Jovem fica presa pelos cabelos a 30 metros de altura
da redação - fonte: G1
7 de janeiro de 2012 - 18:18
 
comentários  
 
RAPEL - O Morro do Vigia fica em Piraquara e possui aproximadamente 1.300 metros de altura. (Foto: Divulgação/ PRF)
 

Uma jovem, de 19 anos, ficou presa pelos cabelos quando fazia rapel no Morro do Vigia, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, neste sábado (7). Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal foi utilizado para o resgate que também contou com dois bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). A jovem não se machucou.

Em entrevista ao G1, o policial rodoviário Lair Lopes da Costa, que participou do resgate, afirmou que a jovem estava a cerca de 30 metros de altura. O cabelo ficou preso no freio 8, que é um equipamento onde se passa a corda para a prática de rapel. “Ela não conseguia descer nem subir”, explicou o policial.

Para retirar a garota, um dos bombeiros fez um rapel até a altura onde ela estava e, ao suspender a jovem e aliviar a tensão na corda, conseguiu soltar o cabelo dela. A garota desceu também por rapel, desta vez pela corda do bombeiro.

A jovem estava de cabelo solto e não usava capacete, uma condição contrária à recomendada por policiais e bombeiros. “A pessoa precisa estar habilitada, ter passado por algum treinamento ou curso, atentar para os equipamentos de segurança, usar capacete e, no caso das mulheres, prender o cabelo”, orientou o policial Costa. Ele lembrou ainda que é importante informar familiares ou amigos o local exato onde a pessoa vai fazer o rapel.
A jovem estava com um grupo de amigos e permaneceu no local depois do resgate. O Morro do Vigia tem aproximadamente 1.300 metros de altura.