Aquecimento global tornará Everest impróprio para escalar
da redação: Elias Luiz - Fonte: Galileu
29 de fevereiro de 2012 - 12:14
 
comentários    
 
EVEREST - Recordista em subidas no Everest afirma que a neve já está começando a derreter. - Foto: Elias Luiz
 

Em breve, a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, ficará impróprio para escaladas. As conseqüências são derivadas do aquecimento global, que acelera o derretimento do gelo no pico e faz com que o chão torne-se uma rocha lisa, muito mais perigosa para os alpinistas.

A informação é do recordista de subidas no Everest, Apa Sherpa, que chegou ao topo do mundo 21 vezes. De sua primeira subida, em 1989, até a mais recente, ocorrida no ano passado, o alpinista diz ter notado significativas mudanças na paisagem do lugar.

“Nas primeiras vezes que escalei o Everest havia um monte de neve, mas, de uns tempos para cá, há cada vez menos gelo e mais rocha. Posso afirmar que, em breve, a montanha virará uma rocha nua”, disse Sherpa em entrevista ao Daily Mail.

O alpinista afirma ainda que com o total derretimento do gelo, o monte se tornará muito perigoso para escaladas, já que fica escorregadio, dificultando a caminhada e a fixação de grampos e barracas no chão.

Mais de 3.000 pessoas escalaram o Monte Everest desde que Edmund Hillary e Tenzing Norgay chegaram ao pico pela primeira vez, em 1953. Os riscos da subida são tão tangíveis, que mais de 200 alpinistas jamais retornaram da viagem. Mesmo assim, o ponto continua atraindo aventureiros de todo o mundo.