Levar um Sherpa passa a ser obrigatório em trekking no Nepal
da redação: Elias Luiz - Fonte: Desnivel
30 de julho de 2012 - 8:55
 
comentários    
 
A Grade6, agencia parceira do Extremos, sempre utiliza os serviços dos sherpas locais. Em nosso grupo de 5 trekkers, tínhamos um guia nepalês, um assistente de guia, dois porteadores e um guia brasileiro. (Foto: Elias Luiz)
 

A partir de setembro próximo, os turistas que pretendem fazer um trekking por conta própria no Nepal devem empregar pelo menos uma pessoa de apoio local, porteador ou guia. O Governo diz que é pela sua segurança e custará apenas US $ 10 a mais por dia. Essa medida já era obrigatória para quem faz um trekking em grupos no Nepal.

A partir de setembro, os turistas que querem fazer trekking no Nepal por conta própria deve contratar pelo menos um transportador ou guia. Grupos serão obrigados a fazê-lo através de agências de trekking registrados.

Previsivelmente, a nova medida, aprovada no início de julho pelo Ministério do Interior nepalês, vai aumentar o seu orçamento em cerca de US $ 10 por dia. Uma quantia que não afetará negativamente as chegadas de novos turistas. Tanto agencias de turismo, como embaixadas estrangeiras, assim como a existência de vários turistas desaparecidos, pressionaram o ministério a tomar essa medida.

Uma medida que tem sido bem recebida tanto pelo Trekking Agents Association do Nepal (NASC), que também pede para o governo incluí-lo na Lei do Turismo. "A decisão vai ajudar a promover o Nepal como um destino seguro para os turistas numa época em que os meios de comunicações internacionais estão questionando a segurança de estrangeiros no Nepal", disse Mohan Lamsal, secretário-geral do NASC, conforme registrado pelo site da organização.

O recente assassinato de um montanhista belga no Parque Nacional de Langtang, juntamente com o desaparecimento de outra pessoa, criou uma imagem negativa do Nepal dizem os agentes Trekking Associação de Nepal. Eles acrescentam, esta medida implica que, como todos os montanhistas e trekkers terão de utilizar os serviços prestados pelas agências inscritas, isso irá controlar o trabalho ilegal.

Nota do Editor
A Grade6, agencia parceira do Extremos, sempre utiliza os serviços dos sherpas locais. Em nosso grupo de 5 trekker, tínhamos um guia nepalês, um assistente de guia, dois porteadores e um guia brasileiro. Se você sonha em realizar este trekking, entre em contato conosco.