Mergulho e sobrepesca em Nha Trang, Vietnã
colaboradora: Roberta Caldas
2 de maio de 2012 - 22:50
 
comentários    
 
  • Mergulho em Nha Trang
    Mergulho em Nha Trang Foto: Roberta Caldas
  • Mergulho em Nha Trang
    Mergulho em Nha Trang" Foto: Roberta Caldas
  • Mergulho em Nha Trang
    Mergulho em Nha Trang" Foto: Roberta Caldas
  • Mergulho em Nha Trang
    Mergulho em Nha Trang" Foto: Roberta Caldas
1 4

Mergulho em Nha Trang Foto: Roberta Caldas

todas as imagens
 

Mergulhar em Nha Trang no Vietnã deveria ser fabuloso. Originalmente lar de tubarões-baleia, tartarugas e raias manta, hoje é sorte deparar-se com pequenos cardumes. A pesca excessiva tanto por esporte quanto para alimentação em um país com altíssima taxa de crescimento econômico e demográfico, tornou impossível o encontro com estes grandes animais e difícil o encontro com qualquer outro.

Em 2001 foi criada uma reserva marinha piloto na região a fim de incentivar a proteção da vida marinha no país e desenvolver o turismo sustentável. Infelizmente o projeto teve fim em 2005 e hoje a depredação segue aumentando exponencialmente mesmo esta sendo a área marinha em melhor condição e com maior diversidade de espécies do Vietnã.

Há vários centros de mergulho autorizados na cidade, mas os mais confiáveis irão lhe dizer logo de cara que você não vai ver muito lá no fundo: apenas alguns peixes, pepinos-do-mar, estrelas-do-mar e pequenas moréias. Os corais próximos a algumas ilhas distantes da costa ainda estão bem preservados (são mais de 300 espécies identificadas) e valem a pena serem vistos. Só nos resta imaginar como um dia foi este cenário povoado de diferentes tipos de peixe, tartarugas, raias e tubarões-baleia.

Para os mergulhadores de primeira viagem ou aqueles que queiram incrementar a formação com novos cursos, Nha Trang é uma ótima opção: os preços são bem mais acessíveis que no Brasil e há centros com alto grau de qualidade e segurança. O Sailing Club Divers (www.sailingclubvietnam.com) cobra U$250 tanto pelo curso de Open Water Diver como pelo de Advanced Open Water Diver. Já uma saída com dois mergulhos, transporte desde o hotel, barco, equipamento completo e almoço sai por U$40.