Extremos
 
Transmantiqueira Solo
COBERTURA ONLINE 2015
 
 
13h15 - 19.fev 397 km 149h20min (6 dias e 5h20min) 18 horas
FIM DA TRAVESSIA DISTÂNCIA PERCORRIDA TEMPO DE TRAVESSIA TEMPO QUE DORMIU
 
Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli Pablo Bucciarelli

 
notícias
 

08.03.2015 - 13:12

O Globo

Saiu como destaque hoje, 8 de março, na capa do jornal O Globo e da Revista O Globo, ambos impressos, a matéria da Ana Lucia Azevedo sobre a Transmantiqueira.

 
 

07.03.2015 - 01:13

O Globo a Mais

Já está nas bancas e também disponível para o seu tablet a versão do O Globo a Mais com a história de capa da Transmantiqueira.

 

05.03.2015 - 20:50

Diário de bordo

Leia neste link o diário de bordo da Transmantiqueira escrito por Vinícius Moysés.

 

04.03.2015 - 16:55

Drone da Montanha

Tentei demonstrar neste curta, o sentimento do Guerreiro da Paz "Pablo Bucciarelli", muito mais do que um desafio humano, de superação física e mental, mais uma chance de divulgar a Mantiqueira, pois ela é de todos nós. Namastê! - Samuel Oscar

 

24.02.2015 - 13:00

Baixe o Wikiloc

O mapa no wikiloc já está no ar para vocês desfrutarem novamente a rota com todos os detalhes, erros e acertos, paradas nas transições e muito mais desta travessia épica que foi a Transmantiqueira Solo.
Clique aqui e acesse o wikiloc.

 
 

22.02.2015 - 15:56

A Caravana, por Pablo Bucciarelli

Uma equipe de apoio faz a diferença em muitos aspectos. Mas, no que se refere à Transmantiqueira em Solitário, não há muito que fazer quando o ponto crítico da travessia é o isolamento, em especial, nas montanhas. O risco de desistir é maior quando eu me encontrava exposto nas travessias mais técnicas, como foi quase o caso na Serra Fina ou na Serra do Papagaio. Por melhor que fosse a assistência da equipe, eu poderia cometer um erro fatal que me tiraria da expedição. Fiquei à margem da desistência por duas vezes. Mas, é assim que deveria ser mesmo, se não uma travessia em solitário deixaria de ter sentido.

Nas áreas de transição recebia uma assistência suficiente para me recuperar e voltar o mais rápido para a rota. Sono controlado, em ciclos de 1 hora e meia, alimentação simples, mas de alto valor energético, cuidado com os pés, assaduras e mental eram da minha responsabilidade, apesar de ter ao meu lado um atleta que me ajudou em momentos de maior lentidão ou perda cognitiva.

Enfim, para que os registros fotográficos e em vídeo desse feito único fossem acessados quase em tempo real por aqueles que estavam em suas casas, o trabalho dos profissionais da imagem deveria ser de vanguarda. Poucos recursos, tempo limitado, desconforto e conexões lentas, sim, com tudo isso ou quase nada do que se necessita eles conseguiram.

Estou falando de amizade, generosidade. Eu convidei essas pessoas pela amizade, pelo desafio, pela vontade de fazer parte de algo inovador, algo que mexe com a cabeça e o coração das pessoas. Mas, para escolher essas pessoas, tive que ir a fundo à pesquisa humana, nas relações de confiança e interesse. E o principal, elas deveriam ter um sentimento em comum: o amor à Mantiqueira. Algumas delas mais ligadas ou menos, mas todas tinham em comum o sentimento de busca da liberdade e de exploração nas suas veias. Cada um colocou amor e comprometimento para que ao final um elo de energia nos ligasse ao objetivo final: terminar!

