Extremos
 
COLUNISTA BRING YOUR KIDS
 
Vale Europeu de bicicleta e com crianças
 
texto e fotos: Fabio Nitschke e convidados
16 de agosto de 2019 - 14:30
 
AVENTURA Em FAMÍLIA: Fabio (44), Melissa (42), Theo (6) e Martim (6) da Famíia ATIVITAE no Vale Europeu.
 
  FABIO NITSCHKE  
  FABIO NITSCHKE  

Implementado há mais de uma década, o Circuito do Vale Europeu (localizado no Vale do Itajaí, próximo a Blumenau, em Santa Catarina) é uma rota bem estruturada e um destino de referência para cicloviagens. Planejada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil em colaboração com entidades turísticas da região, foi a primeira no país concebida e organizada especialmente para ser percorrida de bicicleta, e tem um papel importantíssimo na difusão da prática do cicloturismo por aqui. Por isso, é natural que esteja entre as primeiras opções nacionais quando pensamos em nos aventurar pelas estradas com os nossos filhos.

Segundo Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo que participou diretamente do projeto do roteiro catarinense, "a imensa beleza, os aprendizados e o fortalecimento na relação familiar farão de uma viagem de bicicleta com seus filhos pelo Circuito do Vale Europeu uma experiência mágica! Além disso, é uma oportunidade dos pais desenvolverem a essência do cicloturismo desde cedo nas crianças, formando grandes cicloturistas para o futuro."

No entanto, uma cicloviagem em família demanda pensar muito bem em cada detalhe. Apesar de estruturado para o cicloturismo, da sua beleza natural e reconhecida hospitalidade, é importante saber que o Circuito do Vale Europeu exige bom preparo físico e emocional: são mais de 300km acumulando 7.000m de elevação – números que inspiram respeito até nos ciclistas mais experientes. Se a distância e o relevo (e muitas vezes também o clima local) já são desafiadores, uma viagem de bicicleta com filhos pequenos potencializa as dificuldades.

A boa notícia é que com planejamento, equipamentos adequados, certos cuidados e algumas adaptações, é plenamente possível levar as crianças junto, proporcionado uma vivência muito especial e marcante.

Nossa família aproveitou os aprendizados da cicloviagem anterior (a travessia dos Alpes*, da Alemanha até a Itália, em 2015) e percorremos o Circuito do Vale Europeu de bicicleta com nossos filhos pequenos em 2016. Para isso, desenvolvemos nossa própria estratégia – mas não existe uma fórmula pronta ou jeito único para fazer dar certo.

Para ampliar o conhecimento, enriquecer as possibilidades e ajudar a viabilizar iniciativas de cicloturismo com crianças, convidamos outras duas famílias que percorreram o Circuito do Vale Europeu com seus filhos recentemente para compartilhar suas escolhas e experiências.

Conheça as três diferentes abordagens e todas as dicas, e prepare a sua viagem!

• A estratégia da família ATIVITAE
• A estratégia da família Pedal 7
• A estratégia da família Na Melhor Cia.

 

 
Família "ATIVITAE" no Vale Europeu.
 

A estratégia da família ATIVITAE

Período da viagem

De 18 a 25 de julho de 2016

Idades da família

Fabio (44), Melissa (42), Theo (6) e Martim (6)

Porque percorrer o Vale Europeu de bicicleta em família?

Buscávamos uma opção para uma viagem mais longa de bicicleta com nossos filhos pelo Brasil, aproveitando enquanto eles ainda cabiam no bike trailer. A escolha do Vale Europeu foi por se tratar de um circuito já bem estruturado (mapeado e com opções de hospedagem para receber ciclistas) em uma região muito bonita e convidativa, fora de grandes centros urbanos ou rodovias movimentadas, e em uma distância que pudéssemos alcançar de carro a partir de São Paulo.

Vivências prévias em cicloturismo com crianças

Tínhamos acabado de fazer a travessia dos Alpes* da Alemanha até a Itália de bicicleta com os meninos (em 2015). Foi quando aprendemos que, com muito planejamento e certos cuidados e adaptações, é possível incluir os filhos em uma cicloviagem – uma atividade bem mais intensa e desafiadora que os pedais urbanos. Antes disso, fazíamos muitos passeios na própria cidade (alguns mais extensos, de até pouco mais de 40km) e em trilhas e pequenas viagens nas proximidades – em 2013, quando os meninos tinham 3 anos, a descida da Serra do Mar de São Paulo a Santos foi nossa primeira experiência em cicloturismo em família.

