Extremos
 
TRAIL RUNNING GO TO TRAIL
 
Best Trail Awards - Os melhores Trail Runners de 2017
A ESCOLHA DA EQUIPE GO TO TRAIL
 
 

Best Trail Awards - Os melhores Trail Runners de 2017
 

20.12.2017 - 08:00

Best Trail Awards 2017

  Elias Luiz  

Chegamos ao final de mais uma temporada, 2017 passou “voando” ou como alguns “Mountain Surfers” podem preferir, passou literalmente “correndo” do topo do Capim Amarelo sentido o centro de Passa Quatro. Bom, ao longo destes últimos meses tivemos grandes disputas pelas principais provas do calendário nacional, assim como também boas disputas em algumas das principais provas do calendário internacional. Tivemos provas com excelentes line-ups aqui no Brasil, provas que felizmente reuniram mais de uma vez alguns dos principais Trail Runners do país.

Um ponto importante que podemos destacar neste ano no Brasil foi o (re)surgimento de algumas Ultras Trails com bom nível técnico. Podemos citar aqui a estreia (completa) da Ultra Maratona dos Perdidos (105K), Indomit 100 Milhas (160K), assim como uma primeira Ultra do Circuito KTR (75K). Com este perfil de provas mais técnicas, vemos para 2018 um calendário já definido com provas chanceladas pela Sky Running, assim como novas provas se destacando com qualidade em novas localidades como o circuito Insanity no estado do Espirito Santo. Para 2018 também já sabemos que o La Misión Brasil irá retornar com uma prova de 80K, uma outra prova longa a mais para ajudar os atletas locais a evoluírem nas ultras.

E justamente para sempre incentivar um pouco mais este novo cenário “Ultra Trail” local que criamos uma nova categoria dentro do “GTT Best Trail Awards”, que visa incentivar os atletas que estão mais focados nas provas de Ultra Trail. Normalmente quem vai bem numa distância de 42K e está relativamente bem treinado está apto a fazer uma prova forte também considerando 50 ou 55K, mas não necessariamente está apto a competir em uma prova de 100K.

Portanto por aqui na GoToTrail queremos continuar a incentivar diferentes perfis de corredores de montanha e por isso criamos uma nova categoria. A categoria “Trail Runner” irá premiar os atletas mais rápidos em distancias de até 55K. A Categoria “Ultra Trail Runner” irá premiar os atletas mais rápidos considerando provas próximas ou acima de 80K.

Vamos aos destaques de 2017.

Best Ultra Trail Runner, Feminino: Fernanda Maciel

A atleta mineira (The North Face - Red Bull) que fica radicada grande parte do seu tempo na Espanha acelerou muito novamente nesta temporada. Fechou a temporada entre as Top 5 no Ranking Geral do Ultra Trail World Tour, Top 3 no Marathon des Sables e ainda de “lambuja” fora do contexto das competições bateu o recorde de ascensão do Kilimanjaro com 10h06min, saindo da entrada do parque e retornando ao mesmo ponto. Fernanda ainda detém a melhor marca brasileira no UTMB com um tempo pouco acima de 26 hs. O UTMB passa a ser uma prova emblemática e curiosa para o universo brasileiro do Ultra Trail, pois “sai ano entra ano” e ainda não conseguimos ter um atleta masculino fechando abaixo das 30hs. A melhor marca masculina no evento, agora em 2017 completou 10 anos e continua sendo de Décio Ribeiro Jr com aproximadamente 31 horas. Vamos torcer para que um atleta brasileiro tenha condições de baixar esta marca em 2018 ou 2019.


Best Ultra Trail Runner, Feminino: Fernanda Maciel
 

Best Ultra Trail Runner, Masculino: Chico Santos

O Chico venceu a primeira Ultramaratona com a chancela SkyRunning no Brasil, a Ultramaratona dos Perdidos e fez uma prova muito forte também na Transgrancaria, onde abaixou aproximadamente 100 minutos sua melhor marca no evento. Este resultado não garantiu um resultado Top 20 como aconteceu em algumas edições anteriores, mas fez com que o atleta buscasse uma evolução pessoal para melhorar sua marca competindo contra alguns dos melhores Ultra Trail Runners do mundo e isso precisa ser destacado. Parabenizamos o atleta por estar buscando sempre um confronto positivo contra atletas que possuem nitidamente um nível de performance mais alto e em uma distância com encontrada nesta prova (135K) e que possui quase 10.000 de desnível positivo acumulado. Apenas encarando perrengues assim é que teremos melhores Ultras Trail Runners e o Chico tem se mostrado consciente e focado neste objetivo, puxando a fila entre os Brasileiros nesta distancia na Europa.