Nesse grupo o desejo de fazer algo especial sempre esteve em alta, e nos guiamos pela afinidade com a montanha, com a Mantiqueira, com a natureza, com a paz e respeito por tudo isso. Amamos estar livres e a liberdade tem seu preço, o da responsabilidade em promover essa filosofia de vida, com sustentabilidade, em outras palavras, da continuidade para as gerações futuras. Estivemos sempre alinhados com esse propósito.

Assim sendo, queria registrar meu agradecimento a essa equipe de peso, que na sua vocação para a coragem construíram comigo uma realização única até o momento, um feito difícil de ser realizado, muito em função da própria Serra da Mantiqueira, em sua grande maioria selvagem. Gratidão meus irmãos eternos, que pela afinidade, agora somada à experiência sagrada de transformar esse sonho em realidade, por terem compartilhado cada momento de dor, alegria, privação de sono, desconforto e descobertas... Sem vocês, todo o caminho teria menos graça. Encontrá-los em cada transição era um momento de celebração, que não me furtei em aproveitar ao máximo, para superar meus demônios interiores.

- Gratidão André Dib pelo olhar mágico e presença de luz.
- Gratidão Bruno Zanini Neto por conduzir em caminhos enlameados e pelos abraços apertados.
- Gratidão Cassandra Cury pela magia da criação e a alegria do olhar.
- Gratidão Cris Evelin pelas conversas, pelos doces e salgados.
- Gratidão Daniel Franquin pela retidão e disciplina, minha base para andar com velocidade.
- Gratidão Elias Luiz pela dedicação nas madrugadas, na busca por informação e pelo canal de transmissão.
- Gratidão Lucas Abdalla Lima pela variedade na cozinha e o conforto nas paradas. Viva a tapioca!
- Gratidão Luiz Milan Lasanha pela força de trabalho e as palavras motivadoras. Garoto de Luz!
- Gratidão Samuel Oscar pela entrega de corpo e alma, nos colocando nas alturas com seu olhar voador.
- Gratidão Vinícius Moysés pela árdua e corajosa tarefa de me suportar em ambos os sentidos, a do apoio e a de aguentar minhas dores e falta de humor.
- Gratidão Mantiqueira! Sem você, nada disso seria possível. Somos seus guardiões, temos uma missão, cuidar para que você não sofra mais com a ignorância dos homens e possa continuar a nos alimentar com suas riquezas, enquanto admiramos sua beleza singular.

Aha Mãe Terra! Aho Grande Espírito!
Pablo Bucciarelli

Pablo Bucciarelli e parte da equipe de apoio e imagens. Foto: André Dib
 

22.02.2015 - 13:31

O Podcast final

Está no ar o último trecho do podcast da Transmantiqueira. Você pode ouvir a partir dos 41 minutos e 35 segundos (no último logotipo do Extremos).
Pablo Bucciarelli falou sobre o trecho final, como ele se perdeu na Serra do Papagaio, também fez reflexões de como foi esta travessia, agradeceu a equipe de apoio e falou sobre o que vem pela frente com a Transmantiqueira.
Você também pode fazer o download do podcast aqui.

 

20.02.2015 - 01:30

O vídeo final

Está no ar o vídeo do trecho final da Transmantiqueira, da Serra do Papagaio até Aiuruoca. Imagens de Cassandra Cury.



 

20.02.2015 - 01:20

O vídeo do 6º dia

Está no ar o vídeo do 6º dia da travessia. Depoimento de Pablo Bucciarelli e saída de Alagoa.



 

19.02.2015 - 14:55

Finalizada a Transmantiqueira com novo recorde

Pablo Bucciarelli finalizou a Transmantiqueira Solo estabelecendo um novo recorde com o tempo de 149h20min em 397,4 km percorridos. Exatamente 6 dias, 5 horas e 20 minutos.
Pablo chegou a Aiuruoca às 13h15. A equipe estava a sua espera e juntos celebraram a conquista e o fim deste grande desafio que foi percorrer a Mantiqueira. No momento estão almoçando.
Pablo conseguiu baixar 45h55min do recorde de 2013.

