Uruguaio perdido nos Andes argentinos é achado após 4 meses
Fonte: EFE - O Globo
8 de setembro de 2013 - 21:38 - atualizado em 10 de setembro - 8:14
 
 
 
 
O uruguaio Raúl Fernando Gómez estava desaparecido havia quatro meses na cordilheira dos Andes.
 
Atualizado: 10.09.2013 - 8:14

Tida como um milagre, a história do uruguaio encontrado vivo depois de quatro meses perdido nos Andes passou às páginas policiais. A Justiça do Chile emitiu uma ordem de prisão a Raúl Fernando Gómez e pediu sua extradição às autoridades da Argentina, onde ele foi resgatado. O homem, de 58 anos, impressionou muitas pessoas depois de sobreviver quatro meses nos Andes alimentando-se de ratos e frutas secas.

Agora ele é acusado de ter abusado do filho de 8 anos de uma cunhada que vivia em Santiago. O Ministério do Interior do Uruguai emitiu um alerta de fechamento de fronteiras para evitar que Gómez volte ao país sem o consentimento da Justiça. O abuso teria acontecido em abril, antes de o uruguaio partir para os Andes.

Quando foi resgatado, Gómez contou que tinha saído do Uruguai a Mendoza, na Argentina, para participar de um encontro de motoqueiros. Dali seguiu ao Chile, onde a moto teria quebrado, e decidiu voltar a pé cruzando as montanhas até a Argentina. Depois de caminhar 200 quilômetros, perdeu-se durante uma tempestade de neve.

Ele foi encontrado no fim de semana num abrigo na província de San Juan, a 4.500 metros de altitude, por um piloto de helicóptero e dois técnicos da Direção de Hidráulica que faziam medições do nível da neve. Mesmo debilitado, Gómez conseguiu mancar até a porta do abrigo para abri-la e chamar a atenção da equipe. Até então, sobrevivera no inverno comendo ratos, além de açúcar, frutas secas e restos deixados para trás no abrigo.

Os médicos relataram surpresa com a sobrevivência do uruguaio. Mas, fora do Hospital Rawson de San Juan, onde Gómez é atendido, as autoridades afirmam que a viagem do uruguaio foi, na verdade, uma fuga.

- Esse senhor chegou fugido a Santiago, porque era acusado de um delito de violação. Foi recebido por parentes, e ali teria reincidido no crime. Ele veio se esconder em Petorca, foi reconhecido, e se sentiu encurralado. Deixou a moto em Pedernal e fugiu novamente - contou ao jornal chileno “El Mercurio” a governadora de Petorca, no Chile, Ingrid Massardo.

A filha de Gómez, Paula, minimizou a polêmica. Ao jornal uruguaio “El Observador”, ela disse que o pai já tinha comparecido à Justiça chilena e resolvido o caso. A denúncia de abuso, afirmou, fora feita por uma tia que tem pouco contato com a família e que sofre de uma doença psiquiátrica.

- (O assunto) veio à tona por causa de uma tia com quem não temos um bom relacionamento, mas já foi resolvido. Ele era procurado como desaparecido, nada mais. Podemos levá-lo quando quisermos a Montevidéu. Essa acusação não tem lógica - disse Paula.

A família de Gómez já está na Argentina e insiste que ele seja transportado nesta terça-feira de volta ao Uruguai, como era previsto antes de a denúncia do abuso vir à tona. Gómez perdeu 20 quilos e está desnutrido.
- Ele tem apresentado uma boa evolução, mas sofre de desnutrição severa - afirmou o responsável de comunicação do hospital, Rodrigo Belert.

Artigo original: 08.09.2013 - 21h38
Buenos Aires - Um uruguaio de 58 anos que estava há quatro meses desaparecido na cordilheira dos Andes foi achado vivo neste domingo no interior de um refúgio em uma montanha na província argentina de San Juan, na fronteira com o Chile, informaram fontes oficiais.
Raúl Fernando Gómez Cincunegui, foi descoberto por policiais argentinos em grave estado de saúde no refúgio Ingeniero Sardina, no Vale dos Patos Sul depois de quatro meses sem dar informações à família.

Apesar das temperaturas extremas do inverno, o uruguaio sobreviveu 2.840 metros acima do nível do mar se alimentando de açúcar e uvas passa deixados no refúgio por algum alpinista.

'Trata-se de um milagre', declarou à agência oficial Télam o governador de San Juan, José Luis Gioja.

Gioja explicou que Gómez Cincunegui está internado em tratamento intensivo por estar com sinais de 'desidratação avançada' e 20 quilos a menos.

O uruguaio chegou à cidade argentina de Mendoza em abril para participar de um encontro de motociclistas. Dali percorreu de moto o sul da Argentina, cruzou o Chile para visitar sua família e em 11 de maio contatou a esposa para dizer que sua moto tinha quebrado e que iria atravessar a pé a cordilheira. Foi o último contato dele com a família. As buscas tinham fracassado até hoje, quando foi descoberto pelos policiais e levado de helicóptero para um hospital de San Juan a 1.200 quilômetros de Buenos Aires.

Gómez Cincunegui contou à equipe de resgate que se desorientou por causa das fortes nevascas que caíram quando caminhava pela cordilheira.