K2 Invernal
A TENTATIVA DE ESCALADA DA ÚLTIMA MONTANHA DE 8.000 METROS NO INVERNO

Nepaleses chegam ao cume do K2 (8.611m), a segunda montanha mais alta do planeta.

compre agora livros impressos

PRÉ-VENDA: 276 PÁGINAS   R$ 60,00 - 322 PÁGINAS   R$ 60,00 - 272 PÁGINAS   R$ 60,00 - 300 PÁGINAS

Post #16 - 30.07.2021 - 14:00 Brasil

Encontrado os 3 corpos no K2

Agora, na temporada de verão do K2, alguns alpinistas voltaram para escalar a montanha e também em busca dos corpos de Ali Sadpara, John Snorri e Juan Pablo Mohr, e os encontraram na seção do Gargalo da Garrafa.

A descoberta mais impressionante foi que os alpinistas estavam conectados na corda fixa e como mostra a localização na foto abaixo. Muhammad Ali Sapdara e John Snorri, ambos ainda presos às cordas fixas, um com descensor e o outro com mosquetão deslizante. Isso só pode significar que eles estavam descendo e não subindo. Outro detalhe é que ninguém usava máscara e cilindro de oxigênio.

Não se pode dizer que voltaram depois que fizeram o cume, podem ter desistido ainda antes. Espera-se, no entanto, descobrir isso em breve, já que Elia Saikaly, parceiro de escalada de Sajid Sadpara, anunciou que encontrou o GoPro e o GPS de Snorri.

Os três corpos foram retirados da rota normal por Sajid Sadpara e colocados em segurança. A recuperação dos corpos será avaliada posteriormente com a prioridade de não expor nenhum escalador que tente se arriscar emm grandes altitudes.

O que pode ter acontecido

Dada ao localização que foram encontrados, a queda ou outros fatores externos, como o colapso do gelo, podem ser descartados. Foi o frio e o cansaço que não lhes deram escapatória. O fato de Snorri e Sadpara, que sabemos com certeza estarem subindo com oxigênio, foram encontrados sem os cilindros, sugere que em algum momento eles acabaram e os dois escaladores se livraram deles. Com a aclimatação que tinham, o cansaço e principalmente as condições extremas do inverno no K2, não foi possível sobreviver.

O Extremos continuará acompanhando o caso.

No círculo superior a posição de Snorri, no segundo círculo a poisção de Sadpara. Foto: Valentyn Sypavin - Russinclimb

Post #15 - 08.02.2021 - 08:50 Brasil

Tragédias no K2

Três alpinistas estão desaparecidos desde o dia 5 de fevereiro.

Uma pequena equipe, composta pelo experiente alpinista Ali Sadpara, John Snorri, Juan Pablo Mohr e Sajid Ali estavam realizando o ataque ao cume do K2, mas quando passavam pelo Gargalo da Garrafa, Sajid Ali (filho de Sadpara), que como o seu pai, estava escalando sem o uso de oxigênio suplementar, começou a sentir um desconforto ao respirar. Com isso, tentou usar um cilindro de oxigênio que tinham para emergência, mas o equipamento não funcionou. Ali Sadpara (seu pai), pediu para ele desistir e voltar para o Campo 3 e esperar por eles, que seguiriam para o cume. Foi a última vez que Sajid Ali viu os três.

No dia seguinte, sem notícias dos três alpinistas, Sajid Ali retornou em segurança para o Campo Base e participou das buscas de helicóptero, sem sucesso.

Artigo em atualização.

Outra morte após queda

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o montanhista bulgaro Atana Skatov, morreu após uma queda quando descia do campo 3.

"Na sexta-feira, 5 de fevereiro, por volta das 10:30 da manhã, nosso membro Atanas, da Bulgária, caiu da corda perto do C3 japonês. Atanas estava indo com seu sherpa e avançou alguns metros para que o sherpa pudesse vê-lo corretamente. Ao mudar sua âncora de segurança de uma corda para outra, parece que ele cometeu algum erro e caiu. Tínhamos equipado a montanha com cordas novas e ela não está quebrada. Seu corpo foi recuperado por um helicóptero do exército a cerca de 5.500m às 15h. Sona, Pechhumbe e eu fomos até o local e recuperamos o corpo. O exército foi extremamente rápido e eficiente."

- Explicou Chhang Dawa Sherpa, líder da expedição de inverno ao K2 da agência Seven Summits.

Ali Sadpara, à esquerda, e John Snorri.
Sajid Ali na coletiva de imprensa que deu após sua chegada a Skardu (7 de fevereiro de 2021).
O alpinista búlgaro Atanas Skatov que morreu após queda.

