Extremos
 
Manaslu e East Pinnacle no Inverno
SIMONE MORO E TAMARA LUNGER - COBERTURA ONLINE 2015
 
 
 
TRANSMANTIQUEIRA MANASLU ACONCÁGUA EVEREST
 

 
notícias - news
 

08.04.2015 - 17:42

Fim da expedição

Simone Moro e Tamara Lunger decidiram encerrar a expedição ao Manaslu devido ao mal tempo. Desde que chegaram ao acampamento base não tiveram mais que 5 horas seguidos de céu azul. O fim da temporada de inverno e início da temporada de primavera foi muito castigado por nevascas e mal tempo, impedindo a progressão da expedição.

“Uma expedição não é apenas puro ato, uma ascensão com o coração na boca. As vezes é um jogo de paciência e de testar os nervos. Creio que Tamara e eu fizemos o possível para dar tempo a montanha que se cubriu de neve e ao vento para que diminuísse de intensidade. Mas depois de muito tempo de espera, o clima não mudou e acabamos perdendo muitos equipamentos na neve e também muito tempo trabalhando com a pá para manter o nosso acampamento a salvo. Mas para nossa surpresa não perdemos o humor nem a vontade de sonhar e dar risadas. Agora chegou a hora de partir e voltar para casa. Já temos alguns planos de projetos futuros." - disse Simone Moro

“A expedição acabou, mas estamos completamente conscientes de que nestes dois meses experimentamos momentos mágicos e de pura diversão, que nos deram muitas satisfações. Tivemos paciência, estávamos motivados mas, em algumas ocasiões, é necessário saber quando parar."Tamara Lunger
Simone Moro e Tamara Lunger.  
Temporada com muitas nevascas e mal tempo forçou o fim da expedição.
 

15.03.2015 - 14:00

Dia de banho

Jacuzzi em Dingboche (4.530m). Talvez não tão quente quanto eu gostaria, disse a alpinista italiana Tamara Lunger, que está junto com Simone Moro no vale Khumbu, no Nepal.

Jacuzzi em Dingboche (4.530m). Talvez não tão quente quanto eu gostaria, disse a alpinista italiana Tamara Lunger, no vale Khumbu, Nepal.
 

11.03.2015 - 10:50

Khumbu Valley

Os dois alpinistas italianos já estão no vale Khumbu, próximo ao Everest. Simone Moro e Tamara Lunger estão fazendo escaladas de aclimatação no Ama Dablam e nas montanhas em volta do vilarejo de Dingboche (4.530m). Ambos tem comentando que voltarão em breve para a escalada do Manaslu e do East Pinnacle.

Foto panorâmica com vista para o vilarejo de Dingboche (4.530m) e do Ama Dablam (6.812m). Foto: Tamara Lunger
 

04.03.2015 - 12:00 - atualizado: 13:07

Expedição temporariamente congelada (literalmente)

Simone Moro e Tamara Lunger já estão no vilarejo de Samagaon. Não será mais possível fazer a escalada invernal, mas provalvemente retornem para uma escalada na primavera, dentro de algumas semanas. Leia o relato de Simone Moro.

Nunca vi uma coisa dessas. Sete dias consecutivos de neve!
Ontem, ela só tinha fingido que ia parar por um momento. Eu ainda não tinha tido tempo de começar a escrever e já sentia novamente o som de flocos de gelo batendo na tela da barraca.

Eu fiz 13 expedições de montanhismo no inverno (Aconcágua e Cerro Mirador em 1993, Annapurna em 1997, Marble Wall em 2001, Shisha Pangma em 2004 e 2005, Cerro Torre, em 2005, Broad Peak em 2007 e 2008, Makalu em 2009, Gasherbrum 2 em 2011, Nanga Parbat em 2012 e 2014 e agora aqui no Manaslu) e pensando em todas essas experiências, com ou sem atingir o cume, eu não me lembro de alguma vez ter visto nada parecido com isso.

São, talvez, uns 6 metros de neve no acampamento base e na montanha. Dois metros e meio já estavam lá quando chegamos de helicóptero em 17 fevereiro. Naquele momento mal conseguíamos caminhar e isso atrasou a montagem do acampamento base.

Uma vez no acampamento base, usando raquetes de neve, Tamara e eu fomos várias vezes na geleira e chegamos ao Campo 1 e depois subimos bem, até 5.900 metros. Mas, em seguida, voltou a perturbação e em 5 dias caiu mais de 3 metros de neve.

As barracas foram montandas acima da neve, mas agora o nível da neve já estava acima do topo das barracas. Nós trabalhávamos com a pá diariamente, de 3 a 4 vezes por dia, durante algumas horas. Tentando nos proteger, e nós tínhamos que se acostumar com as dezenas de avalanches que ouvíamos precipitando no vale, mas não podíamos ver por causa da baixa visibilidade.

