Avalanche no Mont Blanc, nos Alpes franceses, deixa 9 mortos
da redação: Elias Luiz - Fonte: G1, Reuters, EFE
12 de julho de 2012 - 7:00 - Atualizado: 12 de julho de 2012 - 9:00
 
comentários    
 
Equipe de resgate sobrevoa o Mont Blanc de helicóptero nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP)
 

Três novos corpos foram encontrados nesta quinta-feira (12), elevando a 9 o número de mortos pela avalanche no Mont Maudit, situado no maciço do Mont Blanc, informou o prefeito do departamento francês de Alta Saboya.

"Acabamos de descobrir dois corpos sob a avalanche (e depois) um terceiro", disse à imprensa Philippe de Rumigny, o prefeito do departamento.
A avalanche aconteceu por volta das 5h locais (0h de Brasília). Há nove feridos, e quatro pessoas seguem desaparecidas.
A emissora “France Info” informou que o desmoronamento aconteceu a 4.345 metros, em uma das vias de acesso ao Mont Blanc, muito frequentado por alpinistas no verão (no Hemisfério Norte).

Segundo a prefeitura, a avalanche é "a mais mortífera destes últimos anos" e afetou dois grupos de montanhistas.

As operações de resgate seguiam em andamento durante a manhã.
O ministro do Interior francês, Manuel Valls, que visitará Chamonix, expressou sua "grande tristeza" e sua "grande emoção", e assegurou que "a busca segue em andamento para tentar encontrar os desaparecidos".

As autoridades realizarão uma investigação para determinar a origem da avalanche.
O último acidente grave nos Alpes franceses ocorreu no dia 24 de agosto de 2008, quando oito alpinistas - três suiços, um guia austríaco e quatro alemães - morreram em uma avalanche no Mont Blanc de Tacul, uma das montanhas do maciço.
O Mont Maudit, de 4.465 metros, é um dos itinerários para chegar ao Mont Blanc e forma parte da "via dos três montes", junto ao Mont Blanc de Tacul e ao Mont Blanc.