Post #14 - 24.01.2021 - 08:14 Brasil

O vídeo da conquista

"Irmão a irmão, ombro a ombro, caminhamos juntos até o cume enquanto cantávamos o hino nacional do Nepal. Todos nós paramos cerca de 10m antes de chegar ao cume para nos amontoar e dar nossos passos finais juntos como uma equipe para marcar este feito histórico, a primeira escalada do K2 no inverno."

- Nirmal Purja

Post #13 - 18.01.2021 - 18:43 Brasil

Sem Oxigênio Suplementar

Nirmal Purja acaba de revelar que chegou ao topo K2 em pleno inverno, sem usar oxigênio suplementar. Ele explica no texto abaixo o debate interno que teve que enfrentar para tomar essa decisão. "Eu assumi um risco calculado... Eu fui capaz de acompanhar o resto da equipe e ainda liderar."

Texto de Nirmal Purja

"A escalada de inverno do K2 tem sido um desafio. Acredito firmemente que um feito de tal nível nunca é possível se você não tiver um propósito ou se for motivado apenas por sua glória pessoal.

Eu sempre soube do que minha mente e corpo eram capazes. Para dizer claramente: em minhas escaladas anteriores, transportei oxigênio à oito mil metros e fiquei satisfeito com minha eficiência. Foi minha, naquelas ocasiões, a decisão de usá-los e eu tive minhas próprias razões e valores.

Foi difícil decidir se escalaria o K2 com ou sem oxigênio suplementar. Devido às condições meteorológicas e ao curto intervalo de tempo, não me aclimatei adequadamente. A altitude máxima em que se deve dormir é o acampamento 2 (6.600 m). Idealmente, os escaladores precisam dormir, ou pelo menos tocar no acampamento 4 ( 8.000m) antes de chegar ao cume. A falta de aclimatação, o congelamento que tive desde o primeiro ciclo de aclimatação e, a possível desaceleração de outros membros da equipe colocando em risco a segurança de todos, foram as principais incertezas associadas à decisão a ser tomada.

A segurança da minha equipe é e sempre foi minha prioridade acima de tudo. Já conduzi 20 expedições bem-sucedidas até agora, e todos os membros da minha equipe voltaram para casa exatamente como marcharam, ou seja, sem perder um dedo do pé.

Corri um risco calculado ao subir sem oxigênio suplementar. A confiança em mim mesmo, conhecendo a força, a capacidade do meu corpo e minha experiência após escalar os catorze e oito mil, me permitiu acompanhar o resto dos membros da equipe e ainda liderar.

Meta cumprida! Escalei o K2 no inverno sem oxigênio artificial.

Há muitos casos em que os montanhistas disseram para fazer cume sem usar oxigênio suplementar, mas seguiram a rota que abrimos e usaram as cordas fixas que nós, nepaleses, instalamos. O que é definido como meio justo?

Pessoalmente, nunca foi algo que me preocupou e ainda é. Vindo da experiência das forças especiais do Reino Unido, estive envolvido e fiz todos os tipos de coisas e me acostumei a não fazer muito barulho sobre tudo. É uma escolha pessoal. Natureza e montanhas pertencem a todos. Siga sua própria chamada!

A liderança nem sempre consiste em fazer o que você quer. Construir uma visão inspiradora é fundamental. A decisão de chegar ao topo foi difícil. Admito que foi uma das subidas mais difíceis da história, não nego. Houve momentos no limite em que os membros da equipe quase se viraram devido ao frio extremo. Mas, todos se esforçaram ao máximo com um propósito, um objetivo comum: tornar a escalada de inverno ao K2 uma realidade, para tornar o último grande desafio do montanhismo uma realidade, despejando nele força positiva e honra.

Ficar no topo, testemunhar a força absoluta da Mãe Natureza nesse lugar extremo foi emocionante.

O apoio que recebemos das pessoas ao redor do mundo, tem sido a motivação que tivemos para tornar essa meta uma realidade."

Nirmal Purja escalou o K2 no inverno sem usar oxigênio suplementar.

Post #12 - 18.01.2021 - 14:12 Brasil

Todos em segurança no Campo Base

A equipe completa está de volta ao Campo Base do K2. As primeiras fotos do cume começaram a chegar. Confira.

Sona Sherpa no cume do K2
Equipe de Sherpas que consquistaram o cume do K2 no inverno, de volta ao Campo Base.

Post #11 - 16.01.2021 - 13:54 Brasil

De volta ao Campo 4

Os 10 alpinitas nepaleses que chegaram hoje ao cume do K2, já estão de volta em segurança no Campo 4 (8.000m). Amanhã devem continuar a descida.

