Explorador do Polo Sul ocultou façanha para vender a notícia
da redação: Fonte: Terra
7 de março de 2012 - 15:45
 
comentários    
 
OS PRIMEIROS - Expedição liderada por Amundsen foi a primeira a chegar ao Polo Sul. Foto: Divulgação
 

O explorador norueguês Roald Engelbregt Gravning Amundsen, o primeiro a alcançar o Polo Sul, teria ocultado o feito de sua expedição com a intenção de vender a notícia com exclusividade para vários jornais europeus, informou nesta quarta-feira o jornal australiano The Australian.

Depois de conquistar o Polo Sul, no dia 14 de dezembro de 1911, Amundsen e o restante da tripulação retornaram dessa expedição no porto de Hobart, na ilha australiana de Tasmânia. A viagem foi concluída no dia 7 março de 1912, exatamente há um século.

Segundo o The Australian, uma analise feita em 14 diários pessoais dos integrantes dessa expedição, dirigida por uma equipe de 30 especialistas da Fundação Fram da Noruega, revela que Amundsen e sua tripulação mantiveram essa façanha em segredo durante três dias, depois da chegada em Hobart.

A mesma pesquisa revela que Amundsen foi o único que desembarcou no porto, disfarçado de marinheiro, e permaneceu escondido em uma pequena pousada até anunciar a conquista do Polo Sul, no dia 10 de março. O explorador só divulgou seu feito depois de receber um telegrama de seu irmão, o mesmo que avisava que sua aventura já tinha sido publicada na Europa.

Em declarações ao jornal australiano, o cientista norueguês Olav Orheim, presidente do Museu Fram, afirmou que Amundsen guardou esse segredo porque "estava muito preocupado em respeitar o acordo que seu irmão tinha feito com relevantes jornais europeus".

De acordo com Orheim, Amundsen se encontrava em uma difícil situação financeira devido ao elevado custo da expedição e não podia desperdiçar a venda dessa notícia exclusiva aos jornais de Londres, Paris, Berlim e Oslo.

Amundsen, que também foi o primeiro a atravessar a passagem do Noroeste - ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, na região norte do Canadá -, firmou sua lenda como explorador ao derrotar à expedição britânica de Robert Falcon Scott na corrida pelo Polo Sul.