Expedição vai recriar a jornada de Shackleton
da redação
23 de janeiro de 2013 - 12:01
 
comentários    
 
 

Seis aventureiros entre britânicos e australianos estão prestes a recriar parte de uma das maiores jornadas da sobrevivência humana, a travessia que Shackleton e equipe fizeram da Ilha Elephant até a Ilha Géorgia do Sul em um pequeno bote.

Em 1914, Ernest Shackleton, um experiente explorador britânico, partiu para tentativa da primeira travessia da Antártica. Mas meses depois de embarcar e com a proximidade do inverno, seu navio ficou preso no gelo e foi destruído.

Tim Jarvis, chefe da expedição e sua equipe estão tentando a recriação da primeira jornada de Shackleton, utilizando o mesmo equipamento, até os casacos de gabardine.
Uma vez que o gelo derreteu em torno deles, Shackleton e cinco tripulantes remaram por 1500 km em um barco de sete metros através do perigoso Oceano Austral.

A Expedição Epic Shackleton vai remar a mesma rota em uma réplica do bote salva-vidas e a navegação será com sextantes.

''Este ano teve a maior quantidade de gelo no mar durante 20 anos, na Antártica'', disse ele. '' Nosso barco tem apenas 1 ½ centímetro de espessura.''
A expedição vai viajar com equipamentos de reserva de emergência - telefones por satélite e beacons - em uma caixa selada, mas por outro lado vai usar os mesmos equipamentos do século passado.

Um navio de apoio estará 20 milhas náuticas atrás. ''Mas temos que lembrar as condições que possam causar-nos problemas são as mesmas condições que poderiam impedi-lo de vir para nos ajudar,'' disse Sr. Jarvis.

Toda a tripulação praticou treinamentos de naufrágio e perda de remo no mar antes de sua viagem, no entanto o Tim Jarvis disse que nada realmente poderia prepará-los para o mar agitado e gelado que está por vir.

''Nos testes em mar, tínhamos quatro remos e três deles quebraram, mas nos foi dada uma fórmula para torná-los mais flexíveis por imersão em água do mar,'' disse ele.

Eles planejam ancorar no mesmo local na Ilha Geórgia do Sul como Shackleton fez. Quando ele chegou, o explorador encontrou-se no lado errado da ilha. Assim, ele e outros dois homens atravessaram uma faixa de montanha nevada antes de chegar a uma estação baleeira no outro lado.

Tim Jarvis planeja fazer a mesma travessia, e irão se alimentar de gordura animal e com previsão de descansar por 10 minutos a cada hora. ''Se você parar por mais tempo, você congela,'' disse ele.
A tripulação pretende começar a recriação da lendária expedição no dia 24 de janeiro, depois de passar algum tempo treinando com seu barco nos mares antárticos.

''Agora estamos a caminho, vamos ver o que realmente acontece.''


Site Oficial
Acompanhe a expedição pelo site: Shackleton Epic