Abordagem e estratégias utilizadas para viabilizar esta cicloviagem com os filhos

Nossa premissa foi de que a viagem não seria só bicicleta, então o pedal não deveria se estender por todo o dia: queríamos ter tempo para aproveitar outras coisas pelo caminho – principalmente as crianças, que também têm que curtir tudo do jeito delas. Como não tínhamos muitos dias disponíveis, a solução foi contratar um carro de apoio: além de levar nossa bagagem, também transportou os meninos em alguns trechos mais pesados, poupando tempo e energia preciosos que pudemos dedicar a outras atividades pelo caminho.

Equipamentos que fizeram a diferença para atingir os objetivos

Viajar de bicicleta com os filhos não teria sido possível sem o bike trailer Thule, que permite que as crianças nos acompanhem com total conforto e segurança. Além disso, bagageiros, alforjes e bolsas da linha Pack'n Pedal Thule transformaram nossas "bikes de trilha" em "bicicletas de viagem", acomodando tudo o que precisávamos para cada dia. Por fim, a utilização de uma bicicleta adicional com auxílio elétrico permitiu que minha esposa vivenciasse toda a experiência da cicloviagem mesmo sem ter treinado – um recurso que certamente viabilizará a inclusão de muitas famílias no cicloturismo. (Na época, utilizamos um protótipo da Woie, adaptado de uma linha voltada para mobilidade urbana; atualmente, há bicicletas elétricas disponíveis para alugar para quem quiser utilizar no circuito.)

O que foi antecipado no planejamento que acabou se mostrando acertado

Felizmente, praticamente tudo funcionou conforme planejado. O período escolhido (durante as férias escolares do meio do ano) foi ótimo: exceto por poucos chuviscos leves e pontuais, o clima esteve firme e bonito durante todo o período, e não estava tão frio quanto esperávamos. Contar com o carro de apoio nos permitiu pedalar leves e com mais conforto, fazer tudo no nosso próprio ritmo e ter bastante tempo livre a cada dia – além de nos dar uma tranquilidade imensa durante toda a viagem: a qualquer momento poderíamos contar com ajuda, reabastecer água, ou até mesmo nos levar diretamente para a cidade seguinte se fosse necessário (o que acabou não ocorrendo). Também deixamos um dia de intervalo em Doutor Pedrinho, que foi muito bom pra descansar e explorar atrações do local.

O que surpreendeu: descobertas durante a vivência do percurso

O Vale Europeu é muito mais do que cicloturismo! A região é muito linda e repleta de opções de passeios e atividades outdoor, com trilhas, cachoeiras, rapel e rafting. O visual é extremamente bonito! Ao longo de todo o percurso cruzamos por pequenas cidades e simpáticos vilarejos, mas essencialmente há uma grande imersão na natureza, o que tornou a jornada extremamente recompensadora.

Aprendizados: o que faria diferente após esta experiência

Em uma próxima cicloviagem eu usarei o Circuito do Vale Europeu como uma BASE para explorar a região (e não como um caminho pronto a ser percorrido), fazendo adaptações no percurso para valorizar alguns trechos e eliminar outros de menor interesse. Também procurarei ficar mais dias para conhecer e desfrutar os inúmeros atrativos da região, que é muito mais bonita e interessante do que eu podia imaginar inicialmente.

Indicaria o Circuito do Vale Europeu para outras famílias viajarem de bicicleta com seus filhos?

Sim, sem dúvida! Além da riqueza da experiência e as paisagens lindas, a região proporciona muitas vivências para as crianças: retirar água de um poço com uma bomba manual, conhecer de perto os sotaques, tipos de construção e estilos de vida diferentes, se ver em meio a um rebanho de ovelhas que ocupou toda a estrada, piquenique em uma ponte coberta, fazer uma travessia de bote pra chegar em uma pousada.