"Parabéns ao Pablo Bucciarelli por mais este feito incrível, ainda mais durante uma semana de muita chuva, e mesmo assim baixou o tempo em quase dois dias.
Muito mais do que recordes, o que o Pablo Bucciarelli, toda equipe e o Extremos deseja é divulgar a Mantiqueira, pois ela é de todos nós, e normalmente só preservamos o que conhecemos. Existem roteiros para todos os gostos, desde escalada, travessia a pé, travessia de bike, voo de palaglider, hotéis fazenda, refúgios e muitas outras atividades e opções de lazer. Vá conhecer e se apaixonar pela Mantiqueira.
_ Elias Luiz, editor chefe do Extremos
Pablo Bucciarelli na chegada no centro de Aiuruoca. Foto: André Dib  
Pablo Bucciarelli durante a chegada. Foto: André Dib
Pablo Bucciarelli na chegada no centro de Aiuruoca. Foto: André Dib  
Pablo Bucciarelli durante a chegada. Foto: André Dib
Pablo durante a travessia no Parque Nacional de Itatiaia. Foto: André Dib  
Em meio a neblina no Parque Nacional de Itatiaia. Foto: André Dib
 

19.02.2015 - 12:15

Boa notícia

Pablo está bem, realmente ele se perdeu ontem no início da noite. Ele passou hoje por volta das 9h20 no alto da Serra do Papagaio, onde encontrou a equipe. Neste trecho o acumulado de toda travessia era de 380 km. Agora segue rumo a Aiuruoca.
Ele tinha previsto essa travessia da Serra do Papagaio até Aiuruoca em 12 horas, mas acabará finalizando esse trecho em 22 horas.

Pablo rumo a Aiuruoca. Foto feita alguns minutos atrás. Foto: Vinícius Moises  
Pablo saindo de Alagoa. Foto: André Dib
 

19.02.2015 - 11:52 - atualizado 12:00

O francês

Sem novas notícias do Pablo Bucciarelli. A equipe de imagens está no alto da Serra do Papagaio a sua espera e sem sinal de telefone. Nosso último contato com a Cassandra Cury foi às 9h da manhã em Aiuruoca.
Conversamos novamente com o francês Manu Landroz, radicado a 8 anos no Brasil, e funcionário do Parque e que está na sede no monento. Ele disse que está se preparando junto com um amigo para fazer uma busca na trilha.
Possívelmente Pablo pode ter se perdido e com isso se atrasado, da mesma forma que aconteceu dias atrás na travessia da Serra Fina.
Atualização: Já informamos ao Manu que encontramos o Pablo, e ele não precisará sair para a busca. Mas foi ótimo sentir sua presteza. Obrigado.

 

19.02.2015 - 10:08

Notícias do Pablo

Acabamos de receber a notícia pelo funcionário do Parque Estadual da Serra do Papagaio, Manu Landroz, que o Pablo visitou a sede por volta das 22h30 de ontem, em meio a uma forte chuva. Comeu, tomou um banho quente, dormiu por 30 minutos e por volta da meia-noite retornou a trilha.
Segundo Manu, a previsão dele chegar no alto da serra, no Retiro dos Pedros, era por volta das 6h da manhã e provavelmente em Aiuruoca por volta das 10h da manhã. Então provavelmente Pablo nem tenha se perdido, mas ficaremos sabendo em breve.

 

19.02.2015 - 08:47

Onde está Pablo?

A equipe de imagens e de apoio esperou durante a noite toda pela passagem de Pablo Bucciarelli no alto da Serra do Papagaio, mas ele não apareceu. Choveu muito. Parte da equipe voltou agora cedo para o centro de Aiuruoca para buscar comida e saber se ele havia chego a cidade, mas não apareceu. É provável que ele tenha se perdido e feito um bivac para passar a noite. Em 2013 ele e Pedro Alex também se perderam durante um tempo neste trecho da travessia.
A equipe voltará para a Serra para a sua espera.
Pablo ainda tem praticamente 50 horas para chegar a Aiuruoca e quebrar o recorde.

