Dupla supera 'escalada mais difícil do mundo' em cachoeira congelada
da redação - fonte: G1
7 de dezembro de 2011 - 13:58
 
comentários  
 
NO TETO - Will Gadd, 44 anos, e Tim Emmett, 37, foram os primeiros a vencer desafio. Paredão negativo é coberto por pingentes de gelo e 'spray' de vapor mortal.
 

Uma dupla de alpinistas conseguiu superar os 137 metros de uma cachoeira parcialmente congelada no Canadá, local apontado como a "escalada mais difícil do mundo" entre praticantes de alpinismo. Will Gadd, de 44 anos, e Tim Emmett, de 37, foram os primeiros a chegar por conta própria ao topo das Helmeck Falls.

Entre os obstáculos que contribuem para a fama da escalada estão as temperaturas abaixo de -25° Celsius, a angulação negativa do paredão e os enormes pingentes de gelo que se formam sobre sua superfície, além do "spray" de vapor a temperaturas ainda mais baixas, que podem levar à morte em minutos.

"O beiral por trás da cachoeira é extremo e significa que você está constantemente escalando na horizontal. É como escalar a parte de baixo do teto de um estádio de futebol. (...) É como fazer centenas de exercícios de barra agarrado a pingentes de gelo", conta Gadd.

 
 
   
  Clique em COMENTAR ou ADD A COMMENT abaixo e se logue via Facebook, Yahoo, Hotmail ou AOL