Dicas para quem quer percorrer o Vale Europeu com os filhos

Recomendo o ótimo serviço de apoio logístico da Ativa Aventuras – fale com Fabiano Pasqualli (+55 47 99990-0169), que mora na região e a conhece como poucos, e que demonstrou enorme cuidado e carinho com nossa família, tendo uma participação fundamental para o sucesso da nossa viagem. Antes de partir para sua primeira cicloviagem com crianças, comece com trilhas e passeios mais longos e vá aprendendo o que funciona e o que deve ser observado para sempre respeitar o ritmo e os limites das crianças. Se alguém da família não se sente preparado para pedalar todo o circuito, considere fazer apenas alguns trechos ou o uso de uma bicicleta com auxílio elétrico – e um carro de apoio, além do conforto de carregar a bagagem, é sempre uma segurança adicional e uma tranquilidade caso algo não saia como esperado. Para quem vai de longe, a viagem funciona muito bem com um período mais extenso, podendo incluir diversas atrações na própria região ou nas cidades próximas: nesta viagem, após 10 dias no Vale Europeu (que no fim foi pouco, e tantas coisas ficaram para uma próxima visita...), também aproveitamos para passar no Beto Carreiro no caminho de volta pra casa.

Uma mensagem final

As crianças aprendem com exemplos, então é nossa responsabilidade como pais criar oportunidades e proporcionar experiências relevantes para elas, que ampliem seus horizontes. Não é necessário sair do Brasil para ter uma vivência tão especial como esta – temos muitos lugares incríveis por descobrir e explorar por aqui. Com planejamento, cuidado e equipamentos adequados, muitas possibilidades se abrem para atividades outdoor em família!

Conheça mais e acompanhe a família ATIVITAE

Instagram: @ativitae
Facebook: ativitae
Blog: www.ativitae.com.br

* O relato da nossa travessia dos Alpes de bicicleta com os filhos foi publicado no Anuário 2017 do Extremos.

 
Família "Pedal 7" no Vale Europeu.
 

A estratégia da família Pedal 7

Período da viagem

Uma etapa por dia durante 6 sábados ao longo de um ano, entre 17 de fevereiro e 8 de dezembro de 2018.

Idades da família

Anderson (36), Cristiane (32), Arthur (9), Nicolas (7), Daniel (6), Elisa (4) e Renan (1).

Porque percorrer o Vale Europeu de bicicleta em família.

Por se tratar de um circuito referência no Brasil, por sua beleza e por estar próximo de nossa casa (moramos em Itajaí, em Santa Catarina), fazendo com que nossa logística ficasse mais simples em comparação a viagens para locais mais distantes. O Vale Europeu, assim como outros circuitos conhecidos, foi um sonho e objetivo alcançado em família, onde pudemos vivenciar uma experiência incrível juntos, deixando um desejo de repetir a experiência assim que possível.

Vivências prévias em cicloturismo com crianças

Por vivermos no meio do trajeto do circuito Costa Verde e Mar, sempre efetuamos pedais em família por trechos da região, variando de 30km a 60km por dia, conforme o nível de dificuldade do trajeto, treinando as crianças numa evolução contínua.

Abordagem e estratégias utilizadas para viabilizar esta cicloviagem com os filhos

Pelo fato de dois dos nossos filhos pedalarem suas próprias bicicletas, fracionamos o trajeto em dias avulsos para que pudessem pedalar todo o percurso e o desgaste não atrapalhasse a diversão. Assim, com intervalos de descanso maiores entre cada etapa, eles puderam vivenciar a conquista com seus próprios esforços, tornando a aventura possível e prazerosa. Contamos também com carro de apoio (apesar de não termos utilizado, estava sempre à disposição) e fomos em um grupo com pessoas mais experientes, que nos acompanharam para eventuais necessidades. Dessa forma, todos nós – inclusive as crianças maiores – pedalamos o Circuito do Vale Europeu por completo. Superamos todos os desafios unidos e de maneira muito divertida.

Equipamentos que fizeram a diferença para atingir os objetivos

Nosso bike trailer Thule foi muito importante, pois além de levar as crianças menores, comporta espaço para suprimentos e equipamentos utilizados durante a viagem. Adquirimos também, a partir da metade da viagem, alforjes e mochilas da Thule, que ajudaram a acomodar nossa carga, facilitando e agilizando a viagem, pois não precisamos perder tempo com adaptações.