 

19.02.2015 - 05:10

Mais um vídeo no ar

Está no ar o vídeo do 5º dia da Transmantiqueira com imagens de Cassandra Cury no Parque Nacional do Itatiaia.



 

18.02.2015 - 22:55

Novo vídeo no ar

Está no ar o vídeo do 4º dia da Transmantiqueira com imagens de Cassandra Cury.



 

18.02.2015 - 13:13

Trecho final

Segundo Sajobe, morador de Alagoa, a travessia da Serra do Papagaio é impossível hoje, por conta do mau tempo e do nevoeiro que impossibilita navegação. Ele e o pai, como tropeiros já se perderam muitas vezes nessas circunstâncias. Diante disso, Pablo aumentou o tempo estimado para 12 horas. Ainda assim, é possível que ele finalize a Transmantiqueira em Aiuruoca nesta madrugada.

 

18.02.2015 - 13:00

Novo vídeo no ar

Está no ar o vídeo do 3º dia da Transmantiqueira com imagens de Cassandra Cury e Samuel Oscar.



 

18.02.2015 - 12:50

Começou o 6º dia da Transmantiqueira

Pablo fechou o quinto dia às 7:55 com 309 km no bairro da Capivara, no vale de Airuoca, entre Fragaria e Alagoa. Hoje, às 11:11 chegou na cidade de Alagoa, acumulando 326 km. Ele disse que entre Lajinha e Itaoca, veio conversando com um tropeiro, Adalberto de Itaoca, carregando leite em burros. O que mais encanta o tropeiro, na Mantiqueira são as cachoeiras.
Pablo estava muito cansado durante a madrugada, e veio despertando junto com a Mantiqueira no nascer do sol. Chegou em Alagoa correndo.

 

18.02.2015 - 01:10

Novo vídeo no ar

Está no ar o vídeo do 2º dia da Transmantiqueira com imagens de Cassandra Cury.



 

18.02.2015 - 00:18

Fotos do 5º dia de travessia

Mais quatro belas imagens da Transmantiqueira pelas lentes do fotógrafo André Dib, com o cenário deslumbrante do Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque do Brasil, tendo sido criado em 14 de junho de 1937. Hoje possui uma área de 28.000 hectares. Itatiaia em tupi significa "Pedra Pontuda".

Pablo subindo a Garganta do Registro pro Parque Nacional do Itatiaia. Foto: André Dib  
Maciço das Prateleiras (2607m). Foto: André Dib
Pico das Agulhas Negras (2971m), a 6ª maior montanha do Brasil. Foto: André Dib  
Pablo chegando na Pedra do Altar. Foto: André Dib
 

17.02.2015 - 18:21

Encontro na Transmantiqueira

Nesta terça-feira houve um encontro ocasional próximo ao cume da Pedra do Altar, no Parque Nacional do Itatiaia. Os colegas de corrida de aventura, Pablo Bucciarelli e Chico Santos se encontraram. Chico estava treinando com a namorada no local para a primeira corrida de montanha que acontecerá dentro de um parque nacional, o Itatitaia, em maio.
Chico ficou satisfeito de ver o amigo realizando um grande projeto, e disse que é o sonho de todo atleta de corrida de montanha percorrer a Transmantiqueira e que é muito provável que no futuro ele também realize este sonho.

Samuel Oscar, Pablo Bucciarelli e Chico Santos próximo do cume da Pedra do Altar, no Parque Nacional do Itatiaia.
 

