Os vencedores do Piolets d'Or 2012
da redação: Elias Luiz
24 de março de 2012 - 21:50
 
comentários    
 
OS VENCEDORES - Os dois Piolets Ouro deste ano: da esquerda para a direita, os jovens eslovenos Luka Strazar, Nejc Marcia e os norte-americanos Steve Swenson, Mark Richey eFreddie Wikinson.- Foto: Dário Rodríguez/Desnivel
 

O júri, do Piolets d'Or 2012, presidido por Michael Kennedy, se reuniu para deliberar sobre as seis expedições nomeados para a 20 ª edição do Piolets d'Or que aconteceu nas cidades de Chamonix (França) e Courmayeur (Itália) entre os dias 21 e 24 de março de 2012.
A seleção inicial foi feita a partir de 88 conquistas realizadas nos cinco continentes por alpinistas de todo o mundo. As seis conquistas que foram nomeadas pelo júri deste ano foram consideradas por melhor representar os ideais do Piolets d'Or Carta, que representam o espírito de explorar montanhas remotas e tecnicamente difíceis, e novas rotas pioneiras no estilo leve e de baixo impacto, e de abraçar um sentido de compromisso e trabalho em equipe. Esses atributos são a essência do Piolets d'Or.
Ao celebrar o alpinismo ousado e aventureiro, os Piolets d'Or espera inspirar as gerações atuais e futuras de alpinistas para abordar as montanhas com respeito, paixão e humildade. Para este fim, o júri decidiu destacar duas das seis escaladas nomeadas, não em um espírito de competição, mas para estimular um senso de propósito comum e valores comuns entre a comunidade mundial de escalada.

E os vencedores são:

 
Vencedor do Piolet d'Or 2012  

Saser Kangri II (7518 m), Índia
Os americanos Mark Richey, Steve Swenson e Freddie Wilkinson partiram em uma expedição ao Karakoram indiano, é outro exemplo de exploração e estilo alpino comprometido em grandes altitudes. Durante uma expedição de dois meses, os três alpinistas chegaram ao cume da segunda montanha mais alta que até hoje nunca foi escalda nomundo, o Saser Kangri II de 7515m. A equipe chegou ao cume em 24 de agosto através da face sudeste em uma escalada íngrime de 1700 metros, após quatro dias de escalada e três acampamentos. Dificuldades técnicas da rota estão concentrados na parte mais alta da escalada.
Primeira ascensão: Saser Kangri II via a face sudoeste - O Old Breed.
Alpinistas: Mark Richey, Steve Swenson e Freddie Wilkinson (EUA)
Intervalo Vertical: 1.700 m
Dificuldade: W14, M3
Data: 21-24 agosto 2011 (acampamento base até o cume).


 
Vencedor do Piolet d'Or 2012  

K7 Oeste (6.615 m), Paquistão
Os jovens eslovenos Nejc Marcic e Luka Strazar, 26 e 23 anos respectivamente, chegaram ao cume oeste do K7 em uma escalada de três dias em estilo alpino pela face noroeste que nunca fora escalada antes, através de uma parede de 1.600m fazendo um percurso misto, completando a terceira escalada deste cume famoso no vale Charakusa. Exploração, dificuldade técnica, estilo minimalista e compromisso são as características de sua ascensão. Esta foi a primeira expedição ao expedição no Himalaia realizada por esses jovens.
Nova rota: Dreamers das Caves de Ouro, na noroeste do rosto de K7 Oeste
Alpinistas: Nejc Marcic e Luka Strazar (Eslovénia)
Intervalo Vertical: 1.600 m
Dificuldade: A15, M5, A2
Data: 6-9 setembro 2011 (ida e volta do acampamento base)

 
Menção especial Piolet d'Or 2012  

Menção especial do júri
Torre Egger (2.850 m), Argentina

As agulhas da Patagônia sempre atrairam os melhores escaladores técnicos do planeta. Uma terra distante devastada pelos ventos do sul, seus picos de granito coberto de estranhas formações de glaciais. Nevascas podem cobrir as paredes destes rochas polidas e, por vezes revesti-los completamente, dependendo da direcção do vento. No final de dezembro toda a parede da face sul da Torre Egger estava coberto de gelo. Os noruegueses Bjorn-Eivind Aartun e Ole Lied escalaram esta torre vertical levando a comunidade alpina de surpresa com o seu oportunismo.
Nova rota: Azules Venas na face sul da Torre Egger.
Alpinistas: Bjorn-Eivind Aartun e Ole Lied (Noruega)
Vertical: 950m dos quais 350m é novo
Dificuldade: M5, AI6 (95 °)
Data: 25-26 dezembro 2011 (geleira para a cúpula)