Ontem, como já disse, o sopro e a poeira de uma avalanche alcançou o acampamento base e compreendemos que a situação estava cada vez mais complicada.
Sair daqui caminhando para o vale seria um suicídio, porque as avalanches descem pelo vale, é o canal de escoamento natural.

Com mais de 5 metros de neve, vai demorar pelo menos 2 ou 3 semanas de sol para se estabelecer e consolidar tudo e fazer as encostas do Manaslu ser confrontados com um coeficiente de segurança adequado. Os relatórios de previsão do tempo que Karl Gabl tem nos enviados, tem sido precisos, e este último nos informava que era eminente a chegada de um Jetstream, ventos fortes ou seja, no alto, e com 140 km/h. O que fará a temperatura cair e criar novos acúmulos de neve transportados pelo próprio vento. Uma informação nada boa, na verdade!

Por tudo isso, decidimos que em vez de ficar no acampamento base com os dedos cruzados, na esperança de ficar imune as avalanches ou dos ventos, resolvemos ir para outro lugar por algumas semanas.

Obviamente, o prazo de 20 de Março, que marca o fim do inverno, está próximo e será impossível escalar o Manaslu antes disso.

O helicóptero chegou e após ficar parado devido a baixa visibilidade, finalmente decolamos e chegamos no vilarejo de Samagaon.
Tamara e eu iremos para a região do Everest, para manter a forma, provavelmente tentaremos alguma escalada interessante. Pelo menos espero que sim, porque mesmo no vale de Khumbu nos últimos dias a neve tem caído. Não tanto quanto aqui, mas em abundância.

Nossa licença de escalada do Manaslu dura 75 dias (expirando provavelmente no dia 1º de maio) e, embora iremos perder a chance deste invernal, queremos manter em aberto a possibilidade de retornar e fazer essa tentativa na primavera Primavera (de 21 de março à 20 de junho).

Assim, não encerramos definitivamente a expedição. Apenas mudamos a maneira de gerenciar o tempo de inatividade e espera. Durante pelo menos três semanas esses 6 metros e possivelmente mais neve que ainda irá cair, representaria um impedimento de qualquer atividade no acampamento base. Falamos de 6 metros, e não 60 centímetros... O Manaslu não é difícil, mas o caminho clássico consiste de encostas, perfeita para avalanches. Em 2012, 11 pessoas morreram após uma avalanche que varreu completamente o campo 3 e encosta abaixo chegando até Acampamento 2. (leia sobre isso no livro "Manaslu, em busca dos meus limites", de Manoel Morgado).

Então, estamos mudando o foco de ação para as próximas semanas, antes de voltar aqui...
Vamos mantê-lo informado.

Simone e Tamara

 

03.03.2015 - 20:15

Mais de 3 metros de neve deve obrigar alpinistas a encerrar a expedição

Falei com o Simone está manhã sobre os nossos planos para o futuro e ele me disse: "Quer sair daqui ou não, agora também é uma questão de segurança."

E eu disse a mim mesmo, não, estamos seguros aqui! Após a segunda sessão de pá para limpar em volta da barraca, a neve já passava de 3 metros de altura. Logo que entramos para descansar, escutamos um estrondo enorme, mas não sabíamos o que estava acontecendo. Simone saltou e saiu da barraca e disse que era uma avalanche. Mas não tínhamos como saber a dimensão dela. Eu não sabia se devia ficar dentro da barraca ou sair.

Felizmente, foi apenas o pó de neve que chegou até a nós e tudo ficou bem. Eu realmente fiquei assustada e me senti indefesa por um momento. Por isso agora estou revisando a minha decisão, e acho que nós devemos sair daqui o mais rápido possível. Mas só conseguiremos chegar ao vale se formos de helicóptero, caminhando seria um suicídio, porque a trilha até o vilarejo de Samagaon é muito íngreme. Precisamos que o tempo melhore para que o helicóptero possa vir nos buscar, fora isso, todo o resto é uma questão menor.

 
 

27.02.2015 - 12:02

Parou de nevar

Hoje estamos trabalhando com a pá, pois agora finalmente parou de nevar! Após os exercícios com a pá, nós começamos a fazer uma hora de exercícios na barraca: flexões, abdominais, alongamento! Venha participar! - disse Simone Moro.

 

26.02.2015 - 14:45

A neve castiga

Os dois alpinistas italianos continuam no acampamento base, castigados pela neve que cai. Simone diz que já deve ter caído uns 30 centímetros de neve.

 

24.02.2015 - 15:15

C1 pronto

Simone Moro e Tamara Lunger montaram ontem o C1, a 5700m. Hoje subiram até 5.900m, mas tiveram que dar meia volta por causa dos ventos fortes. Eles já estão de volta ao acampamento base.

 

21.02.2015 - 23:40

Organizando

Ontem mais uma vez fez um dia super ensolarado. Eu tive queimaduras solares. O helicóptero trouxe o material que faltava, agora podemos organizar nosso acampamento um pouco mais. Agroa com uma panela apropriada nosso cozinheiro preparou um delicioso jantar.
Hoje começamos a subir, mas apenas um passeio, porque temos de terminar a montagem do acampamento base, então assim que estivermos livre disso e o tempo colcaborar, começaremos a subir. As trilhas estão muito perigosas no momento, portanto, é melhor esperarmos um pouquinho mais.

