Três expedições prontas para escalar dois 8.000m invernais virgens
da redação: Elias Luiz - Fonte: Desnivel
21 de novembro de 2012 - 00:15
 
comentários    
 
14OITOMIL INVERNAL - Confira o novo infográfico com todos os dados. Arte: Elias Luiz
 

O inverno está chegando no hemisfério norte e, mais uma vez, as montanhas paquistanesas acima de oito mil metros que ainda não foram conquistadas na estação mais fria do ano, são o foco dos alpinistas nesta temporada. Restam apenas três montanhas a serem conquistadas no inverno, K2 (8.611m), Nanga Parbat (8.126m) e Broad Peak (8.051m). Restando apenas um mês do início da temporada, já foram liberados três permisos, dois para Nanga Parbat e um para o Broad Peak. Por enquando não há notícias de alguma expedição interessada em escalar o K2 invernal.

Nanga Parbat invernal
Uma expedição internacional húngaro-americana tem planos para tentar o Nanga Parbat através da parede Diamir, que é a via mais comumente utilizada. O líder da expedição é o húngaro David Klein, e seu compatriota Zoltan Robert, o americano Ian Overton e o romeno Alex Gavan.
Quem também tentará escalar o Nanga Parbat, mas utilizando uma via mais difícil, a parede Rupal, são os poloneses liderados por Tomasz Mackiewicz e Klonowski Marek. Esta já é a terceira vez que essa dupla tenta escalar o Nanga Parbat no inverno e desta vez não vieram sozinhos e mais três compatriotas estão na lista da equipe, Piotr Strzezysz, Adrian Kutarba e Tomasz Kowalski.

Broad Peak invernal
Para o Broad Peak uma grande e experiente expedição foi montada e o seu líder é o lendário Krzysztof Wielicki, que tem em seu currículo a primeira conquista invernal do Everest (1980, com Leszek Cichy), Kangchenjunga (1986, com Jerzy Kukuczka) e Lhotse (1988, solo). Wielicki e Artur Hajzer irão liderar um grupo que incluirá os pioneiros da conquista do Gasherbrum 1 no inverno Adam Bielecki e Golab Janusz e Piotr Marcin Kaczkan, Kowalski Tomasz, Fronia Rafal, Artur e Berbeka Maciej Malek (que conseguiu o primeira conquista do Manaslu no inverno em 1984 e Cho Oyu em 1985).