Dois australianos percorrem 1.130 quilômetros e chegam ao Pólo Sul
da redação - fonte: Terra
31 de dezembro de 2011 - 9:06
 
comentários  
 
Justin Jones, à esquerda, e Castrission James com a bandeira da Austrália na esfera pólo sul. Imagem: AFP
 

Dois australianos percorreram 1.130 quilômetros e chegaram até o Pólo Sul e se tornaram os primeiros aventureiros a realizar o trajeto sem nenhum tipo de assistência.
Os dois iniciaram agora a volta para o ponto de partida, no litoral da Antártida. James Castrission e Justin Jones, de 29 e 28 anos, respectivamente, chegaram ao Pólo Sul neste sábado, 61 dias após iniciaram sua marcha, informou a imprensa australiana.
A aventura faz parte de uma campanha para arrecadar donativos para a luta contra o câncer e foi realizada cem anos depois da proeza feita pelo norueguês Roal Amundsen e o inglês Robert Scott, os primeiros homens a chegarem ao Pólo Sul.
Agora, eles terão pela frente o desafio de fazer o caminho de volta em apenas 28 dias, já que um atraso de dez dias diminuiu a quantidade de mantimentos que os dois transportavam.
Apesar de Antártida ser verão, os dois homens enfrentaram temperaturas abaixo de zero e fortes ventos. Eles consumiam por dia uma quantidade de calorias equivalente a 15 hambúrgueres. O mau tempo, no entanto, atrasou a chegada ao Pólo Sul e os dois tiveram que racionar comida. Por isso, perderam quase 15 quilos.
"Estamos com metade de nossos mantimentos, por isso o retorno vai ser bastante complicado", disse Castrission. Em 2008, ele e Jones fizeram história ao se tornaram as primeiras pessoas a realizarem numa canoa o trajeto entre a Austrália e a Nova Zelândia.

 
 
   
  Clique em COMENTAR ou ADD A COMMENT abaixo e se logue via Facebook, Yahoo, Hotmail ou AOL