Best Ultra Trail Runner, Masculino: Chico Santos
 

Best Trail Runner, Masculino: Cleverson Luis Del Secchi

O “fantasma” que “assombrou” todos em 2017. Nesta distancia (considerar aqui até 55k) foi ele o atleta que sem dúvidas fez uma grande temporada. Cleverson venceu a Indomit Pedra do Baú. Logo depois venceu a KTR Campos do Jordão em grande disputa com um line-up de atletas ainda mais forte. Para “finalizar” a lista de grandes performances ao longo desta temporada, venceu e abaixou a melhor marca na Maratona dos Perdidos, prova disputada também com um line up que reuniu os atletas mais fortes do país. Cleverson não foi o melhor Brasileiro no mundial, porém bateu todos seus companheiros de seleção em todas as provas citadas acima. Seria muito bacana vermos o atleta num futuro próximo disputar uma prova como o OCC ou até mesmo um CCC, ou alguma outra prova similar de grande porte também como uma Marathon Du Mont Blanc, Cortina Trail, uma TNF San Francisco, um novo mundial, etc.


Best Trail Runner – Masculino = Cleverson Luis Del Secchi
 

Best Trail Runner e Revelação Ultra Trail, Feminino: Silvia Durigon

Prêmio duplo para Silvia Durigon. A atleta fechou o ano vencendo uma Ultra (Run Brasil Ride) de 70K e comprovou que é também muita rápida em provas com distancia de uma maratona trail ao baixar a melhor marca na Maratona dos Perdidos. Silvia evoluiu muito de 2016 para 2017. No ano anterior já havia sido eleita a revelação na categoria Trail Runner e neste ano comprovou seu talento escolhendo e vencendo também outras provas importantes ao longo desta temporada.


Best Trail Runner e Revelação Ultra Trail, Feminino: Silvia Durigon
 

Revelação Ultra Trail, Masculino: Jovadir Acedo Jr

Atualmente já é um dos principais e mais rápidos Trail Runners no Brasil e logo em sua em sua estreia em uma Ultra Trail, na KTR Ilhabela foi lá e venceu a prova fazendo um sub 7 hs, onde deixou para trás atletas de prestigio como Cleverson Del Secchi (eleito melhor Trail Runner nesta mesma premiação) e Celio Augusto (brasileiro com melhor resultado no mundial da IAAF).


Revelação Ultra Trail – Masculino: Jovadir Acedo Jr
 
Revelação Trail, Masculino: Rogério Silvestrin

Para quem comentou que não houve revelações em 2017, vamos lá. Apresentamos o Rogério Silvestrin. O atleta que disputou a vitória no sprint final com o Cleverson na Maratona dos Perdidos e fez uma belíssima prova da KTR também em uma etapa chave em Campos do Jordão. Silvestrin deixou muitos atletas consagrados do Trail Running local para trás. Para quem não o conhecia, reparem bem na foto abaixo. O cara é fera. Parabéns pelas provas ao longo desta temporada e ficamos na torcida para 2018 vir ainda mais forte para ele.


Revelação Trail – Masculino = Rogério Silvestrin
 
Revelação Trail, Feminina: Lúcia Magalhães

Sabemos que 2017 não foi a primeira temporada Trail da atleta de Campinas que atualmente defende a equipe da Go On Outdoor, porém não podemos deixar de notar sua progressão na modalidade e bons resultados conquistados. Ela venceu a prova curta do Short Misión, venceu a KTR Serra Fina e a KTR de Ilhabela. No X-Terra Tiradentes andou grande parte do percurso disputando os 50K com a já experiente e forte Rosália Camargo. Para 2018 tem tudo para entrar na briga de vez na categoria Trail Runner e ajudar na renovação do Trail Running feminino brasileiro.


Revelação Trail – Feminina = Lúcia Magalhães
 
2017 Best Race Performance: François D’Haene

François D’Haene fez o mundo do Ultra Trail tremer ao vencer pela terceira vez o maior evento de Ultra Trail do Mundo, o Ultra Trail Du Mont Blanc, batendo nomes como Kilian Jornet, Xavier Thevenard e Jim Walmsley na maior edição de todos os tempos, do evento mais espetacular do Trail Running mundial. Para quem ainda torce o nariz e acha que a prova se “perdeu” em seu tamanho que vá pra lá e confira ao vivo. François foi o primeiro atleta no mundo a cravar um Sub 20 horas nesta mesma prova, com uma performance épica. Para celebrar, logo mais em Janeiro de 2018 a Go To Trail trará uma entrevista exclusiva e inédita com o atleta Francês e vocês poderão conferir mais detalhes da rotina do atleta aqui no Portal Extremos com exclusividade.


2017 Best Race Performance = François D’Haene
 
   

Esta matéria tem um oferecimento da Costa Verde Turismo. Para quem quiser viajar o mundo em busca da “corrida dos sonhos”, conhecer um destino exclusivo para as férias ou precisa viajar a trabalho com máxima comodidade e conveniência , entre em contato com a Costa Verde Turismo – www.costaverde.tur.br

 

 
comentários - comments