Trekker desaparecido é encontrado após seis dias na Indonésia
Fonte: Seattle Pi
15 de agosto de 2013 - 21:13
 
 
 
 
Equipes de resgate encontraram o trekker em vulcão na ilha de Java. Foto: Gembong Nusantara
 

Yogyakarta, Indonésia (Reuters) - Equipes de buscas da Indonésia resgataram um trekker russo que estava desaparecido há seis dias ao tentar subir o vulcão mais volátil do país, disse um funcionário.
Yevgeny Luchina, 25 anos, desapareceu sábado ao escalar o lado sul dos 2.968 metros, do Monte Merapi, um destino popular para os visitantes, na principal ilha de Java.

Ele enviou uma mensagem de texto para sua namorada dizendo que ele tinha se perdido no caminho e pediu para ser resgatado.
Teguh Supriyadi, um porta-voz da agência de resgate, disse que Luchina foi encontrado nesta quinta-feira em condição fraca e com alguns hematomas.

Oito equipes de busca e resgate composta por 68 pessoas, incluindo soldados de uma força especial do exército, foram mobilizados para procurar Luchina, cujas pegadas foram descobertas na segunda-feira, mas os socorristas não conseguiram localizá-lo.

Sua localização, a uma altitude de cerca de 2.000 metros foi descoberta nesta quinta-feira pela manhã, mas equipes de resgate precisaram de quatro horas para chegar a ele por causa de uma ravina profunda que os separavam.

Merapi é o mais ativo dos vulcão da Indonésia. No mês passado, ele lançou uma coluna de material vulcânico vermelho escuro a 1.000 metros no ar, mas a erupção de lava não ocorreu e o nível de alerta não foi aumentado. Sua última grande erupção em 2010 matou 347 pessoas.