Extremos
 
Broad Peak - 8.051 metros
A EXPEDIÇÃO DE JEFFERSON DOS REIS A 12ª MONTANHA MAIS ALTA DO MUNDO
 
 
 
Broad Peak (8.051 m), a 12ª montanha mais alta do mundo.

 
notícias - news
 

05.07.2016 - 10:20

Expedição encerrada

  Elias Luiz  

Jefferson dos Reis deu por encerrada a sua expedição ao Broad Peak, devido a falta de estrutura confiança na agência que havia contratado.

A equipe já havia se instalado no campo base do Broad Peak há uma semana. Mas durante todo o tempo, tanto Jefferson dos Reis como outros membros da expedição, se sentiram desconfortáveis com a estrutura montada pela agência. Equipamentos que haviam solicitado não foram entregues.

“Elias, bom dia !! Me desculpe a falta de contato mas fiquei durante todo esse período sem comunicação, encontro-me nesse momento em Skardu, estou dando por encerrado a expedição, Ontem cheguei do acampamento base após 3 dias de descenso. Tive vários problemas com a agência aqui desde o começo da expedição e por fim quando cheguei ao acampamento base, mais problemas. Em primeiro lugar a pessoa que seria meu guia, não senti tanta confiança nele, mas daria para continuar sem problemas. Mas o que mais pegou foi a falta de estrutura do acampamento, eu havia solicitado pelo menos 2 placas solares para carregamento dos equipamentos (celulares, equipamento de satélite, máquina fotográfica, etc.) Na última reunião que tivemos aqui em Skardu para checagem dos equipamentos eles me falaram que já haviam mandado as placas para o Acampamento Base, não foi, inclusive até os porters e cozinheiros vinham pedir para que eu carregasse os equipamentos deles. A alimentação de péssima qualidade, a cozinha dava até medo de entrar, o cozinheiro dormia junto com os alimentos. O cozinheiro era o responsável pelo Acampamento Base, ele não tinha um rádio para manter contato com os alpinistas nos acampamentos superiores, não tinha um telefone para se comunicar em caso de emergência (houve uma situação em que necessitavam falar com o escritório e tiveram que pedir o telefone por satélite de um dos membros). Todos estavam muito chateados com a estrutura, até quem já está acostumado a frequentar a região, caso dos espanhóis Jorge e do Martin. Diante de tudo isso eu resolvi voltar pois não posso ficar sem contato com minha família, clientes e funcionários. Fiquei muito triste pois o Acampamento Base é muito bonito, a região é linda e a montanha MARAVILHOSA!!! E chamava, mas acho que talvez não era a hora ainda.
Mantive contato com outras companhias aqui e já conheço a estrutura delas, o ano que vem estarei de volta mais estruturado. No K2 já se encontra no Acampamento Base o Sr. Matsumoto, nos encontramos durante o Trekking e é uma pessoa fantástica, você deve conhecê-lo é um senhor de 76 anos, mora em Teresópolis e já fez 3x8000, me disseram também que no Acampamento Base do Broad Peak tinha dois brasileiros, mais não consegui a confirmação pois quando cheguei eles já tinham ido para o Campo 1 e iriam dormir por lá. Muito obrigado pela atenção e grande abraço a todos.”

Jefferson dos Reis

     
     
comentários - comments
 
 
 

22.06.2016 - 09:50

Jefferson dos Reis rumo ao Broad Peak

  Elias Luiz  

No início de abril o EXTREMOS recebeu a ilustre visita do montanhista paulista, Jefferson dos Reis, 46 anos, que fez questão de trazer em primeira mão a notícia que iria escalar o Broad Peak (8.051 m), a 12ª montanha mais alta do Terra e que nenhum brasileiro ainda chegou ao seu cume. Das 14 montanhas acima de 8.000 metros restam apenas o Broad Peak, Nanga Parbat e o Annapurna a ser conquistados pelos brasileiros. A brasileira Cleo Weidlich fez o cume do Annapurna em 2012, mas a sua escalada foi contestada e estamos aguardando a conclusão do caso. Para saber mais, leia o artigo: Cleo Weidlich, cumes em cheque.

Das 14 montanhas acima de 8.000 metros, apenas 3 ainda não foram escaladas por brasileiros. Arte: Elias Luiz | EXTREMOS  

O Broad Peak fica no Karakoram, uma cordilheira localizada na fronteira entre Paquistão, China e Índia, nas regiões de Gilgit, Ladakh e Baltistão. É uma das grandes cordilheiras da Ásia. Nesta região estão localizadas 5 das 14 montanhas acima de 8.000 metros: K2 (8.611m), Nanga Parbat (8.125m), Gasherbrum I (8.080m), Broad Peak (8.051m) e o Gasherbrum II (8.034m). Jefferson dos Reis é um experiente montanhista e o seu maior feito foi a escalada do Everest em 2013.

Neste momento ele está no Paquistão, rumo a montanha.

“Estamos saindo hoje de Skardu em direção a Ascoli... vou escalar o Broad Peak, então a partir de amanhã começa a caminhada rumo a montanha. A rota vai ser a normal West Ridge. Somos 7 na equipe, bem diversificada: Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Dinamarca e Brasil. Nos reunimos e vi que o pessoal é bem experiente, então acredito que vai ser uma expedição muito agradável. Abraços.”

Jefferson dos Reis

 


comentários - comments