Uma caminhada próximo ao campo base.  
Finalmente as panelas chegaram e nosso cozinheiro fez um jantar delicioso.

19.02.2015 - 02:40

Parece um sonho

Finalmente um dia com o ceú limpo, sem nevascas e com muito sol. Ótimo dia para terminar de montar o acampamento base com o resto dos equipamentos e mantimentos que finalmente chegaram.

Foto panorâmica com vista do acampamento e o Manaslu ao fundo entre as núvens. Foto: Tamara Lunger
 

17.02.2015 - 13:20

No acampamento base

Simone e Tamara já estão no acampamento base do Manaslu, a 4.750 m. Há dois metros de neve. O tempo está bonito. Infelizmente, houve um mal entendido com a logistica e a comida que seria entregue aqui não chegou. O cozinheiro e o assistente de cozinha sairam com raquetes de neve, para abrir o caminho, e possívelmente amanhã devem retornar com porteadores trazendo os alimentos.
Os dois alpinistas montaram o Dome (barraca) de 2 metros e estão comendo alimentos que estavam reservados para os acampamentos superiores. Hoje eles comeram "parmesão e pão tirolez". Nada mal!

"Apesar um erro logístico hoje, que sequer foi nossa culpa, chegamos ao base camp a 4750 m. Quando chegamos e vi a beleza desta montanha, eu não senti o mesmo "in love" como no K2, mas eu senti que esta alma é também muito amigável para nós. Acho que tivemos 20º graus negativos hoje, não há nuvens na montanha e eu usava apenas uma camiseta de manga comprida e um gorro... ninguém vai acreditar! Eu dei um forte abraço em Simone e disse: 'Simo, eu acho que teremos uma chance real!' Isso é tudo por hoje, depois deste dia duro eu sinto vontade de abraçar e beijar todos vocês que de alguma forma estão nos acompanhando."Tamara Lunger
Tamara Lunger e Simone Moro no Acampamento Base do Manaslu.  
Nesta foto de Tamara Lunger é possível ver o pico do East Pinaccle (7992m).

15.02.2015 - 02:00

A caminho

"Mesmo que nós fizemos um erro logístico hoje, que nem sequer era nossa culpa, chegamos a BC em 4750 m. Quando chegamos e vi a beleza desta montanha, eu não senti que "in love" como em K2, mas eu senti que esta alma é também muito amigável para nós. Acho que tivemos graus -20 constantes de hoje, não há nuvens, na montanha e eu usava apenas uma t-shirt de manga comprida e uma tampa ... ninguém vai acreditar! Eu dei um forte abraço a Simone e disse: ".! Simo, eu acho que teremos uma chance real" Isso é tudo por agora, depois deste dia pá duro eu quiser desfrutar da beleza em torno de me beijar a toda a gente, que está ligado ao -nos em todas as maneiras possíveis." Tamara Lunger

Tamara Lunger e Simone Moro no avião rumo a Kathmandu.
 

12.02.2015 - 12:30

Via de escalada

Incluímos na foto da cobertura a via que Simone e Tamara devem utilizar para a escalada do Manaslu. A linha VERDE é da subida e a VERMELHA a descida.
Primeiro a dupla vai atacar o cume do Manaslu e na descida atravessam a aresta e subem para o East Pinnacle e depois retornam ao acampamento base.

 

11.02.2015 - 13:42

A nova expedição

 

Finalmente depois de tanto mistério Simone Moro divulgou hoje a sua próxima expedição.

Simone Moro, 47 anos, e Tamara Lunger, 28 anos, ambos nascidos no norte da Itália, estão de mochilas prontas para a expedição completamente invernal ao Manaslu (8.163m), a oitava montanha mais alta do mundo, que terá início no dia 14 de fevereiro.

O Manaslu já foi escalado no inverno pelos poloneses Maciej Berbeka e Ryszard Gajewski no dia 12 de janeiro de 1984, mas nesta expedição quando o inverno começou, os poloneses já estavam a 7.000 metros de altitude. Por isso há um questionamento se essa pode ser considerada realmente uma expedição invernal.

Mas Simone Moro tentará também outro feito, escalar no mesmo ataque ao Manaslu, também o East Pinnacle (7.992m), fazendo uma travessia entre os dois cumes. O East Pinnacle é a montanha de 7.000m mais alta do mundo. Ela foi escalada pela primeira vez por Jerzy Kukuczka e Artur Hajzer no dia 10 de novembro de 1986.

Você poderá acompanhar toda expedição aqui na Cobertura Online do Extremos.


Simone Moro, 47, já escalou 2 montanhas acima de 8.000m no inverno.  
Tamara Lunger, 28, escalou o K2 em 2014.

comentários - comments