continuar com o ataque ao cume ou abandoná-lo devido a fenda. Passamos a manhã toda com a fixação da fenda e decidimos abortar a nossa tentativa de ataque ao cume.
Em 10 de abril, descemos para o acampamento base e estamos de prontidão para uma janela de tempo que deve acontecer na semana que vem. Eu acho que os sherpas da SevenSummittrek fizeram um incrível trabalho nos acampamentos altos. Em apenas duas semanas, quatro sherpas fixaram as cordas de segurança do acampamento base até o C4. Eu estava na linha de frente com estes sherpas e estou muito orgulhosa de fazer parte de sua equipe.

 

Dia 10 de abril de 2012 - 9h12 - Excesso de neve e greta gigantesca acima do acampamento 3 (6.600m), obrigaram a equipe a abortar tentativa de chegar ao cume esta semana. Toda equipe está voltando para o acampamento base. A previsão é de ventos fortes e nevascas até sábado.

Dia 9 de abril de 2012 - 22h30 - Subi até o acampamento 3, depois o acampamento 4 e de volta ao acampamento 3. Encontramos uma fenda muito grande e nos deparamos com uma parede íngrime de gelo de 500 metros aproximadamente.
Agora iremos aguardar os equipamentos necessários que será entregue por helicóptero.
Se tudo der certo a previsão é de ataque ao cume amanhã dia 10 a 1 hora da madrugada (horário local).

Dia 5 de abril de 2012 - Escalada ao acampamento alto em busca de um melhor caminho para em breve atacar o cume.

Dia 2 de abril de 2012 - Descida ao acampamento base para descansar e esperar por uma janela para o ataque ao cume.

Dia 2 de abril de 2012 - 9h10 - Quem será o próximo montanhista entrar para história das conquistas brasileiras de mais uma montanha acima de 8.000 metros? Confira abaixo o infográfico criado pela equipe do Extremos que mostra as primeiras conquistas brasileiras de cada montanha acima dos 8.000 metros.
Veja que ainda faltam 4 montanhas a serem conquistadas pelos brasileiros, Dhaulagiri 8167m, Nanga Parbat 8126m, Annapurna 8091m e Broad Peak 8051m.

 

Dia 1 de abril de 2012 - 19h30 - Descendo para o acampamento base para descanso e aguardar a janela de bom tempo para o ataque ao cume. Parece muito promissor. Uma paisagem maravilhosa.

Dia 31 de março de 2012 - Subi para o acampamento 2 a 5700m, fixamos as cordas e fui a primeira pessoa a dormir neste acampamento nesta temporada.

Dia 30 de março de 2012 - Fui até o acampamento 1 a 5100m e dormi lá.

Dia 28 de março de 2012 - 23h46 - Ontem cheguei ao acampamento base do Annapurna. Um Eurocopter b3 fez 22 viagens para transportar todo o material e equipamentos para instalar o acampamento base. Hoje levamos alguns equipamentos para acampamento base avançado, que está localizado ao pé de uma rampa de gelo. Agora esperamos pela nossa cerimônia Puja para que possamos começar a subir a montanha. A 7summittracks tem vindo a fornecer o melhor apoio logístico que se poderia esperar. Amanhã eu pretendo levar os equipamentos para o acampamento um.

 
Foto feita durante o meu treinamento nos Alpes, dentro do Parque Nacional de Gran Paradisio, no Norte da Itália, o primeiro Parque Nacional da Europa. Uma das cascatas classicas chamada Patri.  
   
Dia 24 de março de 2011 - 10h40 - Cleo Weidlich está a caminho de mais uma temporada no Himalaia, desta vez rumo ao Annapurna, Gasherbum II e provavelmente depois parte para o Karakorum com destino o K2. Cleo será chefe de expedição pela SevenSummittrek, onde suas principais funções será de ficar na base e coordenar a escalada da equipe. Caso sinta-se bem, Cleo também porderá escalar, mas ela vem de uma temporada díficil depois que deslocou o joelho no Kangchenjunga em 2011, e através de fisioterapia e treinamento vem se recuperando, mas por enquanto optou por não fazer a cirurgia, como ela mesmo explica:

"A cirurgia de reconstrução só cuida em trazer o joelho as atividades normais, o que eu faço nas montanhas não vai me ajudar. Andei escalando bastante na Europa e senti mais o stress dos ligamentos durante a aproximação do que durante as escaladas, onde o peso do meu corpo é distribuído entre o joelho e os braços. As aproximações às 8000 são longas e repletas de subidas e descidas" - disse Cleo Weidlich

Estamos na torcida por mais uma boa temporada em alta montanha de Cleo Weidlich, e fiquem atentos nesta página que iremos fazer as atualizações no transcorrer da expedição.