17.02.2015 - 15:40

Dentro do primeiro parque nacional brasileiro

Pablo finalizou o 4º dia de travessia com 251 km percorridos.
Em suas palavras, "... a travessia da Serra Fina foi um massacre". Ele tinha previsto fazer em 10 horas e acabou fazendo em 19h32.
A chuva continua castigando tanto o atleta Pablo Bucciarelli como a equipe de captação de imagens. Hoje eles não subiram o Pico da Agulhas Negras devido ao mal tempo, mas fizeram juntos o Pico do Altar.

 

17.02.2015 - 12:45

Sem comunicação

Toda equipe está no Parque Nacional do Itataia e no seu entorno. A Ana, jornalista do O Globo, informou que recentemente caiu uma torre de transmissão próxima ao parque e é bem provável que a comunicação que normalmente já seria difícil, será ainda mais complicada.
Em breve atualizaremos os dados do deslocamento do Pablo, mas se o cronograma estiver em dia, eles entraram hoje de manhã no Parque Nacional do Itatiaia, rumo as Agulhas Negras.

 

16.02.2015 - 11:30

Novo vídeo no ar

Publicado o vídeo do primeiro dia de travessia completo. Assista as belas imagens de Cassandra Cury (no solo) e de Sanuel Oscar (drone).

 

15.02.2015 - 20:56

Marins x Itaguaré em 8h30

Pablo Bucciarelli chegou na base do Itaguaré às 14h30. Considerada por muitos montanhistas a travessia Marins x Itaguaré como sendo a mais técnica do Brasil. Ele está muito cansado, mas fez da base do Marins até base do Itaguaré em oito horas e trinta minutos. Por sorte não pegou chuva.
A equipe não conseguiu pegar o Pablo no alto do Itaguaré porque ele está muito mais rápido do que o previsto.

"Estamos partindo, eu Samuel e a Cassandra para Paiolinho, para subir a Pedra da Mina na madruga, pra chegar lá no amanhecer. Penso que ele fará em torno de dez horas toda a travessia da Serra Fina. Nesse momento chove muito."_ disse o fotógrafo André Dib
Mantiqueira, a Serra que Chora. Foto: André Dib  
Muita chuva no trecho de Campos do Jordão a Delfim Moreira. Foto: André Dib
A subida ao Pico dos Marins. Foto: André Dib  
Pablo chegando na base do Marins na madrugada de domingo. Foto: André Dib
 

15.02.2015 - 07:55

Início do terceiro dia

Assim que amanheceu o terceiro dia, Pablo Bucciarelli iniciou a travessia Marins / Itaguaré. André Dib, Cassandra Cury e Samuel Oscar fizeram ótimas imagens da subida e já se dirigiram para Itaguaré, para esperar a chegada de Pablo.
Samuel Oscar considera a travessia Marins / Itaguaré uma das mais bonitas e difíceis do Brasil. O Pico dos Marins tem 2.420m, é o 26º pico mais alto do Brasil.

Amanhecer no Morro do Careca com vista para o Pico dos Marins. Foto: Cassandra Cury  
Samuel Oscar, André Dib, Pablo Bucciarelli e Cassandra Cury no 3º dia de travessia.
 

15.02.2015 - 01:00

Base dos Marins

Depois de um dia puxado, Pablo Bucciarelli chegou a base do Pico dos Marins, jantou e dormiu. Deve levantar às 4h da madrugada para iniciar a subida. No momento chove muito no local. A equipe informou que agora a base do Marins tem uma boa estrutura.

 

14.02.2015 - 19:01

Fazenda da Onça

Pablo Bucciarelli chegou na Fazenda da Onça em Delfim Moreira, neste sábado às 13h10. Até este horário ele havia percorrido 136 km em 29 horas. Comprando com 2013, ele chegou nesta fazenda após 48 horas. Está 14 horas adiantado.

 

14.02.2015 - 18:20

Drone na Pedra do Baú

Ovídeo de Pablo Bucciarelli chegando ontem no final da tarde no Bauzinho. Assista as belas imagens do Drone da Montanha, por Samuel Oscar.

