Divulgada uma das últimas fotos de Vitor Negrete no Everest
da redação: Elias Luiz
26 de setembro de 2013 - 9:52
 
 
 
 
Vitor Negrete próximo ao cume do Everest, na Face Norte. Foto: Gilles Bouchet
 
compre agora livros impressos
 
       
 
 

Essa é uma das últimas fotos do Vitor Negrete enquanto escalava rumo ao cume do Everest, no dia 18 de maio de 2006.


Vitor Negrete foi um dos principais montanhistas brasileiro, em 2002, junto com Rodrigo Raineri foram os primeiros e até hoje os únicos brasileiros a escalar a Face Sul do Aconcágua, sendo considerada uma das escaladas mais comprometedoras do mundo. Também foram os primeiros brasileiros a escalar a Rota Noroeste do Aconcágua em pleno inverno, em 2004. Em 2005 Vitor Negrete chegou ao cume do Everest pela Face Norte (Tibet) utilizando cilindros de oxigênio.


Em 2006 Vitor Negrete e Rodrigo Raineri voltaram a Face Norte do Everest na tentativa de concretizar o objetivo da expedição anterior que era de chegar ao cume do Everest sem o uso de oxigênio suplementar. As 23h dia 17 de maio de 2006 Vitor Negrete partiu sozinho dos 8.300m do C3 rumo ao cume do Everest.

O alpinista francês, Gilles Bouchet, divulgou essa foto hoje:


Eu tirei esta foto perto do cume do Everest, enquanto descia. Nesta foto você pode ver o brasileiro Vitor Negrete. Quando passei por ele, trocamos algumas palavras:
- Você está bem?
- Eu estou bem - respondeu Vitor Negrete.
- O cume está próximo, boa sorte - disse a ele.

Vitor Negrete chegou no cume por volta das 13:00 horas do dia 18 de maio, tornando-se o primeiro brasileiro a escalar o Everest sem oxigênio suplementar. Aparentemente neste momento estava bem, gravou um vídeo e depois desceu. Foi na descida que começou a se sentir mal e a 8700m pediu ajuda via rádio ao seu sherpa que o esperava no C3. Dois Shepras subiram com chá quente e oxigênio e encontraram Vitor a 8500m. Conseguiram descer com ele até o C3, e deram bastante chá para ele se hidratar. Mas as 2:00 horas da madrugada de 19 de maio de 2006, Vitor Negrete faleceu, provavelmente de edemar cerebral ou edema pulmonar.

Nota do Editor
Conheça mais sobre as histórias, conquistas e expedições de Vitor Negrete lendo os livros:
• No Teto de Mundo - de Rodrigo Raineri.
• Espírito Livre - de Marina Soler Jorge, esposa de Vitor Negrete.


Fica aqui mais uma vez nossos sentimentos aos famíliares e amigos de Vitor Negrete com quem compartilhamos essa dor.