Lançamento do Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama)
da redação: Elias Luiz
6 de janeiro de 2012 - 8:26
 
comentários  
 
 

A editora Kalapalo está lançando o Guia de Trilhas Serra Geral (Blugrama), que deve chegar as livrarias no dia 26 de janeiro, mas o Extremos teve acesso exclusivo. O guia apresenta o maior roteiro de cicloturismo e mountain bike do Brasil, em um circuito com 1.611 km de trilhas que interliga Blumenau (SC) a Gramado (RS), ida e volta por caminhos diferentes.
Guilherme Cavallari, o autor do guia, sugere 32 dias de pedal, agrupados em cinco anéis interligados. Cada dia é um roteiro independente, com começo e fim, muitos inclusive com possibilidade de pernoite no meio do caminho. Qualquer cidade ou localidade de origem de cada dia do circuito pode ser usada como ponto de início do BluGrama. O ciclista pode escolher fazer o roteiro completo ou caso queira pode fazer um circuito por vez.

 
O GUIA - Detalhe de um trecho do guia BluGrama. Foto: Elias Luiz
   

O Brasil tem um enorme potencial inexplorado para o turismo de aventura e este novo guia chega para ajudar a suprir um pouco essa demanda. Na Europa os circuitos de mountain bike e de trekking são muito comuns e fogem dos antigos caminhos religiosos que normalmente interligam igrejas. O conceito utilizado por Guilherme Cavallari interliga regiões de grande beleza natural e coloca o ciclista em contato com a natureza, sem perder o conforto de um pernoite em pequenas cidades ou vilarejos.

O guia tem muitos detalhes para ajudar o ciclistas a entender o trecho que irá percorrer, como mapas, altimetria, quilometragem total da trilha, ascensão e descensão total, tempo estimado de pedal em baixa, média e alta velocidade, indicação de locais para hospedagem e alimentação, indicação de guia local para conhecer melhor a região, graus de dificuldade técnica, física e do terreno da trilha a percorrer, exposição ao sol e coordenadas de GPS.

O livro custa R$ 39,00 e encontra-se disponível no site da Kalapalo Editora (www.kalapalo.com.br) e em mais de 300 pontos de venda em todo o Brasil, entre livrarias e lojas especializadas.

Este é o 16º guia lançado por Guilherme Cavallari, e o 2º no estilo de grandes circuitos. O 1º foi a CicloMantiqueira com toda Serra da Mantiqueira mapeada, com 1.168 km de trilhas em 30 roteiros individuais interligados.

Pra quem é ciclista e curte a natureza, estes são os melhores guias do gênero no Brasil.


Visite o site da editora Kalapalo e conheça todos os guias disponíveis - www.kalapalo.com.br