+  NOTÍCIAS
 
Michael Horst escalou o Everest e Lhotse em menos de 24 horas
O guia estadosunidense Horst Michael conseguiu completar esta noite um dos desafios sem precedentes do Himalaia,
a travessia do Everest ao Lhotse. Ele realizou a escalada usando oxigênio e em menos de 24 horas esteve nos dois cumes.
 
 
16/05/2011 - 16h06 - Fonte: Desnível
 
 


 
 

A travessia do Everest ao Lhotse era um dos desafios pendentes no Himalaia. Já havia sido tentado três vezes, po Simone Moro, Anatoli Bukreev e depois por Denis Urubko, mas ninguém tinha concluído. Dez anos depois e no início desta temporada, Pemba Sherpa tinha anunciado a sua intenção de se tornar o primeiro alpinista a atingir dois picos de oito mil em menos de 24 horas. Eventualmente, porém, foi o guia Horst Michael, que tomou o controle da situação.

Iniciou a sua busca para chegar ao cume do Everest (8.848 m), no sábado, às 9:30 da manhã, acompanhado por Rob Hart. Ambos tinham subido de C3 para C4 (Colo Sul) na manhã de sexta-feira, para sair do C4 ao cume da mesma sexta-feira às 23:30.

Os super sherpas e oxigênio
Paralelamente à cimeira de Horst e Hart no Everest, os sherpas da sua equipe Alpine Ascent, Tsheri Passango e Tshering Dorjee começaram uma tarefa gigantesca, fixar as cordas no topo do Lhotse. Conforme relatado por sua agência, os dois sherpas deixaram o campo 2 a cerca de 1:30, "abrindo caminho através da neve profunda". "Depois de várias horas, chegaram ao colo Lhotse e fixados mais de 300 metros de corda sob um vento forte o suficiente", disse o comunicado, acrescentando que "as condições da neve acima das cristas foram consideravelmente melhor do que eles encontraram abaixo, por isso os dois decidiram continuar em frente e chegaram ao cume às 16:45 hs. Em seguida, desceram ao C2.

 
  TRAVESSIA - Michael Horst à esquerda. (Foto: arquivo pessoal)

Depois da cimeira de Everest, Horst e Hart desceram para as suas barracas no Colo Sul, onde eles a idéia era se recuperar do esforço com a ajuda de oxigênio artificial. Enquanto Rob Hart decidiu ficar lá o resto da noite, Michael Horst saiu de novo à meia-noite, agora para o Lhotse, cujo itinerário bifurca com o do Everest naquele ponto. Com base no trabalho de seus sherpas, com as cordas fixas e a abertura da trilha, Horst conseguiu chegar ao quarto pico mais alto do mundo as 5:50 da manhã.

Um alpinista perito
Michael Horst é um alpinista americano que tem acumulado uma vasta experiência em seu currículo como montanhista e guia de montanha. Começou a operar nas montanhas do estado de Washington, e começou como guia no Monte Rainier (4.392 m), onde escalou mais de uma centena de vezes. Na América do Norte, também registrou duas subidas ao Denali (6.194 m) e três para o Monte Whitney (4421 m). Além disso, ele tem guiado e escalado no Aconcágua e nas principais montanhas e vulcões do México, Equador e Bolívia.

Além das Américas, Horst tem servido como um guia em três escaladas do monte Vinson (4.897 m), Antártica e subiu duas vezes (agora três) o Everest e duas vezes o Cho Oyu.

Para complementar o seu perfil desportivo, nota que é um competidor bem sucedido nas incursões e experiências semelhantes, como evidenciado por sua vitória no prestigiado Subaru Primal Quest 2004. Participe, deixe o seu comentário abaixo.

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.