De Sherpas a Guias
da redação : Elias Luiz - Fonte: Desnivel
13 de maio de 2012 - 13:25
 
comentários    
 
Sherpa no cume do Everest
 

Uma das novidades resultantes da assembléia geral da União Internacional de Guias de Montanha (IFMGA) que aconteceu no último dia 3 de maio na estação francesa Tignes, foi a aceitação como membro a Associação Nacional de Guias do Nepal (NNMGA).

Em um comunicado em sua página na internet, a associação nepalesa expressa sua complacência por converter-se em membro representante do país na IFMGA.

"O Nepal havia sido um país candidato a associação anteriormente. E neste momento a NNMGA queria expressar seu sincero agradecimento a todos que apoiaram a NNMGA pro sua grande ajuda para conseguir esse êxito. Nós sempre estamos comprometidos com a padronização do sistema de Educação de Guia de Montanha no Nepal”.

De Sherpas a Guias
As pessoas por trás da associação nepalesa são: Pemba Gyalje Sherpa (presidente), Dorjee Lama Sherpa (vice-presidente), Pasang Sherpa (secretário geral), Pasang Tenzing Sherpa (secretário) e Pasang Tendi Sherpa (tesoureiro).

Efetivamente, a imensa maioria deles pertencem a etnia Sherpa, e não faz muito tempo que suas tarefas nas grandes montanhas deixaram de ser apenas de porteador. O trabalho técnico dos equipamentos de montanha e instalação de cordas fixas, abrindo trilhas ou locais de montagem do acampamento de altitude são tarefas deles.

Os trabalhos dos Sherpas são equiparados aos trabalhos de outros guias de montanha pelo mundo afora, então é sim um reconhecimento justo. Será que a imprensa internacional ao invés de citar os Sherpas em suas matérias passarão a citar os Guias do Nepal?

OBS: O termo Sherpa é mais usado no Ocidente, mas na verdade os Sherpas são apenas uma das etnias que trabalham nas montanhas do Himalaia. Sherpa significa “Povo do Leste”.