Pau Escalé morre em acidente durante escalada
da redação: Fonte: Desnivel
10 de março de 2012 - 22:51
 
comentários    
 
PAU ESCALÉ - Morreu hoje, aos 32 anos, durante escalada da "La Dame du Cirque" via em cascata de gelo m em Gavarnie, como mostra a imagem acima. Foto: Divulgação
 

Embora os detalhes não tenham sido divulgados para além do círculo privado de amigos e familiares, parece que Pau estava escalando em Gavarnie quando uma coluna de gelo desabou e o atingiu, causando a sua morte e ferindo seu companheiro de escalada.

O alpinista catalão teve no gelo francês seu principal local de escalada, em seu curriculum incluía grandes ascensões nas linhas geladas de Chamonix, Gavarnie e Fer-à-Cheval, onde nesta temporada abriu a via La Guillotine (V/6, 210m) com Toti Solé. Entre suas realizações mais impressionantes figuravam as primeiras ascensões e únicas repetições nos seracs de Chamonix, uma de suas paixões.

Além de suas conquistas esportivas, Paul Escalé destacava por sua personalidade apaixonada e opiniões fortes, que o levou a se entregar a fundo em todas as atividades que realizava.

Em nome de toda equipe do Extremos, desejamos que ele descanse em paz e prestamos condolências à sua família.

ATUALIZADO - 11 de março - 9:40

Pau tinha planejado escalar nos Alpes neste final de semana, mas não encontrou parceiros e mudou de planos e decidiu ir para Gavarnie com Josep Grau e Jordi Lopez. De comum acordo os três alpinistas decidiram escalar a "La Dame du Cirque" (via aberta e catalogada por Eloi Cut como grau 7, e agora de grau 6+). Pau já havia escalado essa via há dois anos. O primeiro trecho foi guiado por Josep Grau, Pau começou a guiar a segunda parte, considerada a mais difícil e quando estava no meio do trecho a cascata se rompeu por baixo. Os parafusos presos ao gelo que faziam a sua segurança que estavam fixados abaixo, acabaram arrastando Pau que se desprendeu dos outros alpinistas, e acabou falecendo devido a queda. Jose Grau também caiu entre 8 a 10 metros mas foi salvo porque estava encordado com Jordi Lopez, ambos alpinistas sofreram lesões, mas nenhuma fratura.