 

14.02.2015 - 12:38

Segundo dia

Por volta das 8h da manhã, Pablo iniciou o segundo dia de travessia. Ele estava próxima da entrada do parque de Campos do Jordão.

A equipe junto com Pablo no local do pernoite.
 

13.02.2015 - 22:00

Ponto de apoio

No início da noite de ontem, no estacionamento do Bauzinho, pablo Bucciarelli fez mais uma rápida parada em um ponto de apoio. Ele descansou um pouco e jantou macarrão com atum.

Pablo no ponto de apoio jantando macarrão com atum. Foto: André Dib  
Ele aproveitou para curtir o visual, antes de voltar para a trilha: André Dib
 

13.02.2015 - 21:17

Pedra do Baú

Parte da equipe estava esperando a chegada de Pablo Bucciarelli na Pedra do Baú. Mas como a equipe viu que estava chovendo muito e caindo muitos raios, após reunião com Pablo decidiram não fazer o rapel que estava programa. O encontro se deu no Bauzinho. Após se alimentar um pouco, Pablo voltou para a trilha.

Pablo Bucciarelli na Pedra do Baú. Foto: André Dib
 

13.02.2015 - 17:17

Muita chuva

Neste momento está chovendo torrencialmente na Mantiqueira, mais precisamente na região de São Bento do Sapucaí. Pablo chegou no sitio do Robertinho, cuidou dos pés e seguiu sob forte chuva rumo a Pedra do Baú, onde parte da equipe o espera.

Após rápida parada, Pablo parte rumo a Pedra do Baú. Foto: Lucas Abdalla  
Pablo trocando as proteções dos pés. Foto: Lucas Abdalla
 

13.02.2015 - 15:10

Na Sapucaí.

Depois de 7h10 minutos e 55km de travessia, Pablo acaba de chegar na cidade de Sapucaí-Mirim, próximo da divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

 

13.02.2015 - 13:02

Parada de reabastecimento

Pablo Bucciarelli fez a sua primeira parada de reabastecimento no Bar do Trevo, no bairro Paiol em Sapucaí-Mirim. Não comeu nada, mas descansou por 10 minutos e depois seguiu para a trilha. Ele percorreu 36 km em 4h30. Para efeito de comparação, em 2013 ele percorreu este mesmo trecho em 11h, pois ele e Pedro Alex se perderam no início da trilha naquela ocasião.

 

13.02.2015 - 08:30

Começou

Às 7h55 da manhã, Pablo Bucciarelli iniciou a travessia da Transmantiqueira.


Pablo Bucciarelli no início da trilha. Foto: André Dib  
Às 07:55 começou a Transmantiqueira. Foto: André Dib
Pablo Bucciarelli se concentrando para o início da travessia. Foto: André Dib  
Com parte da equipe momentos antes do início da travessia. Foto: André Dib
 

13.02.2015 - 08:40

O vídeo

Assista o vídeo da véspera da travessia.

 

12.02.2015 - 10:20

Está chegando a hora

Toda equipe já está se encaminhando para Monte Verde, local do início da Transmantiqueira e amanhã cedo por volta das 7h terá início mais um desafio de Pablo Bucciarelli.

Incluímos o tempo de 2013 no mapa, assim teremos um parâmetro de como o Pablo Bucciarelli estará se saindo agora em 2015. Esse tempo da travessia de 2013 foi estabelecido por Pablo Bucciarelli e Pedro Alex.

 

11.02.2015 - 20:10

Conheça a equipe



  Pablo Bucciarelli  

FOTÓGRAFO
Fotógrafo desde 2002, André Dib produz reportagens para as principais revistas de natureza, esporte e turismo do Brasil e exterior. Participou de diversas expedições no País para registrar o modo de vida dos povos tradicionais e a riqueza natural de biomas como Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. Apaixonado pela vida ao ar livre, André escalou algumas das principais montanhas brasileiras. Ascendeu aos 11 principais picos do País e às mais belas montanhas da América, como Aconcágua, Ojos del Salado, Illimani, Sajama, Parinacota, Cotopaxi entre outras. A natureza pulsante e a forma em que o ser humano se encaixa nela é o foco principal de seu trabalho, que não se restringe a paisagens, mas também a cenas cotidianas, e aos costumes e tradições de um mundo diverso em suas origens.

