Halong Bay, o paraíso secreto da escalada
Texto e Fotos : Roberta Caldas
3 de abril de 2012 - 14:45
 
comentários    
 
HALONG BAY - O paraíso secreto da escalada no Vietnã - Foto: Roberta Caldas
 
 

Cat Ba é a base e ponto de encontro para os amantes da natureza que querem conhecer Halong Bay e explorar tudo que a região tem a oferecer. E ela tem muito a oferecer. São diversas opções de trilhas, algumas levando até montanhas onde o horizonte se perde no verde intocado das árvores. Um passeio de caiaque pelo meio das milhares de ilhas que lembram um cenário do Jurassic Park com paradas em pequenas praias e cavernas pode ser revigorante. A principal atração aventureira da região, porém é a escalada.

A região toda é formada por pedras de calcário, ideal para escalar. Como o Vietnã ainda é um destino novo para os escaladores, as vias ali ainda foram muito pouco marcadas e você vai encontrar rochas sem longas esperas ou, mais comumente, sem espera alguma. São mais de duas mil formações de calcário prontas para serem exploradas por todos os níveis de escaladores: desde dos marinheiros de primeira viagem aos mais profissionais. Algumas das ilhotas pedem permissão para escalar que pode ser paga na Slo Pony, ponto de encontro dos aventureiros explorando a região.

Uma das atividades mais procuradas pelos escaladores de plantão que visitam a baía é o psicobloc, um tipo de escalada solo em penhascos projetados na água. E em Halong Bay há muitos penhascos projetados para o mar, mas a água é fria, então vale a pena tentar o psicobloc nos meses de verão.

O que pode ser melhor que remar o seu caiaque pelo meio de ilhas maravilhosas e desembarcar pronto para conquistar uma montanha? Eu ainda não descobri.