Londrinense chega ao topo das Américas
da redação - fonte: Bonde
12 de dezembro de 2011 - 8:52
 
comentários  
 
ACONCÁGUA - O montanhista Richards Moura foi o primeiro brasileiro a subir no topo do monte Aconcágua nesta temporada
 

O montanhista Richards Moura, de 29 anos, foi o primeiro londrinense e o primeiro brasileiro nesta temporada a atingir o cume do monte Aconcágua – 6.962 metros de altitude – localizado nos Andes argentinos. A expedição começou no dia 16 de novembro e o objetivo foi alcançado no dia 25, às três horas da tarde.

Moura revelou que a iniciativa começou em 2006, depois de estudar e pesquisar um pouco sobre o monte Aconcágua. Em 2009, o montanhista tentou atingir o cume sem guia e sem mulas (carregadores de equipamentos), no entanto, no sexto dia de subida – 6.400 metros – houve uma nevasca e, por segurança, precisou desistir. Após a experiência, Moura agendou a expedição para baixa temporada neste ano.

Com o objetivo traçado, Moura começou uma intensa preparação. O montanhista, que também é personal trainer, uniu diversos segmentos da área esportiva para melhorar o condicionamento físico. Além disso, o profissional também fez outras expedições para se aprimorar. "Para fazer este tipo de atividade você precisa estar 100% fisicamente, psicologicamente e espiritualmente, caso contrário, você desiste", enfatizou.

Moura relata que, depois de três dias, uma preocupação tirou sua concentração. Casado e pai de dois filhos, o montanhista não teria e nem daria informações para seus familiares por 15 dias, já que no local não havia sinal de internet, telefone, médico, helicóptero e nem guarda parque.

Dias mais tarde, outro fator começou a minar suas resistências. "A maior dificuldade que enfrentamos não é frio e, sim, a altitude que é muito alta. Ela (altitude) nos deixa exausto e parece que você está em outro mundo", relata.

"Havia momentos em que ajoelhava na neve exausto e pedia para Deus para me dar forças. Lembrava de algum familiar e também algum patrocinador que me ajudou a chegar onde estava. E, ao conseguir minha meta, eu dediquei ao meu pai, que fez um transplante de fígado e durante o verão brasileiro se fechava no quarto com frio e ficava debaixo dos cobertores por causa da doença", disse emocionado.

Além de Moura, outro londrinense, Ricardo Pirola, de 34 anos, também integrava o grupo de 15 montanhistas. No entanto, ele teve problemas com o frio quando alcançou 6.300 metros e acabou desistindo, pois um dedo do pé havia congelado. Dos 15 membros da expedição, somente Richards Moura e um casal de canadenses conseguiram o feito.

"Foi algo fabuloso, esplêndido, um doutorado da vida, onde o risco de vida está em jogo! A chance de viver, de valorizar tudo e todos, cresce espontaneamente, fazendo com que você brilhe ao menos uma vez, como se fosse a maior pessoa das Américas", decretou.

Richards Moura teve como patrocinadores Londrisoft, Picwich, Poker viagens, Fisioterapia Equilíbrio e Piraju Natação.

 
 
   
  Clique em COMENTAR ou ADD A COMMENT abaixo e se logue via Facebook, Yahoo, Hotmail ou AOL