  Pablo Bucciarelli  

LOGÍSTICA
Bruno Zanini Neto, 39 anos. Aventureiro desde sempre. Atualmente proprietário da Rota da Aventura, empresa especializada em passeios radicais, apoio e logistica para atletas profissionais e amadores. Utiliza uma Land Rover Defender - 9 lugares, preparada para os piores terrenos e situações, equipada com guincho e maca de resgate, e que se transforma em abrigo e cama para duas pessoas.
"O que eu espero nesta travessia? Primeiramente fazer o logística e apoio ao nosso montanhista de velocidade e, aos documentaristas, prezando a segurança e bem estar de todos da equipe. Quero aproveitar ao máximo tudo que esta região nos oferece em trilhas e travessias. Espero também, registrar belas paisagens, encontrar animais selvagens, observar aves locais, contemplar a natureza e, claro...me divertir!"

  Pablo Bucciarelli  

CINEGRAFISTA
Fotógrafa, cinegrafista e aventureira focada na natureza e nos seres que nela vivem, fascinada por esportes outdoor e pela beleza do ser humano. Produz fotos para catálogos publicitários e imagens institucionais e colabora com o mercado editorial através de Banco de Imagens, há 5 anos.
Participar dessa Expedição na Serra da Mantiqueira, junto com uma equipe de grandes profissionais, seguindo e registrando os passos solitários do Pablo nesse desafio, me faz sentir uma ansiedade boa e gratidão por poder mergulhar numa experiência única como essa e no universo cheio de beleza e mistérios da "Serra que Chora". E será com muita força e a melhor energia que estaremos lá, juntos, capturando as melhores imagens e os momentos mais incríveis. Vai ser um desafio pra todos nós!

  Pablo Bucciarelli  

TREINADOR
Tivemos a oportunidade de correr algumas provas de corrida de aventura na mesma equipe. Já se passaram 10 anos e hoje tenho a honra de ser seu treinador. Então, posso dizer que conheço bem esse cara. E não duvido de sua capacidade de superar toda e qualquer adversidade que podemos imaginar. Ele chegou para mim e disse que faria a Transmantiqueira novamente, só que agora solo. Essa conversa não tem dois meses, então tivemos pouco tempo em sua preparação. Mas como ele já é um atleta digamos que calejado, seu treinamento vem evoluindo muito bem. Minha preocupação é aumentar o volume da forma mais gradativa que o pouco tempo nos permite sem que ele se machuque. Estou muito confiante de que ele diminuirá o tempo de 2013, pois agora está mais experiente nesse tipo de expedição e não cometerá os mesmos erros. Daniel é treinador e diretor técnico da Aksa Outdoor Sports.

  Pablo Bucciarelli  

WEB
Elias Luiz é o editor chefe do Extremos, o maior portal de aventura do Brasil. Junto com sua equipe, será responsável por editar todo o material da Transmantiqueira, entre vídeos, podcasts, fotos e textos e colocar no ar para que os mais de 200 países que acompanham o Extremos tenham acesso.
Elias é precursor das coberturas onlines de expedições no Brasil, tendo iniciado com as coberturas de enduro a pé em 2002 e em 2005 realizou a primeira cobertura online do Everest. Hoje em dia o Extremos realiza cobertura das principais expedições pelo mundo, com ou sem brasileiros, fazendo parcerias com exploradores como Simone Moro, Denis Urubko, Rodrigo Raineri, Manoel Morgado, Carlos Santalena e muitos outros. Trazendo sempre informações exclusivas e em primeira mão para os internautas do Extremos.

