A 1ª mulher a completar os 14 oito mil sem uso oxigênio suplementar
da redação, fonte: Desnivel
23 de agosto de 2011 - 15:35 - atualização: 25 de agosto de 2011 - 8:41
 
comentários  
 

MESSNER DE SAIA - Finalmente uma das maiores alpinistas da atualidade acaba de completar os 14 oito mil, projeto que começou em 1998 com sua ascensão de Cho Oyu, e finalizou agora com a escalada do K2. Gerlinde torna-se assim a primeira mulher a fazer isso sem usar oxigénio artificial. - Foto divulgação

 

Hoje, 23 de agosto de 2011 será um dia em que a alpinista austríaca Gerlinde Kaltenbrunner não irá esquecer. As 18h18, no hora local, ela pisou no cume do K2, completando assim seu projeto de escalar as 14 montanhas acima dos 8.000 metros, sendo a primeira mulher a fazê-lo sem o uso de oxigênio suplementar.

A espanhola Edurne Pasaban foi oficialmente a primeira a completar os 14 oitomil em 2010, mas fez o uso de cilindros de oxigênio ao escalar o Everest. A coreana Miss Oh, que completou os 14 oito mil alguns dias antes de Edurne, ainda não foi reconhecida pelo feito, pois pesam dúvidas quanto a sua escalada no Kangchenjunga, onde muitos dizem que ela não chegou ao cume.

Após uma expedição de quase seis semanas em que houve várias tentativas de ataque ao cume, a expedição liderada por Kaltenbrunner, composta também por Maxut Zumaya, Vassily Pivtsov e Darek Zaluski, finalmente chegou ao topo do gigante Karakorum. Neste momento eles ainda estão descendo a montanha.

Atualização - Gerlinde e equipe chegaram em segurança no acampamento base do K2.

 
 
   
  Clique em COMENTAR ou ADD A COMMENT abaixo e se logue via Facebook, Yahoo, Hotmail ou AOL