Post #10 - 16.01.2021 - 12:56 Brasil

Sergi Mingote morre no K2

O alpinista espanhol Sergi Mingote, 49 anos, morreu neste sábado durante sua expedição no K2 (8.611 metros) depois de sofrer um acidente, relataram várias fontes relacionadas à expedição.

O espanhol morreu depois de sofrer uma queda quando descia do Campo 1 (6.000m) para o Acampamento Base (5.000m), o acidente ocorreu por volta das 16:00 (horário local).

Mingote chegou ao Paquistão em dezembro para tentar escalar o K2 no inverno, o único dos 14 oito mil que não haviam sido superados no inverno, algo considerado o último grande desafio do montanhismo (que foi conquista na tarde de hoje no horário do Paquyistã0). O espanhol escalou K2 sem oxigênio no verão de 2018, uma experiência difícil que foi um ponto de virada em sua carreira. “Subir o K2 no inverno é o último grande desafio para o montanhismo. Muitos acham que é impossível”, disse em entrevista à Efe antes de iniciar o desafio.

Sergi Mingote 1971 - 2021
As últimas posições do GPS, mostram a queda de Sergi Mingote

Post #9 - 16.01.2021 - 17:03 Paquistão | 09:03 Brasil

ÉÉÉ Cuuuuumeee!!!

Uma equipe de nepaleses, liderada por Nirmal Purja acaba de conquistar, agora às 17h no horário local, a última montanha acima dos 8.000 metros na temporada de inverno.

Quando faltavam apenas 10 metros para o cume, os lideres pararam e esperaram o resto da equipe chegar, para que todos conquistassem o cume juntos.

Há vários anos diversas equipes tentaram em vão essa conquista, que agora chega ao fim pelas mãos dos nepaleses e sherpas.

Parabéns a todos pela conquista!

Os conquistadores invernais do K2:

1. Nimsdai Purja
2. Mingma David Sherpa (Team Nimsdai)
3. Mingma Tenzi Sherpa (Team Nimsdai)
4. Geljen Sherpa (Team Nimsdai)
5. Pem Chiri Sherpa (Team Nimsdai)
6. Dawa Temba Sherpa (Team Nimsdai)
7. Mingma G
8. Dawa Tenjin Sherpa (Team Mingma G)
9. Kilu Pemba Sherpa (Team Mingma G)
10. Sona Sherpa (SST)

Post #8 - 15.01.2021

Reta Final

O esforço combinado das equipes fez um progresso notável esta tarde. De acordo com o mega plano, muito bem realizado, a nossa equipe liderada por Mingma G, com Mingma David Sherpa (Equipe Nimsdai), Mingma Tenzi Sherpa (Equipe Nimsdai) e Sona Sherpa (SST) instalaram com sucesso as cordas de segurança até o Acampamento 4 a 7800m. A Maior altitude já alcançada no K2, na estação de inverno!

Ainda hoje, estarei liderando a equipe de fixação até a cúpula. Esperamos estar juntos na cúpula!

– Nimsdai, 2021

Em 2019, Nirmal Purja, se notabilizou por escalar as 14 montanhas acima dos 8.000 metros em tempo recorde de 189 dias. Lembrando que o primeiro alpinista a escalar as 14x8.000m foi Reinhold Messner.

– Elias Luiz

Post #7 - 14.01.2021

Corrigindo o progresso da linha

As últimas 48 horas foram cansativas, pois tivemos que repetir a carga pesada em preparação para progredir ainda mais. A mochila de cada membro da equipe pesava mais de 35 kg. Realmente satisfeito com o progresso da equipe até agora e super orgulhoso. Hoje nosso acampamento fica a 7350m. Conseguimos consertar as cordas até 7600m.

Agora nos unimos à equipe Migma G e a um irmão da SST - Sona Sherpa e trabalharemos em estreita colaboração à medida que avançamos.

O tempo de hoje está bom com um pouco de vento. Ainda está congelando, no entanto, temos um céu claro com estrelas visíveis sobre nossa cabeça. O mau tempo é previsto para amanhã.

Atualizaremos mais à medida que fizermos algumas avaliações e planejamento. Fique ligado!

