Skydiver salta da estratosfera, a quase 30.000 metros, e beira recorde
da redação - Fonte: G1
25 de julho de 2012 - 21:13
 
comentários    
 
Felix se prepara para saltar da cápsula. (Foto: Jay Nemeth/GlobalNewsRoom)
 

O aventureiro austríaco que pretende bater o recorde de altura em salto de skydiving fez nesta quarta-feira (25) seu segundo salto de prática, pulando de uma altura de quase 30.000 metros (veja o vídeo do 1º salto). O desafio de Felix Baumgartner foi apenas para se preparar para o grande salto de 37.000 metros, previsto para dentro do próximo mês.

"Isso sempre foi um sonho meu. Só falta um passo para chegar lá", disse ele após o pouso.

O skydiving é uma modalidade de esporte em que uma pessoa salta de grandes altitudes e faz manobras no ar, antes de abrir um pára-quedas. O salto desta quarta foi feito sobre Roswell, no Novo México (EUA), no segundo voo tripulado do balão Red Bull Stratos.

Durante o salto, qualquer falha na roupa, que mantém uma pressão especial, pode fazer com que o sangue se vaporize, provocando risco de morte. A temperatura externa chega a 70 graus negativos.
Ao saltar dos 29.455 metros de altutide, segundo informações da Red Bull Stratos (projeto que combina patrocinador e cientistas em torno do propósito de Baumgartner), o austríaco atingiu a velocidade de 862,6 km/h. Ele demorou cerca de 1h30min para subir em um balão especial, e a queda durou 3 minutos e 48 segundos até que o pára-quedas fosse aberto.
É previsto que, durante o salto para o recorde no próximo mês, Baumgartner quebre a barreira do som, de 1.200 km/h (a depender da altitude).

O recorde atual segue sem ser batido desde 1960, quando Joe Kittinger saltou de uma altura de 31.400 metros. O militar ficou em queda livre por 4,5 minutos e atingiu a incrível velocidade de 988 km/h.
Kittinger faz parte da equipe de especialistas que está preparando o novo salto recorde e acompanhou o "treino" desta quarta direto da base de controle, em Roswell.