O que foi antecipado no planejamento que acabou se mostrando acertado

Por estarmos viajando com crianças, sempre levamos conosco mais do que precisamos: coisas como água, alimentos básicos, roupas de frio, chuva, segunda troca de roupas etc. Apesar de gerar um peso extra, nos deixou bem tranquilos. E tivemos situações onde foram muito bem utilizados – principalmente no que diz respeito ao clima, que muitas vezes nos surpreende com mudanças rápidas.

O que surpreendeu: descobertas durante a vivência do percurso

A beleza do local realmente é incrível e foi além do que imaginávamos, assim como o carisma e a receptividade dos moradores da região. Fomos muito bem acolhidos e nos sentimos em casa por lá! Pudemos descobrir uma região realmente forte em suas raízes europeias, com uma cultura muito linda e com muito aprendizado para todos nós, uma verdadeira escola na prática.

Aprendizados: o que faria diferente após esta experiência

Por termos feito o trajeto acompanhados, tivemos um ritmo de viagem mais acelerado do que gostaríamos. Pretendemos repetir o trajeto mais “lentamente” para poder explorar mais o local, muito rico em belezas e aprendizados.

Indicaria o Circuito do Vale Europeu para outras famílias viajarem de bicicleta com seus filhos?

Sim, com certeza, por se tratar de uma experiência fantástica para toda a família. Todos nós amamos! Mas sugerimos que se preparem fisicamente e com apoio e equipamentos para suporte, para que a viagem seja segura e tranquila para as crianças.

Dicas para quem quer percorrer o Vale Europeu com os filhos

Nossa dica fica nos preparativos da viagem, que devem ser feitos sem pressa e pensando em todas as variáveis possíveis – o básico como em qualquer viagem de bicicleta. Lembrar em primeiro lugar da segurança e dos suprimentos: água, alimentos, kits de primeiros socorros, kit de reparos, ferramentas, comunicação, GPS, protetor solar, repelentes, medicamentos em caso de uso contínuo etc. Ou seja, um checklist pensado nos mínimos detalhes irá evitar uma experiência ruim. Outra dica que consideramos relevante é enfatizar o ensino para as crianças durante o trajeto, destacando vegetações, lagos, arquitetura, animais, cultura, alimentos etc., que podem passar despercebidos pelos pequenos, tornando desta forma a vivência da viagem bem mais proveitosa e inesquecível. Uma observação que fazemos sobre o trajeto é que existem trechos que são mais urbanizados e não possuem ciclovias, onde deve-se redobrar o cuidado principalmente com as crianças, e evitar percorrer trechos durante a noite. Na sexta etapa se programe também para escassez de locais para suprimentos, portando esteja preparado com bastante água e alimentos.

Uma mensagem final

Vivenciar momentos assim em família valem cada esforço necessário, e recomendamos para todos! Colecionem momentos e invistam principalmente no relacionamento familiar, isso não tem preço!

Conheça mais e acompanhe a família Pedal 7

Instagram: @familiapedal7
Facebook: https://www.facebook.com/familiapedal7/
Site: www.familiapedal7.com.br

 
Família "Na Melhor Cia" no Vale Europeu.
 

A estratégia da família Na Melhor Cia

Período da viagem

De 14 a 23 de março de 2019

Idades da família

José Leonardo (32), Priscila (32), Leonardo (3), Maria Júlia (1a3m) e Maria Luiza (1a3m).

Porque percorrer o Vale Europeu de bicicleta em família

Já havíamos percorrido este circuito antes de ter filhos, e também fizemos a parte alta quando o pequeno Léozinho tinha um ano de idade. Para fazer o percurso completo também com as meninas, pesaram a favor as condições de infraestrutura e a cordialidade do povo lindeiro, que é um capítulo à parte.

Vivências prévias em cicloturismo com crianças

Com o nosso primeiro filho, já havíamos feito várias viagens pequenas. Com a família completa, apenas passeios longos – que serviram de certa forma como treinos de preparação para a cicloviagem pelo Vale Europeu.