Post #6 - 11.01.2021

Plano de cúpula atrasado

Dia 10 de janeiro - Nossa equipe chegou ao Acampamento 2 hoje e era um local de destroços. Descobrimos que nossas tendas e todos os equipamentos que tínhamos deixado aqui para o plano de ataque ao cume foram todos destruídos e varridos pelo vento. Perdemos tudo, incluindo todos os nossos kits; sacos de dormir, colchões, palmilhas de sapatos aquecidas, luvas/mittens de cúpula, camadas de base de cúpula, equipamentos de parapente, equipamentos de cozinha etc. Estou arrasado ao dar essa notícia. Agora, tenho que reavaliar e replanejar tudo.

Todos os membros da equipe estão de volta ao acampamento base agora.

11 de janeiro - Acordamos com mensagens positivas de vocês esta manhã. Obrigado a todos!

Os contratempos são inevitáveis na vida, especialmente quando você está ultrapassando seus limites e isso só deve fazer você se tornar mais forte.

Como você deve sabe (ou não), eu sempre tenho um plano de backup para um plano de backup. Estou um pouco eviscerado por perder outra janela de cúpula. No entanto, o plano ainda está ATIVADO e o plano da cúpula será adiado um pouco no final da temporada.

Hoje vou me reagrupar com minha equipe. Precisaremos levar outra carga pesada para os acampamentos mais altos, assim como da última vez, mas talvez um pouco mais pesado. Desta vez, terá que ter um esforço maior. O plano é concluir a fixação das cordas até o Acampamento 4, se o tempo permitir.

Post #5 - 09.01.2021

Subindo amanhã

Amanhã eu e minha equipe estaremos prontos para subir ao Acampamento 2 para verificar nossa tenda e equipamentos que tínhamos deixado lá para o nosso ciclo de cúpula.

Alguns danos e interrupções são esperados, já que tivemos condições climáticas inquietantes nos últimos dias. Houve um vento com força de furacão de até 120 km/h.

Membros de outras equipes também usaram nossa tenda devido a um espaço limitado. Foi relatado pela última vez há 10 dias que nossa tenda não estava totalmente protegida e estamos no acampamento base desde então. Portanto, antes de fazer mais progressos, precisamos chegar lá, avaliar a situação e garantir que tudo esteja pronto para o impulso proeminente mais tarde.

Post #4 - 05.01.2021

Próxima janela meteorológica

Tivemos uma cerimônia de Puja no Campo Base do K2 esta manhã. Estava muito frio e ventoso! No entanto, foi ótimo ver todos os membros de diferentes equipes orando ao deus da montanha juntos por uma passagem segura.

Eu e todos os membros da minha equipe descansamos no acampamento base desde que voltamos aqui em 31 de dezembro. Todos estão em bom estado de saúde. Meus dedos também estão se recuperando lentamente.

A previsão do tempo para os próximos dias não está boas. Fortes ventos de força de furacão e neve são esperados.

Na próxima oportunidade de janela meteorológica, eu e minha equipe, a equipe Mingma G e alguns Sherpas da SST (tbc) teremos como objetivo consertar as cordas até o Acampamento 4, de acordo com o plano atual.

Saudações do K2 Basecamp!

Post #3 - 31.12.2020

Campo 3

Dia 27 de dezembro - Chegamos ao Acampamento 1 com um transporte de carga super pesado, incluindo 4 dias de comida, tendas e equipamentos de fixação de cordas. Cada mochila dos membros da equipe pesava mais de 35 kg. Tem sido uma ascensão rápida para nós. Queremos aproveitar ao máximo o clima. Sem bagunça. Nosso plano é chegar ao Acampamento 2 amanhã.

28 de dezembro - Chegamos ao Acampamento 2 algumas horas antes. Vamos dormir aqui esta noite. Vou acessar as condições das equipes amanhã de manhã e planejar mais de acordo, pois estamos cheios sem aclimatação. Somos muito mais lentos do que o nosso ritmo normal, mas é esperado devido a temperaturas frias extremas e carga pesada. Foi um dia difícil, mas bom.

31 de dezembro - Finalmente, todos os membros da equipe estão no acampamento base.

No dia 29 de dezembro, decidi manter minha equipe no Acampamento 2 para um dia extra de aclimatação. Após uma avaliação cuidadosa da situação, foi decidido que apenas uma parte da equipe continuasse consertando acima do Acampamento 2 e o resto desceria. O plano de fazer todos os membros da minha equipe dormirem no Acampamento 3 não teve sucesso. No entanto, a missão de concluir a fixacão das crodas até o Camp 3 em parceria com Mingma G foi concluída com sucesso ontem. É ótimo ver nossa equipe nepalesa se unindo e trabalhando juntas para um objetivo comum #K2winter.

Devo admitir que minha equipe estava um pouco atrasada para estar na melhor posição para atacar o impulso da cúpula do K2 no próximo clima, mas ei, quem prevê o futuro.