  Pablo Bucciarelli  

LOGÍSTICA
É com prazer que a equipe da Vale Radical irá patrocinar e apoiar o atleta Pablo Bucciarelli na Expedição Transmantiqueira e terá a função de montar o acampamento e cozinha itinerante para o atleta e toda equipe de apoio durante a jornada, preparação dos alimentos e acomodações apropriadas para o descanso e conforto de todos. Além de ficar responsável pela segurança dos mesmos durante os trechos que exigem equipamentos de vertical nos pontos críticos.
As expectativas para que a travessia se conclua com sucesso são as melhores possíveis, o atleta é um dos melhores do Brasil e já está habituado em fazer provas longas. A equipe que fará as imagens também são uma das melhores que conheço em captação de imagens outdoor. A equipe da Vale Radical já fez apoio anteriormente para o atleta em uma das provas mais duras que ele realizou, a Cháuas 300km.

  Pablo Bucciarelli  

VERTICAL
Aventureiro nato, escalador e montanhista, highliner, fotógrafo e alpinista industrial. Apaixonado pela natureza e amante da altura.
Trabalhou em várias corridas de aventura como fotógrafo ou staff. Escalador há 6 anos e praticanete de highline há 2 anos.
Serei responsável pela segurança e a parte vertical da travessia em que é preciso o acesso com cordas.
Estou muito ansioso e contando os dias para o início desta travessia incrível, sem dúvida vai ser uma experiência incrível.

  Pablo Bucciarelli  

DRONE
Meu nome é Samuel Oscar, mais conhecido pelos mini curtas do Drone da Montanha. Vivo ao redor da Serra da Mantiqueira transportando equipamentos em expedições e locais extremos a procura de belas imagens. Um trabalho aprimorado decorrente de muitas aventuras, por vezes mal sucedidas, aprendendo com cada perrengue e resultados positivos. Isso me relaxa, me faz feliz. É meu cobertor de proteção, a minha fuga. Por tanto, participar do desafio que o Pablo me propôs será mais do que contribuir para essa conquista. Filmar a beleza dessa Serra, juntamente com os esforços do ser humano na natureza é, de longe, meu tipo de vídeo favorito, um hobbie, uma satisfação. Tentarei demonstrar ao telespectador uma perspectiva diferente dos principais pontos dessa aventura, a Transmantiqueira Solo.

  Pablo Bucciarelli  

LOGÍSTICA
Sócio proprietário da Treine Certo Assessoria Esportiva e Eventos de Vitória - ES. A expectativa e missão, será proporcionar o melhor apoio logístico em todo percurso, facilitando assim a travessia da Transmantiqueira. A meta é dar total suporte à equipe que acompanhará o Capitão Pablo Bucciarelli em uma dura jornada com intuito de promover, divulgar e alertar sobre o que há de mais belo no restante de Mata Atlântica que envolve a serra. Trabalho árduo, disciplina e boa sintonia com a equipe de suporte, a maior missão é fazer a expedição rodar como um relógio suíço, sem erros. Serei responsabilizado por prestar total assistência em deslocamento e materiais necessários para a jornada como impermeáveis, carregadores portáteis, tênis e o que mais for preciso. Aho Capitão e um salve bem grande à todos os integrantes, estamos junto nessa até o fim da expedição.



04.02.2015 - 14:15

Release

Depois de 2 anos a Transmantiqueira está de volta, e novamente com a Cobertura Online do Extremos. Agora em 2015 o grande diferencial é que Pablo Bucciarelli fará ela em Solitário. A meta é percorrer os 400 km em menos de 8 dias. Confira o release.


A meta de Pablo é percorrer os 400km da Transmantiqueira em menos de 8 dias.
 
Pablo Bucciarelli durante a Transmantiqueira 2013. Foto: Pedro Alex

comentários - comments