Cho Oyu 2013

notícias - news

04.09.2013 - 14:42

O Cho Oyu

Saindo de Tingri, subimos um grande morro para aclimatação. Foi possível apreciar a grandeza do platô tibetano. Após a tradicional chuva das monções, as nuvens se dissiparam e conseguimos ver pela primeira vez na viagem o Cho Oyu!

03.09.2013 - 11:58

Tingri

A meta do dia foi a viagem de Nyalam para Tingri, que está a cerca de 4300m. Foram cerca de 4 horas cortando o bonito planalto tibetano. O ponto alto é chegar a um passo a cerca de 5100m. Apesar das nuvens, foi possível admirar o ShishaPangma, umas das 14 montanhas com mais de oito mil metros. Depois do almoço, apenas caminhamos um pouco pela cidade para ajudar na aclimatação.

03.09.2013 - 9:03

O editor

Hoje foi dia de seguir viagem. Veja o roteiro no mapa criado pelo Extremos a rodovia que os brasileiros estão percorrendo, é a G318, conhecida também como Rodovia da Amizade (Friendship Highway), por interligar Nepal e Tibet. Essa é a rota para quem vai escalar o Cho Oyu, Everest, Makalu ou como eu fiz em 2010, um belo roteiro de Kathmandu até Lhasa, a capital do Tibet, roteiro conhecido também como Caminho de Shangri-La. A G318 é uma ótima rodovia, em perfeito estado e muito bem cuidada e construída, mas isso estou falando de 2010, quando ela tinha sido recentemente asfaltada. Acredito que a impressão da G318 que o Thomaz Alberto Brandolin teve ao percorrer em 1991 deve ter sido bem diferente! A G318 na verdade é uma imensa rodovia de 5.476km, que começa em Shanghai e termina em Zhangmu (fronteira com o Nepal).

02.09.2013 - 14:32

Em Nyalam

Fizemos uma boa caminhada de aclimatação, subindo uns 450m. Uma atividade leva ainda, mas muito útil! Amanhã iremos para a Tingri, chegando a cerca de 4300m. Tivemos a oportunidade de conversar com Mingma Dorjee, um dos climbing sherpas. Um currículo sensacional, 9 cumes do Everest, 4 do Cho Oyu e 1 do Manaslu! Parece que o menino leva jeito!! Estamos em boas mãos!

01.09.2013 - 18:10

Hoje fizemos a viagem de Zhangmu para Nyalam. Uma viagem curta de apenas 1 hora, mas um ganho de altitude significativo. Nyalam está a 3.600m de altitude. Fizemos uma caminhada leve de cerca de 4km. Depois foi descanso.

01.09.2013 - 10:40

Rumo a China

Ontem fizemos a viagem de Katmandu até Zhangmu na China. Tudo ocorreu de forma muito tranquila, sem os típicos problemas de deslizamento na estrada. A passagem pela fronteira também foi muito sossegada. Zhangmu está a cerca de 2200m com uma temperatura amena. Pela manhã estava 22ºC, mas sempre nublado ou chovendo, pois estamos nas monções.

A partir daqui não conseguimos mais acessar o Facebook, é a China e a sua "liberdade de expressão!"

30.08.2013

Lisete Florenzano

Já estamos aqui em Katmandu, eu e Agnaldo chegamos dia 26 e o Luiz chegou antes e aproveitou para fazer um trekking. Sempre gosto de chegar nesta cidade maluca. Acho que é quando tenho que me desconectar do nosso conhecido mundo ocidental e entrar em outra maneira de viver, que é aqui na Ásia.

Esta é minha sexta visita ao Nepal, o que me deixa muito mais tranquila para andar nas ruas labirínticas do Thamel, o bairro turístico da cidade, não perco muito tempo procurando restaurantes, lojas, etc. Já me sinto à vontade aqui, e toda essa confusão e extremos não me chocam mais.