Abordagem e estratégias utilizadas para viabilizar esta cicloviagem com os filhos

Escolhemos fazer o percurso de forma autônoma, sem guias ou carro de apoio, e por isso precisamos carregar toda a nossa bagagem. Utilizamos parte das nossas férias e fizemos o percurso em dois dias a mais que o padrão sugerido. Para otimizar os gastos, escolhemos alojamentos mais baratos, como hostels e hospedarias.

Equipamentos que fizeram a diferença para atingir os objetivos

O principal foi a utilização de bike trailers Thule para levar as crianças – um Coaster e outro Chariot, que tem suspensão e fez a diferença nas estradas não pavimentadas. Boa parte da bagagem foi acomodada nos próprios bike trailers, e o restante em alforges estanques (que garantem proteção de poeira e água, e são extremamente fáceis de lavar e secar) e em bolsas de apoio: top rack, de guidão, porta volumes de quadro etc. Usamos fitas anti-furos nos pneus e levamos câmeras de ar reservas e ferramentas para reparos rápidos. Por fim, filmadoras, suportes e muitos cartões de memória para não perder o registro de nenhum momento.

O que foi antecipado no planejamento que acabou se mostrando acertado

Conseguimos acertar bem a estimativa para as metas de distância e altimetria para cada dia de pedal. E tivemos um cuidado especial para adversidades do clima: o Vale Europeu pode apresentar muitas variações no mesmo dia, por isso estávamos preparado para tudo, com capas de chuva nos bike trailers, anoraks, corta ventos, roupas de secagem rápidas e com proteção UV.

O que surpreendeu: descobertas durante a vivência do percurso

Como viajar de bike com os filhos faz bem para o relacionamento em família – tudo parece ser mais fácil! Aos poucos fomos percebendo o estresse diário diminuindo, aproveitando mais o passeio e também os momentos em família. Com toda certeza, as crianças percebem essas mudanças de comportamento, e assim mudam o modo de agir também. Além disso, viajar de bicicleta permite maior interação com o meio – não é só olhar pela janela, é sentir os cheiros, ouvir os sons...

Aprendizados: o que faria diferente após esta experiência

Todo planejamento pode e deve ser revisto a cada passo dado, avaliando constantemente todos os pontos que realmente fazem a diferença para o sucesso como um todo. Nesta viagem, tivemos que fazer apenas um ajuste, quando recuamos de percorrer mais que 50km num dia por entender que o prazer em pedalar e de passar momentos felizes em família teriam que ser prioridade. Na próxima vez só faria uma coisa diferente: tentaria ficar mais tempo!

Indicaria o Circuito do Vale Europeu para outras famílias viajarem de bicicleta com seus filhos?

Sim, com toda a certeza! É uma oportunidade de criar momentos especiais em família. Até os perrengues, erros no planejamento e abrir mão um pouco do conforto fazem com que possamos valorizar pequenas coisas e atitudes que no nosso dia a dia acabam passando despercebidos.

Dicas para quem quer percorrer o Vale Europeu com os filhos

Com ou sem preparo físico, vá! Não faltam opções para garantir que conseguirá percorrer toda a região: há serviços para levar bagagens e cargas de um ponto ao outro, apoio para levar as bikes e/ou bike trailers em trechos mais técnicos ou íngremes, opções para passar um dia a mais em um local que gostou, ou até mesmo se dar o luxo de ter preguiça em acordar cedo e ficar brincando com seus filhos na cama e nos belos locais que irá conhecer. Não poupe conversas com os moradores da região: faz muita diferença para você e fará também para eles.

Uma mensagem final

Ter tempo e estar aberto ao inusitado são premissas que fazem muito sentido em uma cicloviagem – e contribuem com o sério risco de torná-la inesquecível.

Conheça mais e acompanhe a família Na Melhor Cia

Facebook: https://www.facebook.com/namelhorcia/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCucB9K06lqgGBxUPeld-9QA

 

Fabio Nitschke Gomes
apaixonado por bicicleta, viagens e atividades outdoor em família – já percorreu mais de 4 mil km em passeios de bike e cicloviagens com seus filhos pequenos, incluindo a travessia dos Alpes da Alemanha até a Itália. Embaixador Thule da linha Active with Kids e um dos idealizadores do movimento #BringYourKids, compartilha suas vivências no seu blog ATIVITAE para estimular que mais famílias incluam atividades outdoor com os filhos em suas escolhas.

comentários - comments