A foto foi tirada ontem quando eu e a máquina de alta altitude Mingma Tenzi fomos ajudar nossos irmãos. Nós nos esforçamos muito e finalmente conseguimos ajudá-los a completar a configuração das linhas para o Acampamento 3. Eu e Mingma descemos ao Acampamento 2 bem tarde ontem à noite. A lua cheia estava lá fora, estava linda, mas emocionalmente fria. Eu tentei o meu melhor para capturar alguns momentos com a câmera, mas era quase impossível. Essa selfie pode ter me custado um pequeno congelamento nos dedos. No entanto, tudo bem. Nós dois ficamos do lado de fora da tenda falando sobre a subida e a vista inestimável que ambos tínhamos de lá. Tentamos apreciar a vista e capturá-la em nossas memórias o máximo possível. Foi um dia emocional, com certeza.

O que vem a seguir? Bem, todos nós temos que esperar. Enviando muito amor e respeito aos meus seguidores que têm apoiado esta jornada épica.

Post #2 - 26.12.2020

Campo Base do K2

Chegamos ao K2 Basecamp ontem à noite e todos se instalaram. Todos os membros da equipe estão se sentindo fortes.

Durante a caminhada, compartilhamos ótimas risadas e histórias com nossos irmãos locais. Desde a chegada a Islamabad até agora ao Basecamp, nos sentimos em casa.

A temperatura caiu para -24 graus Celsius nos últimos dias durante toda a caminhada. Apesar dos calafrios do inverno, a trilha parecia ser mais agradável em comparação com o verão passado, onde cobrimos 50 km por dia com um transporte de carga de cerca de 35 kg.

Hoje, estamos classificando todos os nossos administradores, equipamentos essenciais para acampamentos altos; equipamentos de fixação etc. Não estamos muito preocupados em ter um acampamento base luxuoso, pois não é uma prioridade no momento. Eu e minha equipe vamos embora amanhã de manhã. Nosso plano para os próximos dias é ir o mais alto que pudermos, nos aclimatar e consertar as linhas. Espero que toque no Acampamento 4, dependendo da situação.

É hora... Vamos fazer isso!

Post #1 - 21.12.2020

Em Skardu

Tudo pronto. Obrigado por toda a positividade e encorajamento até agora, pessoal. Eu e minha equipe temos planejado meticulosamente nossa missão K2 Invernal com muito cuidado e tomadas de decisões. Estamos cansados com o desafio que enfrentamos, mas a emoção está se formando. Este é um lugar onde nos sentimos vivos.

Neste momento, eu e minha equipe estamos em Skardu, fazendo preparativos de última hora e completando todo o que é necessário. Iremos para o acampamento base do K2 antes do final do mês. Minha experiente equipe de seis sherpas (x6) é composta por meus parceiros de escalada e minha equipe de filmagem, esta última para documentar nossa experiência - os altos e baixos. Apresentarei cada membro da minha equipe no devido tempo, à medida que chegarmos ao acampamento base.

Também temos outros alpinistas se juntando a nós no acampamento base, mas eles estarão lá para treinar nos acampamentos inferiores durante toda a temporada. Construindo experiência e conhecimento.

Sabemos que haverá outras equipes na encosta da montanha, muitas das quais são nossos irmãos. Se houver espaço para colaboração, trabalharemos juntos. Vou liderar a equipe de fixação - não temos egos, apenas temos uma visão e um objetivo compartilhados.

Obrigado por seguir nossa jornada. Aguarde!

Post #0 - 15.01.2021 - 04:40 Paquistão | 20:10 Brasil

O maior, o mais difícil, o último.

Existem inúmeras razões pelas quais o K2 ainda continua sendo o único pico de 8000m não escalado durante a temporada de inverno. Mesmo nas condições de escalada de verão mais favoráveis, a K2 rapidamente ganhou a reputação de "Montanha Selvagem", o que claramente contribuiu para o forte fascínio da montanha para gerações de alpinistas.

O inverno traz consigo um nível totalmente diferente de perigo e desafio. Numerosas equipes tentaram desde 1987/88, mas todas ficaram aquém. Não só a pura escuridão das encostas e a exposição geral criam uma escalada tecnicamente desafiadora, como o clima é sempre o grande oponente no K2 durante todo o ano. Os ventos de cume atingem a força de furacão, as temperaturas do ar rarefeito estão bem abaixo de -65 graus e a baixa pressão barométrica do inverno significa ainda menos oxigênio - portanto, as margens de erro são quase inexistentes, o menor erro pode ter consequências catastróficas.