Nestes dias, ficamos principalmente atrás de coisas que faltavam em nossa lista de equipamentos, remédios e coisas de supermercado. É incrível como essas listas nunca terminam! Quando acho que terminei, me lembro de mais um item. Nada pode faltar, pois não teremos como comprar nada depois que entrarmos no ônibus rumo ao Tibet, no dia 31. Iremos escalar a rota “normal” do Cho Oyu, pelo lado tibetano.

Hoje encontramos os guias da IMG (International Mountain Guides), Mike e Peter. Os dois são super simpáticos e experientes. Eles checaram todos os equipamentos de cada pessoa da expedição, justamente para que nada falte, ou que vá coisas a mais e que não serão usadas na montanha. Sempre essas questões de peso e volume são críticas em qualquer expedição, pois disso depende o número de pessoas / transporte para carregar tudo até o acampamento base. Seremos 12 escaladores.

Fomos depois para Boudhinath Stupa, um monumento budista que sempre adoro visitar. Tive enfim um “dia de turista”, só curtindo a vida que literalmente roda em volta da grande stupa, com os “Olhos de Buda” nas quatro direções (N, S, L, O), os olhos que tudo veem.

Amanhã a noite teremos um jantar, para conhecer os outros escaladores e para conversar sobre a logística da viagem e da escalada.

Nossa saída para o Tibet está marcada para o dia 31, bem cedo. Vou escrever novamente antes disso, contando as últimas novidades antes de seguir viagem.

Grande abraço a todos e obrigada por toda a energia positiva!

29.08.2013

Luiz Silva

Excluindo escaladas no Himalaia, todas as minhas escaladas anteriores, seja em alta montanha ou não, nunca foram realizadas utilizando guiais. Sempre com amigos, tendo um objetivo comum. A nossa escalada do Cho Oyu que vai começar em breve será com a IMG (International Mountain Guides). A atuação destas empresas pode levar a uma acalorada discussão. Muitos são contra, pois a montanha acaba recheada de escaladores que não estão aptos para o que estão fazendo.

Não simpatizo muito em escalar nesta formato. Eu realmente acharia melhor ter apenas a estrutura até o acampamento base e depois ir montando os acampamentos e planejando cada etapa. O trabalho seria muito maior e a chance de cume menor! Contudo, para isso seria preciso pelo menos um parceiro, daqueles que você já conhece bem e está sintonizado. Apesar dos vários amigos escaladores, nenhum deles estava interessado (ou podia) na escalada do Cho Oyu neste momento. E assim, vou fazer parte de um grupo total de 12 clientes que pretendem escalar o Cho Oyu com a IMG. O grupo total deverá ter mais de vinte pessoas, entre os 2 guias americanos, climbing sherpas, cozinheiro, etc. O negócio agora é aproveitar ao máximo a estrutura oferecida por esta grande empresa para a escalada ser o melhor possível! Também é a oportunidade de aprender com os excepcionais escaladores que farão parte da equipe.

Encontrei apenas os guias e os brasileiros, todos eles muito legais. Amanhã teremos um jantar em Ktm para conhecer todo mundo e no dia seguinte partimos para o Tibet.

29.08.2013 - 10:40

Últimos detalhes

Luiz Silva, Lisete Florenzano e Agnaldo Gomes se encontraram em Katmandu para acertarem os últimos detalhes da expedição que embarca dia 31 de agosto para o Cho Oyu. Cada integrante tem o direito de levar até 54kg de equipamentos para a montanha. Eles aproveitaram o dia para organizar os equipamentos que serão despachados para o acampamento base e os equipamentos que acompanharão eles durante a viagem até lá, que deve demorar 10 dias.

26.08.2013

Kathmandu

Agnaldo e Lisete já estão em Katmandu organizando os equipamentos da expedição.

25.08.2013 - 18:10

No Nepal

Luiz Silva chegou ao Nepal duas semanas antes do grupo e aproveitou para fazer a trilha de Langtang como início do processo de aclimatação.

19.08.2013 - 8:53

O início da Expedição Cho Oyu 2013

Podcast com Agnaldo Gomes e Lisete Florenzano. Eles falam do ínicio da expedição.