Chegada do homem no Polo Sul faz 100 anos
da redação - fonte: Terra
14 de dezembro de 2011 - 12:34
 
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Nesta quarta-feira comemora-se o centenário da primeira expedição ao Polo Sul. Em 14 de dezembro de 1911, o explorador norueguês Roald Amundsen ganhou a corrida até o extremo sul do globo, em um duelo dramático com o aventureiro britânico Robert Scott, e tornou-se o primeiro homem a chegar ao Polo Sul.
Amundsen e os quatro membros de sua equipe foram os primeiros a cravar uma bandeira no extremo sul do globo. Um mês depois, o britânico Scott alcançou o local. Foi a vitória do escandinavo pragmático sobre o oficial da marinha inglesa. Ambos sonhavam com conquistas: o norueguês cobiçava o Norte, e o inglês, o Sul. "Não conheço nenhum homem que tenha estado um dia num lugar tão diametralmente oposto a seu objeto de desejo como eu estava naquele momento", escreveu Amundsen, sobre sua façanha.
De fato, foram as circunstâncias que o levaram à Antártida. Em plenos preparativos para se dirigir ao Polo Norte, soube que os americanos Robert Peary e Frederick Cook haviam anunciado, cada um por sua vez, terem conquistado o Norte. Eram informações e declarações muito controversas, mas convenceram-no a buscar um outro horizonte.
Em agosto de 1910, dirigiu-se ao sul às escondidas. Só em outubro, Scott leu um telegrama, na Austrália: "Tomo a liberdade de lhe informar que Fram dirige-se à Antártida. Amundsen". O "Fram" era o veleiro da expedição. Os britânicos, que fizeram da conquista do polo uma questão de honra, sentiram-se desafiados. A corrida tinha então começado.
A conquista
As duas expedições chegaram à ilha-continente em janeiro. Nos primeiros meses, dedicaram-se a testar o material e a montar depósitos de víveres ao longo das rotas previstas. Uma vez passado o inverno austral, assim como sua escuridão e as temperaturas glaciais, Amundsen, que levantara acampamento mais para perto do polo, foi o primeiro a lançar-se à aventura, no dia 20 de outubro.
Depois de observar detalhadamente os esquimós, durante su histórica travessia do Passo do Noroeste (1903-1906), tirou valiosas lições, como a importância dos cães puxadores de trenó e a superioridade da pele de caribu em relação às roupas de lã. Para conseguir mobilidade, os trenós ganharam, metodicamente, mais leveza e os esquis foram bem polidos. Além de serem velozes, os cães são, também, comestíveis: dos 52 animais que partiram, muitos foram sacrificados e comidos.
Na equipe adversária, os ingleses levavam 'artilharia pesada': além dos cães, tinham dois trenós motorizados que avariaram logo, assim como pôneis inadequados, que tiveram de ser sacrificados. Depois de partir, no dia 1º de novembro, a expedição de Scott progredia com grandes dificuldades. Por não ter meios de tração adequados, os homens tinham que carregar pesadas estruturas no mau tempo.
No dia 16 de janeiro de 1912, quando estavam perto de seu objetivo, os cinco britânicos encontraram marcas de trenós. Amundsen havia se adiantado a eles. Ao chegarem ao Polo, um mês depois dos rivais, encontraram uma barraca de campanha coroada com a bandeira norueguesa.
O retorno dos ingleses foi uma verdadeira via-crúcis, com temperaturas 42°C abaixo de zero. Muito debilitado, um dos homens morreu. Depois, outro, com os dedos dos pés carcomidos pela gangrena. Em meio a um terrível tempestade de neve, os três sobreviventes ficaram presos em sua barraca, congelados e famintos, a menos de 18 km do depósito de alimentos mais próximo. O último registro do diário de Scott datava de 29 de março.
Amundsen já estava há mais de três semanas na Tasmânia, de onde anunciou sua façanha ao mundo. Para os noruegueses, que haviam conseguido sua independência da Suécia anos antes, tornou-se herói nacional.
Amundsen chegou finalmente ao Polo Norte em 1926, num dirigível. Morreu dois anos mais tarde em seu amado Ártico, num acidente com um hidroavião francês que havia partido para resgatar o explorador italiano Umberto Nobile. Os corpos do "Perdedor magnífico" Scott - herói também em seu país - e de seus companheiros de equipe, foram encontrados em novembro de 1912.

 
 
   
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